Guia da decoração floral para o casamento
As flores são um dos símbolos mais expressivos do amor e estão, desde sempre, associadas ao casamento. Seja no bouquet, na decoração ou nas recordações, é importante escolhê-las bem consoante o tipo de casamento e a estação do ano. Vamos falar sobre
Flores e casamento são duas coisas indissociáveis, senão pensa em todas as aplicações que podes dar às flores no teu dia C. Podem decorar o teu vestido de noiva, especialmente se preferires um estilo romântico. Vais levá-las no teu ramo, se optares por levar um. Podes querer um bolo de casamento decorado com flores associando a sua beleza à doçura do momento. E podes oferecer um raminho de flores secas ou velas com essências florais como lembrancinha de casamento. Os usos são muito variados e há que escolhê-las bem, especialmente as que se vão usar na decoração dos diferentes espaços.
Para começar, há alguns aspetos que se devem ter em consideração antes de escolher um tipo de flores. Aconselhamos-te a falares com a tua florista e esclareceres todas as dúvidas que tiveres pois ela, melhor do que ninguém, vai poder dar-te informação detalhada e profissional. Pensa que nem todas as flores reagem da mesma forma às condições ambientais e, por outro lado, os seus preços também podem ser muito distintos. Por isso, da mesma maneira que experimentas vários até encontrar o teu vestido de noiva com renda ideal, o melhor é, igualmente, veres várias combinações de flores até escolheres a tua. Sendo assim, as três principais perguntas a que tens de responder são:
Qual é a época do ano em que se realiza o casamento?
Há flores que resistem melhor ao calor e outras ao frio. O melhor é escolheres sempre flores que são, naturalmente, da época em que se vai realizar o teu casamento, pois assim sabes que estão mais habituadas a essas condições. Em geral, as flores podem ser mais caras durante o inverno e ainda em épocas que, por tradição, se ofereçam flores, como é o caso do dia dos namorados ou dia da mãe, por exemplo.
Onde é que se celebra a festa e a cerimónia?
É no interior ou no exterior? Se for no interior, ou para fazer uma decoração do bolo de casamento original, podes usar flores mais delicadas e, ao mesmo tempo, não deves precisar nem de flores muito grandes nem em grande quantidade. Já para o exterior é melhor usares flores mais resistentes, como os lírios, o jasmim ou a lavanda.
A que horas se vão casar?
Casamentos durante o dia podem ter flores mais singelas, com cores pálidas e que sejam mais discretas. Quanto aos casamentos noturnos, estes já podem ter flores com cores mais chamativas e vibrantes, como é o caso das rosas ou das orquídeas, por exemplo.
Quais as flores mais usadas nos casamentos?
Podes sempre variar, ou encontrar alternativas de que gostes mais, mas estas são as mais usadas:
1. Rosas. São as mais tradicionais das flores de casamento. Se és uma noiva que aprecia os costumes, talvez esta seja a tua flor. Podes usá-la na igreja, no salão ou até a enfeitar um vestido de noiva simples. As rosas, nos seus vários tons, trazem sempre um encanto especial às noivas.
2. Peónias. Umas das preferidas das noivas românticas, que não abdicam dos seus penteados com tranças e de uma envolvência clara e com luz. As cores claras das peónias, como o salmão ou o rosa pálido ficam tão bem em casamentos românticos como nos vintage, pois são muito versáteis.
3. Ranúnculos. Têm algumas parecenças com as peónias, no entanto têm um aspeto mais definido e cores mais vivas. Noivas que querem transmitir energia no seu casamento, com toques de cor a salpicar a sua decoração podem escolher, com segurança, estas flores.
4. Hortênsias. São flores muito grandes que se podem encontrar em muitos tons, dos rosas aos lilases, passando pelo branco ou pelo verde. Com apenas uma flor já se consegue o efeito de ramo, pelo que não precisarás de muitas para fazer uma bonita decoração.
5. Jarros. Flores excelentes para as noivas sofisticadas. Podem conjugar-se com outras ramagens ou usar-se sozinhas. Os jarros são flores que se destacam em qualquer decoração ou bouquet de noiva.
6. Gipsofila. Flores muito pequeninas que parecem pequenas bolinhas flutuantes. Podem adornar os bancos da igreja, estar suspensas em frascos nos jardins ou até adornar o penteado da noiva com o cabelo solto. Singela, é uma das que as noivas mais gostam.
7. Gerbera. Coloridas e vibrantes, as gerberas podem usar-se tanto no ramo como na decoração. A sua energia confere alegria e vivacidade aos espaços.
8. Flores do campo. Podes juntar várias flores como se se tratasse de flores apanhadas num prado. Margaridas, alfazema, papoilas, flores de todas as cores! Perfeitas para os casamentos rústicos, são plantas resistentes que te podem durar não só toda a festa como bastante para além desse momento.
9. Orquídeas. Sofisticadas e um pouco caras, as orquídeas dispensam apresentação. Dão um toque de requinte a qualquer ambiente onde estejam e são excelentes para casamentos no interior e ao fim do dia.
10. Suculentas. As mais resistentes de todas! Podes ter praticamente qualquer tipo de ambiente que sabes que as suculentas vão chegar ao fim da festa impecáveis. Sozinhas ou acompanhadas são, além do mais, muito originais.
Se quiseres que o tema do teu casamento esteja relacionado com flores, podes fazer uma referência a este assunto no teu convite de casamento e até incluir algumas características e significado das flores mais conhecidas. Da mesma forma, podes pedir às tuas damas de honor que usem vestidos de cerimónia que evoquem esses elementos. Tens outras sugestões para o uso de flores no casamento?