Organizar uma festa de noivado em 5 passos
Todos os motivos são bons para celebrar e, já que oficializaram o vosso noivado, nada como celebrar a notícia com os vossos melhores amigos! Hoje vamos ajudar-vos a organizar a vossa festa de noivado através de 5 passos... preparados?
Existem poucas emoções que se comparem à de receber um anel de noivado, não é verdade? E agora que estão prestes a embarcar na aventura dos preparativos - e onde não vão faltar episódios de stress com o envio dos convites de casamento ou com a escolha do vestido de noiva - o que acham de organizar uma festa para celebrar o vosso compromisso?
As festas de noivado, embora não sejam muito famosas em Portugal, têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Se têm um grupo de amigos com o qual gostavam de celebrar a boa-nova, não percam as nossas dicas para organizar uma festa simples e íntima!
- 1. Orçamentos separados
- 2. Evento íntimo
- 3. Convites simples
- 4. A escolha do local
- 5. Tudo o que se espera de vocês
1. Orçamentos separados
Antes de tudo, é muito importante que o orçamento do almoço/jantar de noivado seja separado da festa de casamento, de forma a que vocês possam ter uma ideia clara do quanto podem investir em cada uma das ocasiões.
Os vestidos de noiva rendados, as opções de entretenimento e os bolos de casamento originais vão ficar para depois! Por agora, enfoquem-se apenas nos elementos essenciais para organizar uma festa divertida e íntima - e que não interfira demasiado com o budget do grande dia!
2. Evento íntimo
As festas de noivado são, regra geral, eventos íntimos e pequenos, que contam apenas com a presença dos familiares e amigos com que têm mais intimidade.
Definitivamente, a festa de noivado deve aproximar-se à filosofia do mini wedding, pelo que, para começar, é recomendável que estipulem um limite de convidados e que façam a lista de acordo com o mesmo. Maioria dos casais opta por um máximo de 30 convidados, mas vocês são livres de reduzir este número (aumentar já seria um pouco exagerado!).
3. Convites simples
Uma vez definida a lista de convidados, está na hora de tratar dos convites! Gostavam de ter uns convites de casamento originais, que espelhem o vosso estilo e personalidade? Então apostem em convites virtuais, deixando o papel para o grande dia.
Se ainda não anunciaram a grande novidade a alguns dos vossos amigos, receber um convite para a vossa festa de noivado vai ser, sem dúvida, uma surpresa muito agradável! Se no momento de celebrar o vosso noivado já tiverem a data do casamento definida, aproveitem para dar-lhes uns Save The Date personalizados.
4. A escolha do local
A escolha do local vai depender de dois fatores: o número de convidados e o vosso orçamento. Muitos casais optam por realizar esta festa em casa, sobretudo se contam com menos de 20 convidados, dado que, deste modo, poderão poupar dinheiro e conseguir um ambiente muito íntimo. Outros, com um orçamento mais folgado - ou com uma lista de convidados extensa - optam por reservar uma mesa num restaurante.
Mas é claro, as opções não se ficam por aqui... também podem optar por organizar um barbecue ao ar livre, num parque público, ou por fazer um brunch relaxado, com direito a vários brindes com mimosas.
Quanto à decoração, tudo depende, uma vez mais, do vosso budget. Podem aproveitar esta oportunidade para dar um sneek peak do vosso dia C - utilizando, por exemplo, a mesma paleta de cores - ou por selecionar apenas alguns arranjos florais e fotos vossas.
5. Tudo o que se espera de vocês
Sejamos sinceros: neste tipo de eventos, o único que as pessoas querem é saber como foi o pedido de casamento e ver o anel de compromisso! E claro... tentar obter o máximo de informação possível sobre o vosso enlace!
Por isso, não se sintam pressionados a escolher um cardápio impressionante ou a encomendar um bolo especial para celebrar o noivado. E o mesmo se aplica aos vossos looks. Embora muitos casais gostem de aprimorar, escolhendo peças especiais para este jantar, não existe nenhum protocolo que vos obrigue a tal.
Já decidiram se vão fazer uma festa de noivado antes de trocar as alianças de casamento? Como é que gostavam que fosse? Lembrem-se que este tipo de evento pode ser personalizado ao máximo, dado que não existe um protocolo estabelecido sobre o tema. Não precisam de um bolo de casamento nem de uma decoração pomposa... o único que importa, nestas ocasiões, é a companhia das vossas pessoas queridas!