Flores para o teu casamento: as 15 sugestões do momento e os seus significados
Suculentas, paniculata, lavanda ou proteas... As flores do momento são lindíssimas mas, para muitas noivas, constituem um mistério no que diz respeito ao seu poder e significado. Se queres descobrir qual destas plantas mais te convém, lê este artigo!
Depois do vestido de noiva, o bouquet é um dos elementos mais importantes de qualquer look nupcial. Para além de dar um toque de cor ao visual da noiva, este ramo também serve para protegê-la e atrair energias positivas, pelo que é sempre recomendável conferir o significado de cada flor antes de adicioná-la à composição.
Se já escolheste o teu penteado de noiva e as joias que adornarão o vestido de cerimónia, talvez esteja na altura de dedicares algum tempo à idealização do teu bouquet, e decidires que flores comprar! Para as noivas modernas, existem imensas espécies que podem compor uma obra cheia de personalidade e glamour. Por isso, atenta neste artigo, tens aqui tudo o que precisas!
- 1. Rosas
- 2. Túlipas
- 3. Girassóis
- 4. Gerberas
- 5. Margaridas
- 6. Lírios
- 7.Jarros
- 8. Anêmonas
- 9. Cardo azul
- 10. Crisântemo
- 11. Lavanda
- 12. Orquídea
- 13. Paniculata
- 14. Protea
- 15. Suculentas
1. Rosas
É a flor do casamento por excelência. Simbolizam o amor e há muitas noivas que as levam no seu ramo ou a adornar vestidos de noiva simples. Mas nem todas as rosas são iguais e o seu significado varia consoante a sua cor. Assim, as vermelhas significam paixão, as brancas dignidade e pureza. As rosas amarelas associam-se ao ciúme e à amizade, enquanto as lilases são sinónimo de tristeza e melancolia. Por fim, surpreendentemente, as rosas negras querem dizer “amor para toda a vida”.
2. Túlipas
Também as túlipas ocupam um lugar de destaque entre as noivas e, tal como as rosas, podem ter significados diferentes consoante a sua cor. Em geral, são sinal de amor sincero e, por isso, são perfeitas para enfeitar as prendas de casamento. Quanto às cores, as brancas significam amor extremo, as vermelhas amor eterno, as azuis associam-se à confiança e à lealdade e, por fim, as de cor rosa representam a felicidade.
3. Girassóis
São flores cheias de cor e energia. Representam o sol e, num casamento, a forma como os noivos iluminam mutuamente as suas vidas. Optar por girassóis é sempre uma mais valia, e embeleza o bouquet de uma forma única, e muito romântica!
4. Gerberas
Podem ter cores muito diferentes, todas elas vibrantes. Simbolizam a pureza e a inocência das crianças e, ao mesmo tempo, celebram o lado positivo da vida e a sua beleza. São ainda associadas ao sucesso. Por todos estes significados são boas flores para teres no teu casamento.
5. Margaridas
São flores simples e singelas, que evocam o romantismo e podem ser usadas em coroas de flores para adornar o teu penteado de noiva com o cabelo solto. Simbolizam o amor puro e a inocência. As azuis representam ainda fidelidade.
6. Lírios
São flores muito elegantes que representam a honra e a verdade. Os lírios de cores simbolizam a fidelidade. Como podes encontrá-los em muitos tamanhos, podes aplicá-los em diferentes ocasiões ou espaços.
7. Jarros
Tal como os lírios, os jarros conferem uma certa nobreza aos espaços ou aos ramos de noiva. Para os romanos estavam associados ao começo da primavera e, por isso, representam os novos inícios e a prosperidade.
8. Anêmonas
Singelas e belas, as anêmonas são as flores perfeitas para as noivas românticas, que não dispensam um vestido de noiva rendado e muito feminino. Na antiguidade, o caráter efêmero da flor valeu-lhe o nome de anêmona que, em grego, significa vento.
Atualmente, com mais de 120 variedades disponíveis no mercado - que podem ir do vermelho vivo ao branco - as anêmonas são cada vez mais usadas como protagonistas dos bouquets, combinando especialmente bem com as rosas, as peónias e as folhas de oliveira e/ou de eucalipto.
9. Cardo azul
Originais e ousados, os cardos são perfeitos para dar um twist de cor a qualquer look nupcial. No que diz respeito ao seu significado oculto, o cardo está altamente associado à memória e à agilidade, sendo por isso uma planta muito apreciada pelos estudantes e investidores.
No campo amoroso, o cardo azul tem uma curiosa lenda associada: antigamente, as jovens apaixonadas colhiam cardos e deixavam-nos numa jarra em casa; se a flor florescesse, o seu amor seria correspondido. Atreves-te a adicionar algumas destas enigmáticas flores ao teu ramo?
10. Crisântemo
Os crisântemos, que podem surgir em várias cores, são perfeitos para as noivas que procuram dar alguma textura ao seu look - sobretudo se optaram por um vestido de noiva simples. De origem asiática, esta flor esteve durante muito tempo associada aos cemitérios, dado que é contemplada como uma símbolo de eternidade.
No entanto, o crisântemo também é um símbolo de fidelidade, sabedoria e plenitude, pelo que é uma espécie muito recomendada para qualquer bouquet de noiva!
11. Lavanda
A lavanda, também conhecida como alfazema, é uma das flores preferidas das noivas que querem dar um toque vintage e até provençal ao seu dia C. Com um perfume exuberante, esta flor é reconhecida pelas suas propriedades terapêuticas, que ajudam a alcançar a tranquilidade, a segurança e a plenitude. Num bouquet de noiva, esta flor mágica promete ajudar a controlar o nervosismo ao mesmo tempo que cria um efeito visual muito elegante e rústico, perfeito para um enlace ao ar livre.
12. Orquídea
Para as que sonham com um visual elegante, onde um vestido simples e um penteado apanhado tenham todo o protagonismo, um bouquet composto por orquídeas não tem como falhar! Esta flor, que pertence à família orchidaceae - uma das mais vastas e antigas do reino vegetal - é geralmente associada ao amor, à sedução, ao desejo e ao poder. Tanto pode ser usada num bouquet com uma única flor - sobretudo se o objetivo é conseguir um visual minimalista - como conjugada com outras espécies, como rosas ou hortênsias azuis.
13. Paniculata
Simples, elegante e mágica, a paniculata chegou ao mundo nupcial em força, tanto no que diz respeito à decoração como aos looks nupciais. Esta flor, também conhecida como gipsofila - ou mosquitinho - está geralmente associada á ternura, à inocência e à infância, o que se pode apreciar no seu aspeto singelo e frágil. Para além disso, a paniculata é uma flor extremamente versátil, que tanto pode compor um bouquet simples e minimal, como "salpicar" de ternura qualquer outro tipo de composição.
14. Protea
Apesar de ter surgido recentemente no mundo nupcial, a verdade é que a protea pertence a uma das famílias botânicas mais antigas do mundo, que existe em estado natural há mais de 300 milhões de anos. Exuberante e original, esta flor é perfeita para as noivas que querem dar um twist de originalidade ao seu bouquet. Mas há mais! Originária da África do Sul, a protea está associada à mudança, à transformação e à diversidade, o que nos leva a acreditar que é uma flor absolutamente indispensável em qualquer enlace que queira começar com o pé direito!
15. Suculentas
Na decoração das mesas, no topo do bolo de casamento, no toucado da noiva e, claro está, no bouquet... as suculentas são, sem sombra de dúvida, a grande tendência floral do momento! São perfeitas para dar um toque de descontração aos ambientes - sobretudo se conjugadas com musgo e uma decoração boho - e, no que diz respeito aos visuais nupciais, são ideias para dar um twist de originalidade. Quando ao seu significado, há muito para apreciar: as suculentas são um simbolo vivo de força, persistência e resistência, o que faz com que sejam ideais para um amor que se quer eterno!
Já enviaram os convites de casamento e até já têm os sabores do bolo de casamento definidos? Então está na hora de porem toda a atenção nos vossos looks nupciais! Para conseguir um bouquet surpreendente, qualquer uma destas flores é mais que bem-vinda. Não te esqueças, cada tipo de flor diz algo sobre o teu casamento. Já sabes qual será a grande protagonista do teu? Conta-nos todas as tuas ideias!