Madrinhas e noivas: quem paga o quê?
Por vezes é difícil distinguir os papéis e responsabilidades de cada um dos intervenientes no casamento. No caso das madrinhas, existem sempre dúvidas sobre quem deve pagar o quê. Tens dúvidas sobre este assunto? Explicamos-te tudo!
Afinal quem é que paga o vestido de noiva e os vestidos de cerimónia das damas de honor? Quem é que fica responsável por tudo o que for necessário no dia do casamento? E quem é que tem de financiar a despedida de solteira? As dúvidas são muitas e cada vez os papéis são mais difíceis de separar. Na verdade, tudo depende do poder de compra de cada um, do estilo de casamento que se quer e ainda dos gostos e preferências. Não podemos esquecer que todas as questões relacionadas com o protocolo têm vindo a sofrer alterações de forma a adaptarem-se melhor aos dias de hoje. Tem em conta que estes pontos podem ser discutidos e que cada casamento terá as suas próprias regras e acordos. Ainda assim, deixamos-te uma possível divisão de gastos que podem adaptar às vossas necessidades.
Despedida de solteira? As damas pagam!
Os vestido de cerimónia? As damas pagam!
Cabelo e maquilhagem? Paga a noiva!
Alojamento? As damas pagam!
Bouquet? A noiva paga!
Prendas para as damas? A noiva paga!
Despedida de solteira? As damas pagam (por norma)!
A tradição é as amigas (madrinhas ou damas de honor) da noiva pagarem a despedida de solteira à noiva, dividindo as despesas entre si. É algo que devem esclarecer mas, se são as damas a organizar, por norma fica tudo por conta delas. A tua obrigação é divertires-te muito e desfrutares de cada momento da tua despedida de solteira. Caso queiras ser tu a organizar a tua despedida, devem conversar e perceber como vão organizar as despesas.
Os vestidos de cerimónia? As damas pagam!
Embora possas ter algumas exigências em relação aos looks, por norma, as damas pagam os seus vestidos de cerimónia. Caso queiras que usem vestidos de gala compridos ou vestidos de cerimónia curtos,devem sempre conversar sobre os modelos. Há noivas que querem que as damas todas de igual, outras que optam apenas pela cor ou pelo modelo do vestido. Tem em conta que há também que deixar as tuas damas confortáveis e perceber se se sentem cómodas no modelo que idealizaste ou não. É importante conversarem para que todas estejam felizes no grande dia.
Cabelo e maquilhagem? Paga a noiva!
Já as despesas com cabeleireiro e maquilhador devem ser suportadas por ti, especialmente se quiseres que sejam todos iguais ou que se encontrem na mesma linha. Assim, todas podem levar penteados iguais ou semelhantes, criando uma certa harmonia entre si, e ter o mesmo tipo de maquilhagem, de forma a garantir alguma uniformidade. Se optares por um penteado apanhado, podes escolher penteados semi presos para as damas, para criar um contraste, por exemplo. No dia do casamento, é obrigatório preparem-se juntas. Será um momento muito divertido!
Alojamento? As damas pagam!
Se for necessário ficarem alojadas num local próximo do casamento, essa será uma despesa que ficará a seu cargo, tal como acontece com os restantes convidados. No entanto, podes oferecer-lhes um pequeno-almoço no dia do vosso casamento, assim como a preparação conjunta. São as damas que devem ajudar a noiva a preparar-se - juntamente com os familiares mais chegados - por isso prepara este momento ao detalhe.
Bouquets? A noiva paga!
Se as tuas madrinhas vão ter um bouquet igual ao teu mas em tamanho reduzido, também deverás ser tu a pagá-lo. Afinal, as tuas madrinhas já vão ter alguns gastos por terem sido escolhidas para participar ativamente num dos dias mais importantes da tua vida.
Prendas para as damas de honor? A noiva paga!
Por fim, depois de todo o apoio que as tuas madrinhas te deram, quer apoio emocional, quer laboral (nalguns casos), quer dando as suas opiniões ou ajudando-te nas mais diferentes escolhas e tarefas, será muito simpático da tua parte ofereceres-lhe uma prenda especial no dia do teu casamento. Pode ser algo que vos defina como grupo ou um presente personalizado para cada uma. Todas vão ficar encantadas com a tua atenção.
Já combinaste com as tuas madrinhas como é que vais fazer a divisão das despesas? Lembra-te que conversar é a melhor forma de saber quais são as necessidades e desejos de cada uma. Ajuda-as no que conseguires para que elas também te possam ajudar a ti. Indica onde devem ir, o que fazer e como gostavas de viver certos momentos no dia do casamento. As tuas amigas especiais, presentes nos momentos mais importantes da tua vida, nunca te falharão neste dia tão especial.