Menu de casamento vegetariano: 6 dicas para te ajudar
São cada vez mais os adeptos do vegetarianismo, portanto há que ter em conta a preparação de um menu especial para esses convidados. Se ambos os noivos forem também vegetarianos, podem até optar por fazer apenas um menu para todos.
Escolher o menu de um casamento pode dar tanto ou mais trabalho que a escolha do teu vestido de noiva. Há-que pensar nas restrições alimentares que alguns convidados possam ter, e tanto podem ir de alergias ou intolerâncias ao glúten e ao marisco, como diferentes opções alimentares, como é o caso do vegetarianismo ou veganismo.
O melhor é mentalizarem-se de que há muito mais a tratar do que apenas ajudar as convidadas com os seus vestidos de cerimónia curtos, pois caso existam muitos convidados vegetarianos ou se vocês próprios o são, o melhor e mais prático seria fazer um menu vegetariano. Assim, desde menus exóticos, consoante a estação em que vão celebrar a boda, até bolos de casamento, damos-vos algumas dicas e os passos a seguir para a escolha do cardápio.
1. Que tipo de vegetariano são vocês?
Os vegetarianos são todos aqueles que não comem carne, peixe, marisco e tudo o que inclua alguns destes elementos. Depois existem subtipos dentro desta corrente. Os ovolactovegetarianos, que comem ovos e bebem leite animal e os seus derivados; os lactovegetarianos que não comem ovos, mas bebem leite e os seus derivados; e finalmente, os vegans, que não comem nada que seja de origem animal, incluindo os ovos de um bolo de casamento simples.
Há ainda outras correntes que são os flexitarianos, pessoas que habitualmente não comem carne, mas que abrem uma exceção de vez em quando, e os crudívoros, aqueles que só comem produtos crus, sem processar e também excluem tudo o que seja de origem animal.
2. Três bons aliados
É um erro pensar que a comida vegetariana não é saborosa ou apetecível. A comida asiática (japonesa, chinesa ou tailandesa), mexicana ou estilo buffet, tem, na verdade, muitas opções e possibilidades vegetarianas! Com os seus arrozes e tempuras, os pratos asiáticos oferecem opções muito saborosas e exóticas.
A comida mexicana com os seus tacos, que podem ser de verduras, e os seus feijões e guacamoles, é também uma boa opção, combinada ou não com picantes, gerando uma verdadeira explosão de sabores exóticos para o nosso paladar.
O buffet, pelo seu lado, abre ainda mais as possibilidades. Pode haver uma grande quantidade de pratos de vegetais, algumas opções com ovo e outras com queijo ou produtos lácteos. Desta forma, cada pessoa pode sentir-se à vontade para escolher aquilo que quer e pode comer. Existem mesmo alguns pratos de carne, peixe ou marisco para aqueles convidados que não podem passar sem comer um destes três alimentos.
3. Estação do ano
Se casam na Primavera ou no Verão, não se esqueçam de incluir as frutas e molhos frescos, como hummus ou guacamole, onde podem fazer dips com palitos de pão ou de vegetais. Se, por outro lado, casam no Outono ou Inverno, incluam sopas de vegetais e legumes, tal como vegetais grelhados no menu.
4. Sobremesa
As sobremesas são mais aptas aos vegetarianos que o resto das comidas. Podem fazer qualquer sobremesa, a única coisa que têm de ter em conta é que as sobremesas típicas portuguesas levam muitos ovos, portanto o que podem fazer é colocar a informação nutricional e ingredientes de cada prato ou sobremesa ao lado dos mesmos, para que toda a gente esteja informada e, assim, opte pelo que quer comer.
5. Bolo de casamento
Um bolo vegan seria, sem dúvida, um bolo de casamento original. Os bolos comuns levam ovos e, alguns deles, até leite ou derivados. Por isso se têm algum vegan na vossa lista de convidados, a opção de um bolo vegan seria a ideal, para que todos pudessem comer sem quaisquer problemas ou restrições.
Pode mesmo ter um topo de bolo de casamento único e original. Hoje em dia há muitos ingredientes que fazem as vezes dos ovos e dos lacticínios, portanto podem perfeitamente ter um bolo decorado e muito saboroso.
6. Lembranças para os convidados
Como ideias para as lembrancinhas de casamento, caso queiram oferecer algo comestível, também neste caso devem pensar nos ingredientes, para que os possam oferecer a toda a gente por igual. Por exemplo, as compotas são um presente que agrada à maioria das pessoas, são totalmente vegetariano e vão, sem dúvida, ser lembrancinhas de casamento baratas.
Antes mesmo de enviares os convites de casamento, deves ter em atenção todas estas condicionantes de vocês ou dos vossos convidados. O que vos pareceram estes conselhos? Estão a pensar escolher um menu vegetariano? Depois do anel de noivado na mão, não percam tempo e comecem logo a pensar em todos estes pormenores, para que tenham tempo e um casamento bem organizado.