Ementas de casamento económicas
Casar pressupõe sempre ter algumas despesas e nem sempre é fácil ter um orçamento que se adeque aos nossos desejos. Se procuras uma ementa de casamento económica, damos-te algumas sugestões.


O dia do casamento é muito especial e a vontade dos noivos é que assim seja para todos. Por vezes acontece ter-se um orçamento reduzido, mas tal não é motivo para entrar em desânimo. Existem algumas escolhas que podem tornar o copo-de-água, uma das maiores fatias do custo do casamento, um pouco mais em conta. Preparados para poupar? Ora cá vai uma pequena lista para vos ajudar:
Ementas low-cost
Existem alguns locais que têm já elaboradas low-cost, que vos ajudarão a poupar sem colocar a qualidade - e a diversidade - em causa. Falem com o vosso e verifiquem se essa é uma possibilidade. Pode ser que nem tenham de fazer muitas alterações aos vossos planos…
Apenas um prato
Optem por servir apenas um prato em vez de dois. Assim evitam também o desperdício de comida no final da festa. Se tiverem apenas um prato forte - como uma assado ou peixe no forno - os convidados ficam satisfeitos na mesma e vocês conseguem reduzir os custos.

Bebidas controladas
Em vez de ter bar aberto, optem por servir uma variedade menor drinks, que sejam normalmente apreciadas por toda a gente e tenham um número de senhas para cada convidado. É uma forma simples e prática de limitar os gastos, sem limitar a diversão!
Sirvam pratos tradicionais
Escolham pratos tradicionais que se possam elaborar com ingredientes que encontrem facilmente e que estejam dentro da época. Além de mais em conta, é mais fácil que estes pratos agradem à maioria dos convidados. Também no que diz respeito aos pratos que escolherem, optem pelos que têm os ingredientes menos caros. O bacalhau e a vitela são sempre bem-vindos e não são excessivamente dispendiosos.

Façam alguns pratos em casa
Se conhecerem algum fornecedor de bebidas, por exemplo, tentem incluí-las na vossa ementa para assim terem um desconto no menu. É uma questão de falar com o local e seguramente chegam a um acordo. O mesmo se pode aplicar no caso da doçaria. Tentem integrar algumas coisas que possam ser confeccionadas por vocês, no caso de aperitivos e doces.
Catering em vez de quinta
Se tiverem um espaço onde possam realizar o copo-de-água, podem contratar apenas o serviço de catering, decorando o espaço. Pesquisem bem junto dos vossos amigos e familiares, talvez o local ideal já esteja à vossa espera!

Reduzir o número de convidados
Há sempre a hipótese de reduzir um pouco o número de convidados. Cada vez mais os casais optam por convidar apenas os familiares e amigos mais chegados. A diversão, essa, está sempre garantida!
Casar de noite ou durante a semana
Outra alternativa que pode reduzir bastante os custos é casar num dia que não seja sábado. Há muitos locais que fazem preços especiais para os copos-de-água que se realizem aos domingos ou dias de semana, ou feriados. O mesmo para o horário do casamento. Às vezes, pode sair mais econónomico casar de noite, visto que se servem menos pratos.