Escolher o vestido segundo o tipo de mangas
Costumamos falar de tipos de decotes, modelos de saias, mas existem outras partes de um vestido de noiva igualmente importantes. Desta vez falamo-vos dos vários tipos de mangas que um vestido pode ter.
1-2. Aire Barcelona
As mangas também podem ser decisivas na escolha do teu vestido. Conheces todos os tipos de mangas que existem? Se calhar até já tens um tipo de manga preferido mas não sabes o seu nome. Com este artigo podes ficar a conhecer todos os nomes e deste modo será mais fácil explicares à modista ou nas lojas de vestidos o tipo de manga que queres.
Há uns anos atrás, a maioria das noivas só usava vestidos com mangas em épocas de mais frio, como o Inverno ou o Outono. Hoje em dia já começam a usá-las também nas estações mais quentes, por uma questão estética. Isto porque nem todas as mangas têm como função proteger do frio, muitas são decorativas e podem perfeitamente ser usadas em dias de calor, porque são de tecidos muito finos como a renda ou o tule.
Neste guia de mangas de vestidos de noiva vais encontrar mangas de todos os tipos e poder escolher a que mais se adapta ao teu tipo de corpo. Pois nem todos os corpos ficam favorecidos com mangas e nem mesmo todos os vestidos são apropriados para ter mangas.
Manga comprida
1-2. Rosa Clará
Elegantes, normalmente são justas e o seu cumprimento vai até ao pulso, cobrindo todo o braço. Visualmente tornam os braços mais finos e compridos.
Sim: Para noivas mais fortes, de braços grossos, estilizam a figura. Para noivas baixas, fá-las parecer mais altas.
Manga à boca de sino
1. Rosa Clará | 2. Cymbeline
Justa do ombro até ao cotovelo e alarga até ao pulso como a forma de um sino. Umas são mais largas que outras, mas isso já depende do modelo do vestido.
Sim: Para noivas de estatura média ou baixa e com curvas marcadas.
Manga de balão
1-2. Jesús Peiró
Como o seu nome indica este modelo forma um balão desde o ombro até mais ou menos debaixo da axila, dependendo do tamanho de cada manga. Ideal para noivas que gostam de chamar a atenção.
Sim: Para noivas magras e altas, com pouco peito e ombros estreitos. Se forem mais compridas, são boas para disfarçar os braços mais grossos e as mais curtas para noivas com braços compridos e finos.
Manga julieta
1. Jesús Peiró | 2. Sabrina Saree
Muito parecida com a manga balão, mas esta é volumosa nos ombros, começando a ajustar no ante-braço e o seu tecido é franzido.
Sim: Para braços magros, porque em braços mais fortes vão-lhe dar ainda mais volume e não é aconselhável. Também para costas e ombros largos e peito grande. Chamando a atenção pelo seu volume, desvia a vista das partes do corpo mais largas ou volumosas.
Manga caída
1. Rosa Clará | 2. Pronovias
Com metade dos ombros à mostra e justas até aos pulsos, são mangas muito elegantes e sensuais.
Sim: Ficam bem em todos os tipos de corpos, embora não se aconselham demasiado ajustadas no caso dos braços serem um pouco fortes. Combinam muito bem com vestidos de saias volumosas.
Manga poeta
1. Inmaculada García | 2. Jesús Peiró
Muito românticas, são mangas compridas e largas que partem do ombro e vão até ao pulso, onde ficam mais apertadas.
Sim: Ficam muito bem em vestidos de tecidos esvoançantes e são ideais para noivas de braços fortes.
Manga curta
1. Aire Barcelona | 2. Rosa Clará
Outro clássico. Simples e delicadas, acabam na zona do bíceps.
Sim: Para noivas magras, troncos compridos, pois visualmente encurtam a figura.
Manga cava
1-2. Aire Barcelona
Um tipo de manga curta, que termina no fim do ombro ou início do braço.
Sim: Para mulheres de braços magros, costas e ombros estreitos.
Manga raglán
1. Aire Barcelona | 2. Rosa Clará
Muito parecida com a manga cava, com a diferença de que se une ao vestido com uma costura que forma um ângulo, desde o início do ombro até à axila.
Sim: Para noivas de costas largas e ombros direitos.
Manga tulipa
1. Penhalta | 2. Rosa Clará
Uma manga curta em forma de tulipa. O tecido sobrepõe-se assemelhando-se às pétalas de uma tulipa, daí o seu nome.
Sim: Para todos os tipos de corpos. Mais aconselháveis em vestidos de modelos simples.
Manga borboleta
1. Paula del Vas | 2. Rosa Clará
Curta e esvoançante, cobre somente o ombro, formando leves ondas.
Sim: Para noivas de costas e ombros estreitos e braços grossos.
Manga morcego
1-2. YolanCris
Muito larga desde o ombro até ao pulso. Chama-se assim, porque ao abrir os braços, as mangas assemelham-se às asas de um morcego.
Sim: Para braços magros, noivas um pouco fortes, troncos pequenos, ancas largas e ombros es-treitos.
Manga japonesa ou estilo Kimono
1. Rosa Clará | 2. Aire Barcelona
Manga larga que cai sobre os ombros sem costura. Costuma ir até ao cotovelo. A sua costura parte do tronco e não da axila como a maioria das mangas.
Sim: Combina com qualquer tipo de decote. Exclusivo para noivas de ombros retos. Nas noivas de ombros caídos, visualmente ainda os tornará mais caídos.
Manga três quartos ou francesa
1. Rosa Clará | 2. Aire Barcelona
Terminamos com uma das mangas mais elegantes. Justa ao braço, acaba a meia altura entre o cotovelo e o pulso, ocupando três quartos do comprimento do braço, por isso o seu nome.
Sim: Para estilizar os braços, indicadas para mulheres com braços compridos e finos. Para mulhe-res de braços largos, ajuda a disfarçar e em mulheres de ancas largas, estiliza a figura.