Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Ir só ou acompanhado a um casamento?

Quando somos convidados para um casamento surge-nos sempre a dúvida se devemos ir sós ou acompanhados. Neste artigo ajudamos-te a resolver esse dilema.

Nuno Belo Photographer

 

Entregam-nos o convite de casamento e uma das primeiras coisas em que pensamos depois do que vamos levar vestido, é se vamos sozinhos ou acompanhados. Um dilema que surge tanto a mulheres como a homens, se estamos solteiros ou se estamos comprometidos. Se não sabes o que fazer, aqui vão alguns conselhos.

  • O protocolo manda que cada convite de casamento especifique se o convidado pode ou não levar algum acompanhante, seja namorada/o, marido, mulher, filhos ou se é um convite extendido a toda a família. Mas nem sempre isto acontece. Quando não vem especificado e nós não temos a confiança suficiente com os noivos para perguntar, temos várias opções.
  • Se queres ir acompanhado/a, mas não tens a certeza se podes, o melhor é ser direto e preguntar aos noivos. Se a resposta for positiva podes levar o/a teu/tua namorado/a, um amigo/a amiga ou quem queiras.
 
 
 
 
  • Se o convite for individual, também não é nenhum drama. Quase de certeza que vão conhecidos teus ao casamento e podes estar com eles. Caso não seja assim, é uma boa oportunidade para conhecer gente nova.
  • De certeza que não vais ser o/a único/a solteiro/a no casamento. Ganha coragem e tenta falar com os convidados desconhecidos, que se podem vir a tornar teus amigos. Se fores acompanhado do/a teu/tua namorada,marido ou mulher, partilha da alegria dos noivos, identificando-te com eles.
 
 
 
 
  • O copo-de-água pode ser o momento mais constrangedor para quem vai a um casamento sozinho, se estiveres sentado/a ao lado de desconhecidos. Caso sejas uma pessoa tímida e te custe socializar com estranhos, podes pedir aos noivos que te ponham numa mesa com algum conhecido.
  • O momento do banquete não dura para sempre. Na parte do baile podes relaxar-te um pouco mais e dançar. Tenta soltar-te das amarras da timidez, desfruta e dança como se ninguém estivesse a ver. À parte de estares aí para partilhar este dia importante com os noivos, principalmente estás aí para te divertires.
  • Temos a certeza que não te vais aborrecer, principalmente se fores mulher, pois existe um grande protagonismo das solteiras nos casamentos, como o lançamento do ramo. Há-que tirar proveito da situação, quem sabe não és a próxima a casar-se.