Escolher os meninos das alianças
Os meninos das alianças são os pequenos protagonistas do vosso grande dia e por isso, há que saber escolhê-los bem. Se estão neste processo ou têm dúvidas, aqui vos deixamos alguns conselhos.
Entre os convidados mais importantes do vosso casamento, estará um grupo de "pequenos anjos" que certamente terão um papel muito importante a desempenhar durante a cerimónia. Sim, falamos dos meninos das alianças e dedicamos totalmente este artigo à sua presença e participação neste dia tão especial da vossa vida.
No entanto, nem sempre a escolha daqueles que transportarão as vossas alianças até ao altar resulta numa tarefa fácil, assim que vos ajudarmos a decidir quem vai desempenhar este papel tão especial durante a cerimónia, tendo em conta alguns detalhes:
- Se são crianças muito pequenas, certifiquem-se de que são suficientemente grandes esse dia para desempenhar o seu papel sozinhas, sem qualquer ajuda dos adultos.
- Tentem escolher meninos e meninas vivos e divertidos, que não tenham medo de ser o centro das atenções e que não fiquem paralisados ou fujam perante a multidão de gente que encontrarão ao chegar à cerimónia.
- A tradição costuma ser a de escolher membros da família mais chegada, mas também podem ser filhos de amigos, afilhados ou os próprios filhos do casal, caso já os tenham.
- A idade máxima e mínima é escolhida por vocês, ainda que o ideal é que os meninos das alianças não tenham menos que três anos e mais que seis ou sete.
- Não há um mínimo nem um máximo no que diz respeito ao número de crianças. O que sim depende é onde se casam, ou seja, uma grande catedral ou igreja não representa o mesmo que uma pequena capela ou um jardim. Nos primeiros casos, um grupo maior ficará muito melhor e nos últimos, um grupo reduzido será ideal.
Para além disso, deixamos também uns conselhos extra, quando já os tenham escolhido:
- Os meninos e meninas das alianças são o cortejo da noiva, assim que é recomendável que a conheçam bem, que gostem dela e que ssaibam que a vão ajudar muito.
- O ideal será que os seus pais lhes contem durante os meses anteriores o que vão fazer durante esse dia e que falem do tema com naturalidade, sobretudo aos mais pequenos, para que estes se começam a habituar.
- Façam um pequeno ensaio com estes no dia antes do casamento, para que se sintam no papel e estejam mais seguros quando chegar o grande dia.