Existe um protocolo para o banquete do casamento?
Aplicar as normas de protocolo em atos privados não é obrigatório, mas sem dúvida ajuda a conseguir que o evento seja um êxito. Se não sabem que normas são estas, mas gostariam de segui-las no copo-de-água do vosso casamento, leiam este artigo.
Os casamentos são eventos privados onde o protocolo é necessário para ajudar-nos a que o casamento siga uma ordem determinada. De todos os modos, não se pode ser estrito na aplicação das normas, já que há que ter em conta os vossos desejos e também as novas tendências que estão a modernizar o setor. Hoje contamo-vos o protocolo a seguir no banquete:
- Os convidados e os padrinhos do casamento devem esperar os noivos no salão de festas. O protocolo mais estrito exige que todos os convidados esperem de pé e se sentem quando o casal tenha entrado na sala.
- As mesas nos banquetes devem ser redondas, embora agora as coisas estejam a mudar um pouco e já são muito os sítios que alternam mesas redondas com mesas retangulares, ou que põem só mesas retangulares e mesas corridas. Seja como for, o ideal é que o número de comensais seja par e que se sentem alternados homens e mulheres. Se isto não for possível, melhor juntar duas mulheres do que dois homens. Se a mesa for retangular, as mulheres não devem ficar nos extremos.
- Quanto à colocação das mesas, aquelas que estejam mais perto da mesa presidencial são as mais importantes.
- A noiva marca o início e o fim do banquete, sendo esta a primeira que come e a primeira que se levanta.
- A mesa presidencial, quer seja retangular ou redonda, deve ocupar o lugar mais destacado na sala. Nessa mesa devem estar os noivos, os padrinhos ou os familiares mais chegados.
Outros aspectos a ter em conta:
- O menú que se vai servir, tanto de comida como de bebida, deve estar impresso em todas as mesas, numa minuta por convidado.
- As flores são indispensáveis na decoração, mas não devem ter demasiado perfume, de modo a não influenciar o sabor da comida e da bebida que se sirva. Os candelabros só se devem pôr se o banquete for um jantar e as velas só se acendem quando se comece a jantar.
- Na hora de numerar as mesas, as pares vão de um lado e as ímpares de outro. As mesas podem ser numeradas se queremos estabelecer uma ordem clara, mas se não querem que haja uma hierarquia tão clara, então não se numeram.
- À direita é sempre o lugar de honra.
- Se se fuma, deve-se esperar até ao final das sobremesas e dos brindes. O correto é esperar pelo anfitrião.