Existe um protocolo para o copo de água?
Hoje em dia, o protocolo é completamente opcional, mas muitos noivos gostam de, pelo menos, conhecê-lo, de forma a organizarem melhor o seu dia. Se estão à procura do protocolo para o vosso copo d’água, saibam tudo com este artigo!
A liberdade na realização dos eventos está na hora do dia e, cada vez mais, os noivos optam por serem eles a definir quais os passos a seguir no dia do seu casamento. Assim, podem escolher como querem fazer a entrada no salão, se a noiva se quer apresentar com o seu vestido de noiva ou se prefere mudar e se o querem fazer ou não com música, por exemplo.
Também podem querer partir o bolo do casamento logo após a cerimónia ou mais tarde, depois da refeição e como separador para a festa propriamente dita. Conforme os gostos de cada um, pode seguir-se o protocolo mais de perto ou de uma forma mais livre, respeitando apenas os momentos principais e deixando o resto fluir.
- 1. A recepção
- 2. O copo de água
- 3. Mesa presidencial
- 4. As mesas mais próximas da mesa dos noivos
- 5. Restantes mesas
- 6. Decoração das mesas
- 7. Escolher os convidados por mesa
- 8. Início do banquete
- 9. Outros pormenores
- 10. O corte do bolo
- 11. Que comece a festa!
- 12. Solteiros a postos
1. A recepção
Segundo o protocolo, após a cerimónia é oferecida aos convidados uma receção onde os pais dos noivos cumprimentam os convidados e estão um pouco com eles. É a altura ideal para felicitar os noivos, pois é também neste momento que se tiram as fotografias, aproveitando que os looks da festa ainda estão todos impecáveis.
Muitos casais aproveitam a receção para fazer a sua própria sessão fotográfica de casamento. Os noivos, tendo ainda o ar fresco de quem acabou de se casar, podem tirar o máximo partido das câmaras e mostrar a sua felicidade.
2. O copo de água
Normalmente, existem algumas pessoas responsáveis por informar os convidados que se podem dirigir para o salão ou espaço onde se vai realizar a refeição principal. Aqui, os convidados encaminham-se para os seus lugares e aguardam a entrada dos noivos. O protocolo mais restrito refere que devem esperar em pé e apenas sentar-se quando estes entram, no entanto, é um passo que raramente é respeitado.
3. Mesa presidencial
A mesa presidencial, onde se vão sentar os noivos, deve ter um lugar de destaque no salão. Afinal, todos querem apreciar as suas alianças de casamento, de modo que têm de estar num local privilegiado. Nesta mesa devem sentar-se os noivos, os padrinhos, familiares mais próximos e alguns convidados a quem se queira dar um lugar de destaque.
4. As mesas mais próximas da mesa dos noivos
As mesas mais próximas da presidencial são as mais importantes, e é necessário ter algum cuidado ao escolher quem se irá sentar nelas. No caso das mesas serem numeradas, as ímpares devem ficar de um lado e as pares do outro. No entanto, esta não é uma obrigatoriedade, já que em vez de números as mesas podem ser organizadas por nomes.
5. Restantes mesas
No que respeita à organização das mesas, apesar de não existir nenhuma norma estrita, estas costumam ser redondas e ter um número par de comensais. O protocolo refere que homens e mulheres deverão estar em igual número e, não sendo possível, é preferível que fiquem duas mulheres juntas e não dois homens. No caso das mesas serem retangulares, o lugar da ponta deverá ser preenchido por um homem.
6. Decoração das mesas
Nas mesas, deverá haver uma ementa na qual conste tudo o que irá ser servido. A ementa terá o mesmo estilo que foi utilizado para fazer os convites de casamento, de modo que se crie uma certa harmonia.
Para que os convidados possam interagir tranquilamente, os centros de mesa não podem ser demasiado altos e permitir que os comensais se vejam. No caso de serem compostos por flores, convém que estas não tenham um aroma demasiado intenso para não interferirem com o sabor dos alimentos. Os candelabros só devem ser usados em jantares e as suas velas acesas imediatamente antes da refeição.
7. Escolher os convidados por mesa
Em quase todas as famílias há pessoas que têm mais afinidades com umas pessoas do que com outras. Assim, devem escolher-se para a mesma mesa pessoas que se deem bem e que tenham o mesmo nível de intimidade. Pessoas que, por algum motivo, não se deem bem, devem estar separadas para evitar situações desagradáveis.
8. Início do banquete
Para dar início à refeição, os convidados devem esperar pela noiva, que é sempre a primeira a ser servida e a primeira a começar a comer. No entanto, antes de começar, os noivos costumam fazer um pequeno discurso onde agradecem aos convidados a sua presença. Também são eles quem indica que se pode começar a servir a refeição.
9. Outros pormenores
Durante a refeição, os homens devem permanecer com os casacos vestidos e as mulheres com os toucados postos, caso os tenham. No fim da refeição, os noivos levantam-se e passam por todas as mesas, cumprimentando os convidados e passando o livro de dedicatórias, caso não o tenham deixado num sítio específico.
Neste momento aproveitam para distribuir os seus presentes de casamento ou recordações aos convidados. É também nesta altura que os convidados se levantam para falar com outros que estejam noutras mesas.
10. O corte do bolo
Depois chega o momento de cortar o bolo de casamento original que os noivos escolheram: estes devem prová-lo primeiro e a seguir distribuí-lo pelos convidados. Este costuma ser um momento romântico em que, todos juntos, brindam à felicidade do casal.
11. Que comece a festa!
Segue-se um dos momentos mais aguardados: a abertura do baile. Pode começar a noiva com o pai ou os noivos sozinhos. Depois dançam os pais e, por fim, os restantes convidados. A partir daqui, a pista está aberta e a diversão garantida!
12. Solteiros a postos
Se antes o bouquet se atirava somente às mulheres solteiras, hoje em dia, muitos homens também entram na brincadeira. Desta forma, reserva-se um momento para o lançamento do bouquet, que pode ser em mão ou atirado aos convidados solteiros. A festa continua e diz o protocolo que são os pais dos noivos que terão de ficar na festa até ao último convidado se ir embora. No entanto, muitos pais preferem recolher-se mais cedo e deixar noivos e amigos a festejar.
Conheciam todo o protocolo a ser seguido durante o copo de água? Estas podem ser excelentes linhas orientadoras, se não quiserem segui-lo à risca. No entanto, se for essa a vossa escolha, podem referi-la no convite de casamento para que os teus convidados saibam como será a festa. Este conhecimento vai servir não só para saberem quais os passos a seguir como também para terem uma ideia dos vestidos de cerimónia que poderão levar ou qual o melhor tipo de visual.