Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Divisão das tarefas domésticas: encontrem o equilíbrio

Não existe maior prova de amor do que poderem contar um com o outro em todos os aspectos da vida a dois. Como tal, tudo começa na vossa própria casa. Querem saber como dividir as tarefas domésticas e evitar conflitos? Chegaram ao sítio certo!

Divisão das tarefas domésticas

Todos os casais sonham com uma dinâmica feliz e divertida, tanto dentro como fora de casa. Afinal, planearam juntos como iriam fazer e entregar os convites de casamento, sonharam com destinos de lua de mel, deram as ideias mais românticas e originais para a decoração do vosso dia C e só se separaram para que pudesses escolher à vontade o teu vestido de noiva. Especialmente se vocês não vivem juntos, é normal idealizarem uma dinâmica muito feliz e harmoniosa. Mas para que isso passe da terra dos sonhos para a realidade, é fundamental que a comunicação não acabe na altura de cortar o bolo de casamento e que ambos participem nas tarefas e sejam proativos em casa.

Divisão das tarefas domésticas

Planear é a chave do sucesso

Os casais são diferentes, e diferentes são também as suas ocupações e estilos de vida. Quer trabalhem fora ou em casa, sabemos que as tarefas de limpeza e preparação das refeições costumam ficar a cargo de uma única pessoa… geralmente, é a mulher quem acaba por se envolver mais no trabalho doméstico, e é exatamente isto que queremos evitar. Como são um casal, há que pensar nos dois como um núcleo, uma equipa que luta diariamente pela sua felicidade e bem-estar.

E dependendo da disponibilidade de cada um, é fundamental que planeiem tarefas e dias específicos da semana para as cumprir. Na semana seguinte, troquem de papéis! Acreditem que vai ser muito mais simples do que fazer os convites de casamento e tratar de todas as burocracias do vosso dia C.

Divisão das tarefas domésticas

Lidar com as fragilidades

Podem optar por separar os dias da semana em que cada um tem tempo para dedicar ao lar ou estabelecer um calendário (no caso de ambos tiverem horários fixos). Mas lembrem-se sempre, mais importante do que cumprir datas e horas é falar sobre elas. Imagina que estás sobrecarregada com trabalho ou que o teu noivo precisa de algum tempo para visitar a família? Sejam compreensivos e ajudem-se mutuamente… inclusive quando apenas vos apetece ficar no sofá a ver séries ou a rever as fotos do dia em que trocaram as alianças de casamento.

Divisão das tarefas domésticas

Leia também: 

Selecionem os pontos fortes

Nem todos temos aquelas mãozinhas de fada para cozinhar ou aquela rapidez a dobrar vestidos e camisas. Antes de acordarem em distribuir tarefas, pensem naquelas que vos fazem sentir mais à vontade e dividam-nas segundo as vossas habilidades. É claro que ninguém gosta de aspirar o chão ou de esfregar panelas, por isso, uma boa maneira de dinamizarem cada situação – e de a tornarem menos dolorosa – é revezarem-se nas tarefas.

Vejam pela positiva: não só vai dar-vos mais descanso, como no final, ambos vão ser capazes de tratar do jardim, fazer um bolo de casamento simples e lavar roupa na perfeição!

Divisão das tarefas domésticas

Incluam os mais pequenos nas tarefas

Se já têm filhos ou se estão prestes a ter, é muito importante que envolvam as crianças e lhes deem algumas incumbências. Tarefas simples como ajudar a pôr a mesa, arrumar o calçado, abrir e fechar as janelas ou passear os cães são perfeitamente seguras. Deste modo, os pequenotes vão aprender a ser mais responsáveis e a colaborar com a família. 

Divisão das tarefas domésticas

Dono de casa, por favor!

Para aqueles que ainda caem no erro de achar que as mulheres “fazem melhor” ou “têm mais jeito para a cozinha”, damos já um aviso importante: a casa é dos dois. E se gostam de viver num espaço limpo e arrumado e de saborear uma boa refeição na melhor companhia, por que é que só uma pessoa se deve sacrificar para tornar tudo isso possível? O mito de que as mulheres são mais prendadas e dedicadas às lides domésticas ficou bem lá no passado.

Qualquer um dos sexos pode – e deve! – desempenhar todas as funções quando se trata de tornar uma casa no vosso lar. E neste caso, deitem fora a palavra “ajudar”, pois o que devem pensar é mesmo em fazer! Por isso, noivos, não tenham medo: coloquem as luvas e o avental e mãos à obra! Não há nada melhor para a noiva do que chegar de um dia cansativo, ainda com o seu penteado apanhado, e ter à sua disposição um jantar aconchegante e um ambiente muito romântico.

Divisão das tarefas domésticas

Já praticam alguma destas regras em casa? Felizmente, os tempos mudaram e, para os casais que acabaram de comprar o anel de noivado, não há nada melhor do que olhar para um futuro repleto de sonhos e expectativas em comum. O vosso lar não deve obedecer a um regime militar, mas, para que os vossos objetivos consigam ser alcançados, há que começar pelas pequenas coisas. Lembrem-se que após oferecer as lembrancinhas de casamento aos vossos convidados, está na altura de iniciar uma nova etapa que deve, acima de tudo, ser divertida e fazer-vos muito felizes! Prontos para a aventura?