Doces portugueses que não podem faltar no vosso buffet
O vosso Candy Bar não seria o mesmo sem alguns doces tradicionais do nosso querido país. Do mítico pastel de nata ao delicioso pudim de Abade de Priscos, são muitas as opções a contemplar... prontos para ficar com água na boca?
Cada país tem a sua cultura própria, e a de Portugal é particularmente rica no que diz respeito à gastronomia. Todas as regiões têm pelo menos um prato e doçaria típica que muitos casais não dispensam ter no seu casamento. Sobretudo se querem viver um dia onde as tradições do nosso país estejam presentes, há que incluir no vosso menu, os sabores da cozinha tradicional portuguesa. Falando especificamente do Candy Bar, que doces não podem faltar na vossa mesa de sobremesas? Agora que já enviaram os convites de casamento, é o momento de escolher os doces que melhor encaixarão na mesa do vosso bolo de casamento. Anotem as nossas sugestões:
Doces com ovos: um clássico
Tal como um vestido de novia com renda é a grande característica de um visual romântico, os doces com ovos são um clássico português que não pode faltar no vosso dia. Incluam o tradicional pudim de ovos ou a molotof. Além disso, desde os ovos moles típicos da zona de Aveiro, às trouxas de ovos ou farófias, opções para os que amam doces com ovos não faltam. No centro, os pasteis de Tentúgal ou as queijadinhas de Pereira são muito comuns. Já da zona sul, chega-nos ainda o quindim ou a sericaia, que de certeza farão as delícias de todos.
As várias verões da mousse de chocolate
A mousse de chocolate é um clássico que nunca falha - tal como um penteado apanhado e um ramo de rosas num look de noiva tradicional. Ainda assim, ao longo do tempo a típica mousse foi sofrendo as mais variadas alterações. Mousse de chocolate com nozes, mousse de chocolate branco ou mousse de chocolate com vinho do Porto, a verdade é que não faltam opções para surpreender. Por outro, é certo que, depois dos ovos, o chocolate é um dos ingredientes estrela da doçaria portuguesa, podendo também servir de cobertura para um bolo de casamento simples. Bolo de bolacha com recheio de chocolate ou uma opção mais simples e deliciosa como o bolo de formigueiro, também são excelentes apostas.
Doces de colher
Quem resiste a um bom toucinho do céu ou a serradura? São bastante populares na doçaria portuguesa e sem dúvida de que devem marcar presença no vosso dia, junto ao vosso bolo de casamento original. Igualmente, o doce da avó, o pudim de Abade de Priscos ou as natas do céu também são uma excelente opção. Além disso, a maça assada ou as peras bêbadas também não podem faltar, sobretudo se adoram sobremesas tradicionais com fruta e querem dar um toque cozy ao vosso casamento de outono/inverno.
O tradicional Pastel de Belém
É um clássico português e um dos mais conhecidos do mundo. O pastel de nata é o doce característico da nossa doçaria e cada região tem uma forma distinta de o preparar. Hoje em dia, há ainda quem decida tê-los como bolo de casamento, apostando por decorar a pirâmide com um um topo do bolo de casamento original para a identificar como tal. Podem também ser servidos como sobremesa principal do menu, antes do corte do bolo e da apresentação do Candy Bar. No fundo, tudo depende dos noivos, mas se querem incluir tradições no vosso dia, não deixem este doce maravilhoso de parte.
Arroz doce, aletria e leite creme
Sobretudo se casam no inverno, além de escolherem um look mais sofisticado, composto por um vestido elegante e um penteado semi preso extra romântico, devem apostar por doces reconfortantes para a vossa mesa de sobremesas. O arroz doce, a aletria ou o leite creme também não podem faltar, principalmente nas celebrações de inverno, ainda que se adaptem a todos os meses. Estes três são sem dúvida, clássicos que não falham e dificilmente desagradarão todos os presentes.
Que outros doces tradicionais portugueses estão a pensar incluir no vosso dia? Se querem ter alguma tradição no casamento, sem dúvida de que devem apostar pela gastronomia. Assim, poderão incluir as novas tendências mais arrojadas da decoração e estilo, em elementos como as lembrancinhas de casamento ou mesmo os vestidos de cerimónia das tuas damas de honor. Ideias inovadoras sempre, mas mantenham sempre alguma tradição no vosso menu. Os vossos convidados irão deliciar-se!