Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Ideias para uma cerimónia muito pessoal

Regra geral, a cerimónia de qualquer casamento inclui uma parte legal ou religiosa que há que seguir. Mas não há nenhum impedimento a personalizar o resto. Deixamos aqui algumas ideias.

Qualquer cerimónia, civil ou religiosa, tem uma parte que não se pode alterar, mas é uma opção vossa transformar por completo e torná-la, especialmente no caso de um casamento civil, em algo totalmente único e pessoal.

  • Escrevam os votos ao mais puro estilo Hollywood. É um costume cada vez mais comum entre os jovens casais. Têm de dizer o que é que prometem, o que significa o casamento na vossa vida, agradecer o momento que têm.
  • Façam no momento da união a cerimónia da areia ou a cerimónia da luz das quais já falamos. É um momento muito simbólico e especial que, além do mais, é muito bonito e será uma boa recordação.
  • Se a cerimónia é religiosa, podem pedir ao padre que vos deixe ler algo que tenham escrito, um poema ou uma carta, ou então que sejam os vossos amigos ou familiares a ler, para além das leituras tradicionais.
  • Se a cerimónia civil já se celebrou no cartório, podem pedir a um amigo com o dom da palavra para fazer um discurso que vos una. Um bom amigo conhece-vos bem e pode transformar este momento em algo mágico.

Além disto, tanto o lugar escolhido como a decoração e ambientação do mesmo também são fundamentais no momento do vosso “sim, quero”. A cerimónia é o vosso momento especial, a vossa declaração de amor eterno. Não hesitem em fazer com que seja tão vossa como cada pormenor que compõe o grande dia. Não o vão esquecer... nem os vossos convidados o esquecerão.