6 ideias para reutilizar o véu da noiva
Ecológico, sustentável e muito original… reciclar o véu da noiva não significa perder todo o significado do grande dia. Na verdade, a nova peça vai manter viva a memória do casamento! Pronta para descobrir como dar ao véu uma nova vida?
As flores do bouquet podem ser utilizadas para decorar a casa ou para oferecer como lembrancinhas de casamento. As joias e os sapatos podem ser guardados ou reutilizados as vezes que quiseres, assim como os acessórios do penteado de noiva! Mas, o que acontece ao véu depois do dia ter passado? Guardá-lo parece ser um desperdício, porém, não te imaginas a doá-lo ou a vendê-lo a alguém? É normal que não saibas bem o que fazer com o véu após terem trocado o anel de noivado pelas alianças no altar. Afinal, não é uma peça que se use todos os dias. Mas se és uma noiva imaginativa e gostavas de lhe dar outro fim, continuando a recordá-lo como uma peça muito especial, não percas as nossas ideias!
1. Têxtil decorativo
Usar o véu como cortina, cortinado ou capa de almofada é uma das formas mais fáceis e úteis de reutilizar este adereço. Neste caso, quanto mais simples melhor, por isso é preferível que não te tenhas casado com um vestido de noiva com renda e pedraria, uma vez que o véu deve conter a sua parte de detalhes e pormenores!
2. Emoldurado
Se adoram aquele estilo de decoração vintage, a renda tem um soft spot no vosso coração! Para homenagear este dia da melhor forma, que tal fracionar o teu véu em pequenos pedaços e fazer uma composição artística ou emoldurá-lo para um toque clássico e bastante retro? A vossa casa vai ganhar uma peça cheia de significado!
3. DIY
Ainda dentro de um estilo vintage, mas numa vertente mais homemade, se tiver opacidade suficiente o véu pode sofrer uma reforma e renascer como uma nova peça de roupa! Uma saia vaporosa ou um top delicado são excelentes formas de dar ao teu véu uma nova vida – e nada que uma boa costureira não possa ajudar a concretizar. Se preferires, podes também usá-lo em pequenas partes como acessório para um penteado com tranças ou para pendurar na tua mala preferida.
4. Berço de bebé, estilo dossel
Romântica e muito delicada… esta é uma excelente ideia se planeiam ser papás em breve e dar as boas vindas a um novo amor com um adereço cheio de significado! O véu do teu vestido de noiva simples pode enfeitar um berço, ocultando parcialmente a luz e servindo de proteção para o vosso bebé. Para isso, basta que o pendurem no teto ou na estrutura do berço, para que caia suavemente até ao chão.
5. Um cobertor
Outra forma muito original de homenagear o amor se o teu relógio biológico começa a dar horas é usar o véu como manta para envolver o bebé. Se são noivos católicos e optaram por uma cerimónia tradicional, é natural que pensem em batizar os vossos futuros filhos. Para tal, este é o adereço perfeito para envolver o bebé em memórias e recordações de um dia muito feliz! Esta ideia é, na verdade, adaptada de uma antiga tradição judia, que pressupõe que, para dar sorte, deve envolver-se o primeiro filho do casal no véu de noiva da mãe!
6. Uma lembrança especial
Vocês já conhecem o ditado… something old, something new, something borrowed and something blue! E que tal se o something borrowed fosse, na verdade, o teu véu de noiva? Se tens alguma amiga ou familiar que vai em breve trocar alianças de casamento, que tal num gesto simbólico ofereceres o teu véu para desejar toda a sorte para o seu futuro? Se combina bem com o seu vestido, será o complemento perfeito!
Os objetos carregam histórias e, mesmo os itens mais preciosos do teu casamento podem ser reutilizados e transformados… para isso basta que sejas cuidadosa e uses a tua imaginação! Depois de enviar os convites de casamento, começam a pensar em todas as coisas que vos faltam para compor este dia, mas, no final, sobram apenas algumas fatias do bolo de casamento e uma infinidade de coisas para as quais não consegues encontrar uma casa ou utilidade! Pensas pôr alguma destas ideias em prática após o teu dia C?