Gravata do noivo: lisa ou estampada? Opaca ou acetinada?
Talvez esta seja uma das decisões mais difíceis para o noivo, já que pode fazer toda a diferença no seu look. Qual é o teu estilo de gravata? Há opções para todos os gostos, descobre qual se identifica mais contigo.
Hoje em dia, os noivos preocupam-se cada vez mais com a sua imagem, escolhendo cuidadosamente o fato que usarão para trocar as alianças de casamento. E se do lado feminino a preocupação recai sobre o penteado de noiva e os sapatos depois da compra do vestido, no caso dos noivos, os acessórios - como a gravata, a lapela ou os botões de punho - podem fazer toda a diferença. Por isso mesmo, hoje trazemos uma pequena guia para acertar na escolha da gravata. Afinal, entre os modelos acetinados, os estampados e os opacos, qual é aquele que melhor condiz com o teu estilo? Descobre tudo!
Índice de Conteúdo
- Gravatas lisas para os mais clássicos
- Surpreende com um detalhe estampado
- A sobriedade do tecido opaco
- Cetim: entre o elegante e o fancy
Gravatas lisas para os mais clássicos
O clássico nunca falha! Como tal, o universo das gravatas não é uma exceção, já que o estilo liso continua a ser um dos preferidos dos noivos. Se o vosso casamento é dentro do estilo clássico e elegante, opta por uma gravata lisa, de tons neutros ou nude.
O preto, o azul, o cinzento, e também o pérola e o bege, só acrescentarão requinte ao teu look. Mas se o que queres é dar um toque de cor ao teu visual sóbrio, opta por uma gravata que combine com as tonalidades do casamento! Tons vivos como o azul elétrico, o verde, o laranja ou o vermelho, acrescentam jovialidade e descontração a qualquer conjunto, fazendo uma ponte perfeita entre o intemporal e o sofisticado.
Surpreende com um detalhe estampado
Os estampados estão cada vez mais na moda! Seja nos vestidos de gala compridos, nas clutches ou nos próprios fatos de noivo, os tecidos com impressões estão a conquistar cada vez mais adeptos graças à sua originalidade e descontração. Divertida e/ou arrojada, uma gravata estampada combina na perfeição com casamentos mais descontraídos, celebrados no campo ou na praia. Também é uma das peças preferidas dos noivos mais jovens e adeptos das novas tendências, dado que lhes permite dar um twist de personalidade ao visual.
Se casas na praia, opta por estampados em tons de azul. Já para os casamentos no campo, os tons terra, lavanda ou o verde poderão ser a chave de um look único. E se o enlace vai ser caracterizado pelo requinte e elegância, não penses que os estampados não se adequam! O único que deves ter em conta é que o padrão deve jogar com cores escuras e/ou neutras (como o bordeaux e o preto, ou o bege e o dourado), de modo que a peça não sobressaia demasiado.
A sobriedade do tecido opaco
O tecido opaco é quase como um penteado apanhado: a sua sobriedade transmite muita elegância e adapta-se a todos os estilos. Como tal, é ideal tanto para enlaces mais descontraídos como para os mais formais, já que se mantém bastante neutro e sóbrio. Os noivos mais clássicos, que não descartam o conforto e a descontração no seu look, não recusam uma gravata num tecido tão consensual. Caso adores gravatas lisas, mas não gostem de tecidos muito brilhantes como o cetim, opta pelo tecido opaco. Por norma, o tecido opaco é mais grosso e engomado, assim que é ideal para casamentos celebrados no outono, inverno e início da primavera.
Cetim: entre o elegante e o fancy
O cetim é uma das grandes apostas dos noivos mais arrojados. Dependendo do teu estilo, podes apostar por um cetim mais ou menos brilhante, com a certeza de que fará toda a diferença no teu look. Podes combinar uma gravata de cetim com tecidos mais opacos e sóbrios, ou escolher uma da mesma cor do fato, para criar uma harmonia no visual. Por outro lado, o cetim é um dos tecidos por excelência dos contos de fadas mais tradicionais, estando por isso associado ao modelo italiano e ao clássico plastrón. Nesta linha, se o vosso enlace é do estilo romântico, uma gravata assim combinará na perfeição tanto com um perfeito vestido de noiva com renda, como com a restante decoração.
Convencido com estas propostas? Escolhe a gravata com que mais te identificas e que te deixe confiante no teu dia. Lembra-te que, além da escolha dos acessórios, outras tarefas vos esperam, como a entrega dos convites de casamento ou a escolha do tipo de bolo de casamento que vão ter, por isso, não deixes este tipo de detalhes para a última, já que o teu look é prioritário e algo a que deves máxima atenção.
Leia também: