Casamento na praia: Ideias e conselhos de organização e decoração
Têm tanto de mágico como de trabalhoso. Há vários aspetos a ter em conta quando se casa na praia. Se pretendem que o vosso dia seja neste entorno mágico, tenham em conta estes aspetos.
Todos os casamentos são especiais e únicos. Há quem opte por uma celebração tradicional, outros querem trocar as alianças de casamento no campo e ainda os que desejam fazê-lo junto ao mar. Os casamentos na praia são idílicos e, durante muito tempo, fizeram apenas parte do imaginário de muitos casais.
Hoje, as ofertas são cada mais e mais acessíveis para quem pretende casar neste ambiente, com locais pensados para proporcionar todo o conforto aos noivos e aos seus convidados. Por ser uma celebração ao ar livre, requer sempre alguma atenção. Antes de idealizarem o vosso dia na praia, tenham em conta estes aspetos fundamentais.
Índice de Conteúdo:
1. Cerimónia ao ar livre: o que saber
2. A decoração: o que ter em conta
3. O look dos noivos
4. Animação dos convidados: algumas dicas
Regista-te em Casamentos.pt
1. Cerimónia ao ar livre: o que saber
Se pretendem casar ao ar livre, devem fazê-lo num horário de menos calor, para evitar que os convidados fiquem desconfortáveis ou passem mal. Sobretudo nos casamentos de verão, escolham trocar alianças no altar sempre depois das 17 horas. Tenham em conta que os convidados se devem manter à sombra e hidratados. Não se esqueçam de proporcionar leques, bebidas refrescantes e sombras para que todos possam assistir comodamente à cerimónia.
2. A decoração: o que ter em conta
Em dias de muito calor, as flores naturais podem secar e murchar mais rapidamente. Tanto na cerimónia como no copo-de-água, optem por flores secas e suculentas que, além de lindas, encaixam perfeitamente no entorno. Flores naturais devem sempre estar em vasos com água. Para o corredor da cerimónia podem apostar em pétalas de rosa ou flores como a paniculata que aguenta todo o tipo de temperaturas e condições meteorológicas.
No copo-de-água, ao ar livre, que não faltem as luzinhas estilo arraial, que darão um toque muito acolhedor ao evento. Não deixem igualmente de ter elementos naturais - um bar em madeira, por exemplo, muita cor e detalhes personalizados que transmitam a vossa essência.
3. O look dos noivos
O look dos noivos é algo muito importante, sobretudo quando se casam na praia. Há que unir descontração com a elegância que pede a ocasião e tal nem sempre se revela a coisa mais fácil de se conseguir. Apostem em modelos simples, leves e fluídos, tanto para a noiva como para o noivo. Vestidos leves, com cortes direitos ou fluídos, decotes e aberturas na saia são sempre uma boa opção. Para o noivo, a ausência de fraque ou calças vincadas é sempre uma boa opção em casamentos de pé na areia.
Vestido de noiva: que seja leve e cómodo
Podes ter-te apaixonado por aquele maravilhoso vestido de corte sereia, mas talvez esse não seja o modelo mais apropriado se vão cortar o bolo de casamento simples na praia. Opta por modelos leves e esvoaçantes, com tecidos ligeiros e que não te limitem os movimentos - como a renda chantilly, o tule de seda ou a musseline. O vento e a dificuldade em caminhar devem ser fatores tidos em conta, uma vez que comprometem a tua liberdade de movimentos e, por isso, nada melhor do que um modelo cómodo que não te restrinja minimamente.
Adeus sapatos elegantes e saltos altos
Ok, com isto não queremos pedir que digas adeus de vez aqueles sapatos lindíssimos que tens andado a namorar. No entanto, podemos todos concordar que uns stilettos ou um salto agulha é tudo menos aquilo que deves procurar se vais trocar alianças de casamento com o pé na areia! Sandálias ou mesmo pés descalços are the way to go! Se ainda assim não dispensas uns centímetros extra, opta por umas sandálias de cunha ou plataforma – garantindo sempre que vão ter partes de solo firme na vossa receção!
Camisa fresca e linho para o noivo
A tradicional camisa branca engomada deve ser substituída por uma camisa de linho ou estampada, para os mais originais. Este é um casamento mais descontraído, que pede conforto acima de tudo, sem nunca descurar a elegância. Aposta numa camisa de linho, sem colarinho e usa-a solta. Para dar um toque elegante, aplica no bolso uma boutonnière das mesmas flores do ramo de noiva ou das que escolheram para a decoração floral do casamento.
Gravata e suspensórios: não!
Dois elementos que devem ficar fora de um look de noiva de praia é a gravata e os suspensórios - além do fraque ou dos sapatos clássicos. Opta por um look leve e descontraído, desprovido de grandes acessórios. Umas calças claras e uma camisa de linho sem colarinho, por exemplo, serão uma excelente opção para uma celebração muito especial.
4. Animação dos convidados: algumas dicas
A animação é parte fundamental de qualquer casamento. E, numa celebração de praia, ganha um novo sentido. Será ao ar livre, por isso há que adaptar as vossas ideias ao cenário que escolheram para dar o grande passo. Uma boa seleção musical de verão, bar aberto e uma zona – lounge onde todos se possam divertir, conversar e relaxar não pode faltar. Não se esqueçam do espaço do photobooth para criarem fotos hilariantes.
Uma boa playlist de verão
Verão é sinónimo de música alegre e mexida. Por isso, escolham uma playlist repleta de hits divertidos, onde não faltem os hits do verão corrente e dos passados. Já imaginaram colocarem os avós ou os tios mais velhos a aprender a dançar rumba? Podem até fazer uma festa temática, apostando por música caribeña, pop latino, samba, kizomba ou reggae. E, se tiverem um karaoke disponível, não duvidem em organizar um show de talentos! Uma banda de música ao vivo também é sempre uma opção excelente para este tipo de cenários.
Bar aberto para os convidados
É muito provável que o calor aperte durante o vosso casamento, por isso não descurem na comida e na bebida. No bar aberto para os vossos convidados, coloquem brindes e frases divertidas para que cada ida ao balcão seja uma autêntica diversão. Podem ainda criar um cocktail do vosso casamento e pedir aos convidados que tentem adivinhar os ingredientes, colocando as suas ideias num papel.
Que não restem dúvidas: o vosso dia será realmente único e muito especial! Com um entorno como este, tem tudo para ser uma celebração inesquecível. Aproveitem cada minuto junto dos vossos convidados. A vossa história acaba de começar!