Missão (im)possível: manter o peso na época natalícia
O dia está a aproximar-se e a vontade que chegue esse tempo de celebrar entre família e amigos é imensa! Mas antes de mergulhar de cabeça em todos os excessos próprios da época natalícia, pensem um pouco na vossa saúde...
Manter o peso na época natalícia é o derradeiro desafio. Contemplar aquela mesa cheia de doces típicos e iguarias preparadas com o carinho que só as mães têm, sentir o espírito natalício a invadir os dias, que se tornam mais curtos e frios, e provar muitas variedades até acertar no bolo de casamento perfeito para vocês…
Manter a linha nesta época festiva requer esforço e sacrifício, mas nada que não valha a pena para no final deslumbrares no teu lindíssimo vestido de noiva! Se tens alguma dificuldade em controlar o apetite nesta época – e sobretudo se estão prestes a dar o nó e já enviaste os convites de casamento aos teus convidados - não podes perder estas dicas!
1) Saltar refeições? Nem pensar!
Na época natalícia, muitas pessoas optam por saltar refeições para, mais tarde, desfrutar na plenitude - e sem culpas - das ceias natalícias. A verdade inconveniente? Se agires assim, quando chegares à casa dos teus amigos/familiares, vais devorar tudo o que encontrares - sobretudo as bombinhas calóricas - e engordar o dobro. Lembra-te: a pior coisa que podes fazer antes das festas de Natal é passar o dia inteiro sem comer. Faz refeições leves, com saladas, iogurtes e fruta, e verás como vais entrar no teu vestido sem problemas!
2. Adeus aos processados
Para que tenhas energia para fazer os convites de casamento, reunir com os fornecedores e preparar todos os detalhes do grande dia, tens de alimentar bem o teu corpo, com produtos naturais que lhe forneçam todas as vitaminas e nutrientes de que necessitas. Sabemos que, na época natalícia, pode ser difícil resistir a certos produtos (batatinhas fritas, refrigerantes, bolachas e guloseimas), mas faz os possíveis por dar prioridade os alimentos naturais.
3. ... e cuidado com o álcool!
Sim, sim, sabemos como a época natalícia convida a beber mais um copinho que o normal... Mas é preciso ter em conta que o álcool - e sobretudo os cocktails - podem chegar a ter centenas de calorias! Se os brindes são uma constante da qual não podes fugir, opta por um copo de vinho ou de champanhe, que são menos calóricos. E, se não gostares de beber álcool, não caias na armadilha dos sumos e refrigerantes com excesso de açúcar. Sempre que possível, opta por água com sabores, chás e sumos naturais.
4. Truque infalível: dar e receber
Terminado o dia 25, já sabemos que a despensa vai estar repleta de pequenas tentações: caixas de bombons, turrões, trufas, chocolates com frutos secos e outras iguarias. Portanto, em vez de ficar com todas estas perdições calóricas - e conviver diariamente com a tentação de ir buscar um chocolatinho para adocicar a noite - embrulha-as e volta a oferece-las. Podes levá-las para as festas de fim de ano, para os jantares que ainda não se concretizaram ou simplesmente doá-los.
5. Noites à lareira VS atividade física
Está frio e apetecer estar em casa, à lareira... já sabemos! Mas que isto não seja desculpa para passar as férias de Natal sem fazer qualquer tipo de exercício físico! Existem muitas formas de incorporar pequenas sessões de exercício físico durante a quadra natalícia, por isso não te rendas ao sofá... Quando fores às compras, estaciona o carro longe do shopping e obriga-te a fazer uma pequena caminhada com os sacos. Usa as escada e esquece-te da comodidade do elevador. São gestos insignificantes, sim, mas podem fazer imensa diferença nesta época de excessos. Por isso já sabes: salta do sofá e vai dar um passeio!
6. Aprende a perdoar-te!
Porque não somos de ferro e também merecemos relaxar e não nos preocupar tanto com as calorias durante uns tempos, o Natal é tempo de celebrar. Sobretudo se se casam perto desta época festiva e tratar dos preparativos e dos presentes de casamento é uma preocupação, não devem martirizar-se demasiado com esta questão. As tentações são difíceis de resistir, por isso certifiquem-se de que são uma exceção – e não a regra – e aproveitem cada momento junto das vossas pessoas queridas!
Manter o peso nesta ápoca festiva não significa que te tenhas de privar dos eventos, jantares e almoços típicos desta quadra. Deves pensar sempre com moderação – e isso não significa que negues estes convites imperdíveis! Se caber no vestido de cerimónia não é problema, mantém uma dieta regrada e reserva alguns dias para as exceções! O teu corpo vai voltar à normalidade mais rápido do que imaginas.