Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Tudo o que precisas de saber sobre a última prova do vestido

Garantir que o vestido te assenta na perfeição requer algumas provas, mas nenhuma é tão decisiva quanto a última antes de subires ao altar. Se a data se está a aproximar e ainda te sentes um pouco perdida neste âmbito, segue os nossos conselhos!

Ritmos & Reflexos

As provas do vestido de noiva são dos momentos mais aguardados de sempre! E se já iniciaste o teu roteiro pelas lojas mais aclamadas, deves saber o quão úteis são uma dicas sobre cada marcação! Os peritos aconselham que a primeira prova após escolheres o vestido seja entre 6 a 8 semanas antes do grande dia, para que tenhas todo o tempo necessário para fazer alterações, pensar no penteado de noiva e em todos os acessórios. Não saias sem antes agendar uma segunda prova, cerca de um mês antes do casamento, para que possas experimentar todas as alterações e a versão final do teu vestido! Se achas útil ter uma terceira e última prova, podes marcá-la para uma a duas semanas antes do casamento – desta forma, vais garantir que o vestido te assenta como desejas e que te sentes confortável nele antes do grande dia. Curiosamente, a última prova é também aquela que suscita mais duvidas e hesitações. Se já tens o anel de noivado, fica a saber tudo com as nossas dicas!

Ricardo & Ana

Com a melhor companhia

Não é obrigatório que te deixes acompanhar sempre pelas mesmas pessoas em todas as provas do vestido. O que importa é, na verdade, levares alguém em quem confies! Na última prova antes de trocarem alianças de casamento, não deves levar uma multidão contigo. Em vez disso, pensa em duas ou três pessoas que já sabes que, à partida, te vão dar uma opinião sincera e construtiva. 

As damas de honor?

É muito importante que na última prova estejam presentes as pessoas que te vão ajudar a vestir no grande dia! Qual a forma mais acertada de entrar no vestido? Tem fecho ou botões delicados? E quanto a eventuais rugas… posso passar um ferro ou um tratamento a vapor? Seja algum familiar ou as tuas damas de honor, é essencial que te acompanhem e ouçam todas as recomendações dos profissionais para lidar com eventuais contratempos – ninguém quer imaginar um pedaço do vestido rasgado ou sujo com o bolo de casamento original, mas, se eventualmente acontecer, ao menos vais estar preparada para agir!

Mint Tea Photography

Aponta todas as dúvidas

Antes da prova, anota num pequeno caderno todas as questões que te possam surgir (mesmo que pareçam ridículas à partida). O vestido tem o comprimento certo? Ficará bem com um penteado com tranças? Como devo guardá-lo e cuidar do tecido depois do grande dia? Antes de finalmente levantares o vestido, deves colocar todas as dúvidas que tenhas em relação à peça. Isto vai evitar muito stress e hesitações de última hora, por isso começa já a anotar algumas das tuas questões!

O look completo

Este é um passo do qual muitas noivas se esquecem, mas é fundamental para observares o teu visual como um todo. No dia da última prova, deves usar a mesma lingerie, sapatos, acessórios, penteado e maquilhagem que vais usar no grande dia! Imagina que, após a prova, te apercebes de que o vestido ficou muito curto ou desconfortável, que o véu não combina com as mangas ou que a maquilhagem que escolheste e o penteado apanhado parecem de estilos completamente diferentes? Nada como provar o conjunto completo para que compreender se é necessário fazer alguma alteração. 

Leva o teu tempo...

A última prova do vestido é também a última vez que te vais ver com ele antes de subir ao altar. E por isso, deves garantir que te sentes bem a usá-lo! Movimenta-te pela sala, baixa-te, dança, salta e garante que se mantém sempre confortável no corpo. É a última oportunidade que terás de limar arestas, por isso experimenta-o durante todo o tempo necessário. Não te sintas pressionada a dizer que sim a tudo ou a aceitar ideias que agora já não te parecem tão apelativas; este é o teu vida, por isso é essencial que te sintas perfeita!

... e resiste à tentação das redes sociais!

Sim, sim, sim... Quando experimentares o conjunto completo - vestido, maquilhagem, acessórios, penteado... - é muito provável que adores o resultado e que queiras imortalizá-lo com algumas fotografias. Mas tem cuidado! Primeiro tens de garantir que as fotos não acabam nas mãos erradas - ou seja, nas do noivo - e resistir à tentação de publicar qualquer tipo de pormenor do teu visual nas redes sociais. Se queres surpreender no dia C, é muito importante que respeites estas "regras". 

João Silva Wedding

É normal que o stress e a ansiedade de ver o dia a aproximar-se mexam com o teu sistema nervoso depois de enviarem os convites de casamento e, por isso, sofras algumas alterações de peso e de humor. É perfeitamente normal que não te sintas tu, que fiques desiludida com as lembrancinhas de casamento ou demasiado entusiasmada com o grande dia, e tudo isso tem influência na última prova. Acima de tudo, lembra-te de tirar um tempo para ti, para que possas relaxar e assimilar tudo o que se passa à tua volta.