Lua de mel na Finlândia: de Helsínquia às auroras boreais
Castelos, catedrais, museus e parques naturais a perder de vista... Assim é a Finlândia, um destino fantástico para os casais que querem aventurar-se pelo norte da Europa! Leiam este artigo e comecem a fazer as malas!
O vestido de noiva já está guardado com carinho, assim como todas os presentes de casamento que receberam. As alianças de casamento brilham nas vossas mãos, recordando o compromisso que vos une. Agora, para celebrar o começo da vida a dois, nada como fazer as malas para uma lua de mel extremamente romântica e mágica! Embarquem nesta leitura e deixem-se apaixonar pelos mistérios da Finlândia…
Helsínquia, uma capital tranquila
Helsínquia é um das capitais menos visitadas da Europa, mas isso não significa que não possam passar uns dias fabulosos nesta cidade! Se a vossa aventura começa na capital, visitem a popular Praça do Senado e apreciem os seus imponentes edifícios, como o edifício central da Universidade de Helsínquia, o Palácio do Conselho de Estado e a Catedral de Helsínquia. Para os amantes dos mercados, o Square Market é uma paragem imperdível para conhecer (e provar!) os mais variados produtos locais. Finalmente, para os casais que não conseguem conceber a vida sem arte, recomendamos uma visita ao Design District. Restaurantes, lojas de design, galerias de arte e museus… um verdadeiro paraíso para as mentes criativas!
Turku, a cidade mais antiga da Finlândia
No sudoeste da Finlândia encontrarão Turku, a antiga capital do país. Uma vez aqui, visitem a Catedral e o Castelo de Turku, e não se esqueçam de dedicar um dia para os vários museus da cidade (o pintoresco Museu de Artesanato de Luostarinmaki, a Qwensel House, o Museo de Arte, etc). Caso sejam amantes dos desportos náuticos, não percam a oportunidade de fazer um passeio de canoagem!
Savonlinna, uma cidade com atmosfera medieval
Fundada no século XVII, Savonlinna é uma cidade repleta de mistério. O que visitar? O castelo de Olavinlinna - que é a obra medieval mais bem conservada e bonita do país -, a Catedral de Savonlinna e o museu de Riihisaar, onde se pode aprender sobre a história e a cultura da região. Finalmente, para apreciar as redondezas de forma romântica, não dispensem um passeio de barco pelo lago Saimaa seguido por um romântico jantar à lua das velas. A oportunidade perfeita para usar aquele vestido de gala comprido de inspiração medieval!
Natureza em estado puro: os parques nacionais
Se quando começaram a fazer os convites de casamento definiram que a vossa lua de mel seria uma viagem repleta de aventura e natureza, então talvez tenham pensado nos parques nacionais da Finlândia como destino… se não foi o caso, tomem nota deste dado: a Finlândia tem 40 incríveis parques nacionais, que se espalham um pouco por todo o país. Aqueles realmente imperdíveis? O Parque Nacional de Nuuksio, localizado a 45 minutos de Helsínquia, o Parque Urho Kekkonen, na Laponia, e o Parque Nacional do Archipelago, que foi descrito como o arquipélago mais lindo do mundo. Existe melhor prenda de casamento do que uma aventura a dois pelas maravilhas naturais da Finlândia?
Laponia e as auroras boreais
As auroras boreais podem ser apreciadas em qualquer região que esteja dentro do círculo polar ártico. Na Finlândia, a época ideal para visualizar o fenômeno é entre Setembro e Março.
Como é de esperar, existem imensos roteiros especiais para ver as auroras boreais. E, embora existam várias formas de apreciar o fenômeno, para os casais em lua de mel, a mais popular e recomendada passa pelos hotéis-iglus. Por exemplo, no hotel Kakslauttanen Arctic Resort, localizado na Lapônia, é possível observar as auroras desde umas confortáveis cápsulas de vidro anti-orvalho. Caso prefiram passar a noite numa moderna casinha nas árvores, o Arctic TreeHouse Hotel, localizado em Rovaniemi, é uma excelente opção.
Finalmente, para os casais com um budget mais modesto, existem imensas excursões especializadas em auroras boreais em Rovaniemi e Kemi. Mas preparem-se bem: estes tours são noturnos e realizam-se em ambientes muito frios, entre -7 e -15ºC. Sim, é melhor deixar os vestidos de cerimónia curtos para outra ocasião!