Garantam o sucesso do vosso menu com estas 5 dicas
Entradas, prato principal, digestivos... há tantas dúvidas quando se trata do menu, que a maioria dos casais acaba por não dar muita importância a este assunto. Por isso, criámos as dicas mais importantes para que o possam planear da melhor forma!
Sim, os convidados ficaram embevecidos com o teu vestido de noiva e celebraram todos juntos os votos e a troca de alianças, mas seguem-se os melhores momentos de confraternização que, claramente, se celebram à mesa! Por muito que pensem que as pessoas vão adorar as vossas escolhas, montar uma ementa obedece a muita ciência, sobretudo se não querem que ninguém chegue com fome ao momento de cortar o bolo de casamento. Se depois de reunir toda a inspiração possível para os convites de casamento estão naquela fase empolgante de pensar nos pratos mais saborosos e surpreendentes, este artigo é de leitura obrigatória!
1. Conheçam os vossos convidados
Preparar um buffet que agrade a todos os convidados não é uma tarefa fácil, mas vocês querem certificar-se de que ninguém sairá insatisfeito deste dia. Assim que começarem a fazer os convites de casamento, pensem em questioná-los sobre alguma intolerância ou incompatibilidade alimentar. A última coisa que querem é escolher um menu que possa ser prejudicial para a saúde dos vossos convidados! Do mesmo modo, se sabem que têm vários amigos vegetarianos, não se esqueçam de incluir alguns pratos meat-free!
2. A época do ano
A sazonalidade é um dos fatores a ter em conta quando se trata de preparar o menu. Lasanha vegetariana pode ser o vosso prato favorito, mas nem sempre é aquele com que fazem a melhor digestão em altas temperaturas. Procurem sempre adequar os pratos à estação do ano em que trocam alianças de casamento. Desta forma, vão proporcionar uma experiência gastronómica que se adeque ao clima e que complemente na perfeição seja qual for o estilo do vosso casamento.
3. Keep it simple!
Quando o que vocês mais querem é surpreender os convidados com prato de fusão, assinaturas de chefs internacionais ou combinações gourmet, que apuram qualquer paladar, a palavra de ordem deve ser simplificar. Por muito saborosas que sejam algumas especialidades exóticas, a verdade é que apenas uma minoria dos vossos convidados vai conseguir apreciar. E se quiserem mesmo um estilo culinário específico no vosso grande dia, não se esqueçam de apresentar alternativas para os mais convencionais.
4. Na dose certa
Se o vosso menu conta com vários pratos para degustação, devem ser ponderados e práticos na hora de contabilizar e disponibilizar as porções de cada um. Após o cocktail, todos se vão querer sentir leves a dançar com os vestidos de cerimónia curtos, por isso garantam que as opções de refeição não são muito pesadas nem em quantidades desajustadas. Além disso, dosear a quantidade de comida vai ajudar a combater o desperdício alimentar, uma vez que significa menos sobras no prato!
5. Harmonizem com bebida
Todas as opções de comida devem ser complementadas com uma bebida a rigor. É verdade que diferentes bebidas conseguem potenciar ou harmonizar certos sabores, sobretudo quando falamos de álcool. Tal como escolheram aquele champanhe para brindar com o bolo de casamento original, devem aconselhar-se junto de peritos em vinhos para averiguar qual a melhor opção para os vossos pratos!
Convites enviados, alianças e penteado de noiva escolhido… resta passar à próxima etapa! Para definir o menu não basta escolher dois dos vossos pratos preferidos e um acompanhamento versátil… na verdade, trata-se de conjugar sabores, texturas e pensar em todas as condicionantes para deixar os convidados satisfeitos na dose certa! Se já tens o anel de noivado, conta-nos o que achaste das nossas dicas!