"Lar doce lar"... 5 dicas para encontrar a casa perfeita
Para muitos casais, casar implica encontrar um novo cantinho para começar uma vida a dois. Se vocês estão neste momento à procura do vosso "lar doce lar", leiam atentamente estas dicas!
“Quem casa quer casa”, esta é uma máxima sobejamente conhecida. Mas procurar a casa perfeita que se transformará no vosso lar, acolhedor e cativante, é uma tarefa que exige tempo e muita paciência. Os mesmos factores que precisaram para decidir como seria a estética dos vossos convites de casamento ou o aspeto final do vosso bolo de casamento, por exemplo. A verdade é que depois de as damas de honor desfilarem nos seus vestidos de gala compridos e de os noivos distribuírem as lembrancinhas, chega a hora de irem para casa, a vossa casa, também escolhida por vocês para ser o local onde vão celebrar o vosso amor para sempre. Contudo, encontrar o "ninho" certo obedece a alguns procedimentos essenciais para que tenham a certeza que vai tudo correr bem e sem qualquer problema...
1. Primeiras preocupações
Não importa se já vivem juntos ou se ainda não; depois de trocarem o anel de compromisso pelas alianças, a vossa dinâmica vai mudar e é bastante provável que queiram ter um novo lar. Por isso, se este é um dos vossos grandes objetivos, não se percam em fazer convites de casamento personalizados ao ponto de se esquecerem que têm de escolher uma casa para morarem depois de darem o “sim”... Estes são alguns dos temas que têm de considerar:
- façam uma análise do mercado e decidam se, no vosso caso, é mais conveniente comprar ou alugar;
- que zona preferem: mais perto dos vossos familiares e/ou amigos ou mais perto das zonas dos vossos trabalhos?
- organizem o vosso orçamento ao detalhe a fim de perceberem se conseguem pagar as despesas inerentes à casa nova - como água, luz, gás, etc. A estabilidade financeira é fundamental;
- pensem também no que pretendem desta casa e da vossa relação. Se se imaginam com filhos nos próximos anos, terão de escolher uma casa com determinadas características.
2. Financiamento
Normalmente, quem compra casa não possui o valor total da mesma para adquirir o imóvel daí que seja necessário recorrer ao crédito bancário para conseguir realizar este sonho. O melhor é informarem-se junto dos diversos bancos sobre as condições que oferecem e assim compararem a oferta do mercado de modo a escolherem aquele que vos oferece os moldes de pagamento mais vantajosos para a vossa situação. Comprar casa não significa empenharem-se ou arruinarem-se daí que o bom senso e a calma sejam muito importantes nesta ocasião. Não se esqueçam que a banca apresenta juros, por vezes muito altos, o que pode implicar um investimento que não será benéfico para o vosso orçamento familiar. Mesmo que tenham um “pé de meia”, a verdade é que esta é uma fase das vossas vidas em que as despesas são muitas e se, por exemplo, as alianças de casamento superaram o orçamento que lhes estava destinado isso já poderá implicar novas contas que podem comprometer o investimento na compra de uma casa. Lembrem-se que estão a criar uma despesa que vai durar muitos anos e implicar na vida diária.
3. A ajuda do especialista
O que não faltam no mercado são ofertas de casas, tanto para vender como para arrendar. Entre particulares e agências de imobiliário, a panóplia é diversa e os preços com diferenças muito díspares. O ato de recorrer a um profissional desta área vai não só fazer com que ele vos apresente as melhores casas, de acordo com as vossas indicações, como será, a posteriori, uma ajuda preciosa na altura de marcar a escritura e tratar de toda as formalidades e documentos relativos à efetivação da transação. Seja aluguer ou venda.
4. Tipo de casa
O valor da casa varia, obviamente, consoante o número de assoalhadas que tem. Esta é mais uma decisão que tem que ser tomada pelo casal, uma vez que irão satisfazer as vossas necessidades diárias e será também o local onde irão passar grande parte do vosso tempo. Assim como a noiva escolheu um penteado fácil para o grande dia, também estas não necessitam de ser decisões complicadas. Uma casa é um investimento a longo prazo; logo se está nos vossos planos aumentar a família, deverão optar uma casa cujo número de assoalhadas inclua divisões para o/os rebento/s que um dia chegarão.
5. Localização
Proximidade da família ou do local de trabalho, são duas variáveis muito importantes quando se está a pensar mudar de casa. Por um lado ficar junto dos vossos entes queridos faz sentido, uma vez que ter apoio por perto é uma mais valia, por outro estar na área do local de trabalho pode evitar stresses com o trânsito e gastos em transportes ou veículo próprio para deslocações. É também do conhecimento de todos que nas grandes cidades as casas são mais caras e que nos arredores os preços descem um pouco tornando o acesso a todos mais fácil. Mais uma vez terão de analisar todos os pros e contras que melhor se adaptam à vossa situação para que cheguem a uma conclusão ponderada e que vos deixe feliz e num ambiente harmonioso.
O dia C está no fim. A noiva deslumbrou no vestido de noiva curto que escolheu e o bolo de casamento simples, elogiado por todos, estava bonito e delicioso. O baile acabou e é tempo de rumarem à vossa casa. “Lar é onde está o coração” e o vosso é onde está o vosso amor, aquele que acabaram de consolidar perante familiares e amigos!