Ideias para o momento do brinde
O brinde é um momento muito especial e emocionante. Normalmente tem ainda apontamentos de humor. Se vais oferecer um pequeno discurso aos noivos, presta atenção a este artigo!
Fazer um discurso para saudar os noivos é uma forma de mostrar perante todos a alegria de testemunhar a sua união e ainda um presente para os recém-casados. Muitas vezes o brinde aborda temas que apelam ao sentimento, a situações caricatas que se tenham vivido com os noivos e outras que costumam fazer rir os comensais.
Quando se brinda?
Não existe um momento específico para se fazer o brinde. Muitas vezes os noivos dizem algumas palavras aos convidados antes de iniciar a refeição do copo-de-água, agradecendo a todos a sua presença, e os pais, padrinhos e convidados especiais podem aproveitar o momento para acrescentarem os seus votos de felicidade aos noivos. Há ainda quem peça uma pausa na refeição (ou aproveite uma pausa entre pratos) para discursar, o que acaba por dar alguma vida ao banquete.
Outra altura muito propícia a discursos é a do corte do bolo, momento em que se celebra mais uma vez, de um modo muito simbólico, a união do casal. Sendo esta tradição alusiva à prosperidade dos recém-casados, este torna-se, assim, um momento muito adequado para um brinde. Se têm dúvidas em relação ao momento em que irão propor o brinde, porque não falar com os noivos para averiguar as suas preferências? Este é, sem dúvida, o método mais seguro!
O que dizer?
O discurso para um brinde convém não ser demasiado longo nem exageradamente curto. Se durar 2 ou 3 minutos capta a atenção dos restantes convidados sem os cansar. Não é necessário dizer coisas a mais: o melhor é pensar no mais importante que se quer desejar e lembrar aos noivos.
A receita ideal passará por expressar a emoção de testemunhar o casamento e a felicidade que se sente ao ver este casal unido. Acrescentar um toque de humor com uma pequena história ou alusão a um acontecimento e, por fim, fazer os votos de um casamento muito feliz. Falar de algumas receitas de felicidade também pode ser uma boa ideia: a paciência, a tolerância, a vida a dois, etc. No fundo o que é realmente importante é que as palavras sejam sentidas e ditas do fundo do coração, sem tentar imitar outros discursos ou posturas.
O que nunca dizer
Descartar asneiras ou uma linguagem que use demasiado o calão, claro! É igualmente importante não entrar em temas privados dos noivos ou de alguns convidados, pois tal pode gerar desconforto. Também é melhor não abordar temas tristes, afinal trata-se de uma festa e as lágrimas que se querem são de alegria!
Como acabar?
Depois do discurso não te esqueças de brindar! Saúde aos noivos e que se ouça o tilintar dos copos como se de sinos a repique se tratasse!