Casas-te em Dezembro? 8 melhores ideias para decoração natalícia
Brilho, magia, muito carinho e amor… não há época mais bonita para casar do que a do Natal. Casam em dezembro? Deixem-se levar pelo espírito natalício e decorem a vossa celebração ao mínimo detalhe para proporcionar um ambiente único a todos.
É bom perceber que uma das épocas mais mágicas do ano está de volta! Se decidiram casar em dezembro, de certeza que respiram Natal por todos os poros e que a magia da quadra natalícia já vos envolveu. A verdade é que os casamentos celebrados em dezembro são mágicos, únicos, inspiradores, cheios de brilho e com muito glamour.
Esta época realmente inspiradora origina os ambientes de casamento mais românticos e acolhedores, onde todos parecem viver um sonho. Desde o vestido de noiva, ao bouquet de noiva perfeito, a toda a decoração, há muito a pensar se decidiram trocar as vossas alianças de casamento durante o mês de dezembro. Inspirem-se com estas ideias únicas para um casamento celebrado com o toque do Natal!
Índice de Conteúdo:
- 1. Que palete de cores escolher?
- 2. Da decoração floral suspensa às luzinhas por todo o lado
- 3. As mesas e outros detalhes
- 4. Uma ementa pensada ao detalhe
- 5. Bolo de casamento inspirado no Natal
- 6. Cá fora: mantas!
- 7. As lembranças mais originais
- 8. Bebida para um casamento no Natal
1. Que palete de cores escolher?
Os tons para um casamento inspirado no Natal podem variar muito. Porque o tradicional nunca falha, a combinação de vermelho, branco e verde é sempre uma aposta vencedora, mas existem mais opções que podem dar esse toque mágico ao ambiente e surpreender os vossos convidados.
Se pretendem unir o estilo industrial chic ao tema natalício, apostem pelas seguintes cores: dourado, branco, bordeaux e muito verde e elementos naturais à mistura. Para as mais românticas, que tal apostarem numa decoração mais ao estilo Frozen? Azul, branco e prateado darão esse toque mágico e totalmente foram do comum ao vosso ambiente de casamento. O rosa com o prateado ou com o dourado também pode ser uma opção para as mais alternativas que desejam surpreender a todos os níveis.
2. Da decoração floral suspensa às luzinhas por todo o lado
Se há algo que não pode faltar numa decoração de Natal é a magia. A forma mais fácil de conseguirem criar esse ambiente mágico e acolhedor é apostarem em luzinhas amarelas e cálidas, que suportarão de forma única toda a decoração. Luzinhas na zona do baile, luzinhas espalhadas pelas mesas, à entrada do copo-de-água, no espaço exterior, na zona do bar… enfim, luzinhas por todo o lado. Quanto à decoração floral, apostem sobretudo na verdura e não se esqueçam de incluir uma árvore de Natal em algum canto do local.
Para a mesa dos noivos, sugerimos verdura suspensa e para as mesas dos convidados, centros de mesa com verdura no caso de optarem por mesas redondas ou corredores de verduras caso decidam ter mesas retangulares ou corridas.
3. As mesas e outros detalhes
Além da verdura, há que pensar na decoração dos centros de mesa, bem como noutros detalhes como o seating plan. Cada mesa pode ter o nome de um elemento da quadra natalícia, como o azevinho, a rena, o bolo-rei, etc. Também pode ser uma cidade onde a magia do Natal se viva ao limite, como Nova Iorque, Londres e claro, a Lapónia.
No centro da mesa, apostem em velas, flocos de neve, musgo ou outras ideias originais. Uma Polaroide cheia de luzinhas para que os convidados possam registar os melhores momentos da festa também pode resultar. O azevinho, as rendas ou mesmo as flores típicas desta época também podem acrescentar um toque original à decoração.
4. Uma ementa pensada ao detalhe
Na vossa ementa de casamento natalícia, há coisas que não podem mesmo faltar: para prato de peixe, o tradicional bacalhau e para prato de carne, o peru ou o cabrito, cozinhados da forma que preferirem. Para entrada, os mariscos, queijos, mas também o polvo, a sopa ou os enchidos também devem estar contemplados.
Passando à mesa de doces, as rabanadas, o bolo-rei, a aletria, o leite-creme, arroz-doce ou a lampreia de ovos também deve marcar presença assídua, além de outras opções que queiram incluir. Sirvam uma ceia de natal composta por caldo verde e contemplem um espaço de bebidas quentes para que os convidados possam recuperar energias a meio da festa.
Também pode interessar:
- A playlist ideal para o vosso primeiro Natal como casal!
- 5 ideias para um pedido de casamento no Natal
5. Bolo de casamento inspirado no Natal
O bolo de casamento, sendo o protagonista da mesa de doces, pode vir com pinhas, flores vermelhas e folhagens, para dar o clima natalino à mesa! Inspira-te e escolhe um bolo que se adeque perfeitamente ao teu dia! Surpreende os convidados com o toque perfeito e um sabor divinal!
6. Cá fora: mantas!
O Natal acontece no mês mais frio do ano, mas não é por isso que não podem criar um espaço exterior cheio de encanto e magia. Ao estilo de mercadinho de Natal e se o tempo permitir, incluam várias barraquinhas de madeira, com bancos e mesas de madeira, luzinhas, mantas e aquecedores de exterior para que os convidados possam aproveitar também o espaço exterior para conviver.
7. As lembranças mais originais
Como lembrancinha de casamento, existem várias alternativas: um calendário do advento onde a prenda esteja no dia do vosso casamento, lembranças comestíveis ou uma flor-de-natal podem ser ideias originais. Também podem apostar em lembranças solidárias ou de comércio junto para apoiar a produção local e artesanal, bolachas de cabela e gengibre ou globos de neve personalizados com a data do vosso dia. Caixinhas de música em miniatura também podem ser uma excelente ideia.
8. Bebida para um casamento no Natal
Após escolherem a ementa, um cantinho de bebidas para animar e aquecer os vossos convidados também será necessário. Podem servir as bebidas clássicas e bem apreciadas, como:
- Vinho branco
- Vinho tinto
- Espumante
Sirvam vinho quente e outras bebidas, como o chocolate quente ou o chá, apostem numa barraquinha de crepes e também de salgadinhos como hambúrgueres ou cachorros. Assim como não podem deixar faltar o vinho do Porto para o final da festa e quem sabe um licor beirão ou uma ginjinha para acompanhar as entradas. Aqui também podem incluir um bar que sirva cocktails de inverno, ter música ambiente natalícia e até a casa do Pai Natal para que os mais pequenos delirem.
Não há dúvida de que casar no Natal é casar envolto num ambiente de magia e amor. Preparem tudo ao detalhe, desde os convites de casamento ao vosso look nupcial e ofereçam aos vossos convidados, que irão certamente arrasar num look autêntico, um dia verdadeiramente inesquecível. Quantos mais pormenores incluírem, mais mágico será. Um verdadeiro dia natalício em que se sentirão rodeados de carinho e amor. Feliz Natal!