Músicas para uma cerimónia religiosa
Se vão casar pela igreja neste artigo damo-vos algumas sugestões das músicas tradicionais que devem colocar em cada momento. Uma cerimónia religiosa tem vários momentos que ficam mais especiais se forem acompanhadas pelas músicas mais indicadas.
Muitos casamentos religiosos são acompanhados por um coro de igreja que toca e canta temas religiosos. Por vezes estes coros já têm o seu próprio repertório, mas vocês também podem sugerir as músicas.
Neste tipo de cerimónia o tipo de música mais habitual é a clássica, mas existem muitos casais que optam por outro estilo, como o gospel, que também é de origem religiosa, ou como versões de pop rock mais atual. A única coisa que têm de ter em conta é que o padre tem de aprovar as músicas que vão passar na missa que ele vai celebrar.
Preparámo-vos algumas sugestões de músicas para colocarem em cada momento.
Músicos para casamento na igreja
A chegada dos convidados
Enquanto os convidados vão chegando e tomando os seus lugares na igreja, podem colocar uma música ambiente. Torna o momento mais solene e deste modo os vossos convidados também vão entrando no ambiente da cerimónia.
O ideal é que seja música instrumental, suave e alegre. A nossa sugestão para este momento são as músicas clássicas como a “Nessun Dorma" de Giacomo Puccini ou a “Für Eliss" de Beethoven. Se quiserem algo menos formal, podem optar pela “Entre dos Aguas” de Paco de Lucía ou o tema principal do filme “A Vida É Bela”.
Música de casamento para entrada do noivo
Muitos noivos entram na igreja como os convidados, outros preferem fazer uma entrada caminhando até ao altar de braço dado com a sua mãe. Para estes últimos sugerimos o “Concerto em D maior” de Vivaldi, “String Quartet n°62 em C maior” de Joseph Haydn ou num tom mais descontraído “Time to Say Goodbye” de Andrea Bocelli.
A entrada da noiva
Ainda que seja ao princípio, podemos arriscar dizer que este é o ponto mais alto da cerimónia. Para este momento tão esperado e especial, a música escolhida tem de ser igualmente especial. A mais comum é a “Avé Maria” de Schubert, a “Marcha Nupcial” de Félix Mendelssohn ou a “Canon en ré maior” de Pachebell.
Mas se não querem um lugar comum, podem escolher uma música mais moderna como “Just the Way You Are” de Bruno Mars ou “She” de Elvis Costello.
- Música para o casamento: como escolher a canção de cada momento
- Música para casamentos: 47 canções para o copo d'água
- 30 músicas imprescindíveis no vosso casamento
Entre leituras
Antes do evangelho ou entre as duas primeiras leituras litúrgicas, a música costuma ser de estilo sacra, mas podem pedir ao padre para colocar outra música. Um “Aleluia” costuma ser a escolha mais acertada, seja cantada pelo coro, a versão dos “Il Divo” ou a versão clássica de H. Purcell.
Outras opções são “Vesperae Solennes de Confessore” de Mozart ou “Gloria em dó maior” de Vivaldi.
Ritual do casamento
Este talvez seja o segundo ponto mais alto da cerimónia, o momento do casamento, em que os noivos dizem o “sim” e trocam as alianças. Neste ponto a música deve ser um instrumental para não interferir demasiado com as vozes do padre e dos noivos e com o que está a acontecer.
Podem colocar uma balada romântica que tenha algum significado para vocês, como, por exemplo, “Nothing at All” de Ronan Keating, “Your Song” de Ewan McGregor ou num tom mais clássico, “Adagio” do Concerto de Aranjuez.
Ofertório
Momento em que se reproduz a última ceia de Cristo e a partilha do pão (hóstias) e do vinho. Uma parte muito religiosa e que por isso sugerimos que seja acompanhada por música sacra como o clássico “Avé Maria” de Schubert que já mencionámos antes.
Santo
Também um momento muito religioso de oração tal como no ponto anterior, também sugerimos música sacra. “Missa de Hercules dux Ferraires Sanctus” de Joaquin des Prez ou “Requiem Sanctus” de Mozart.
Consagração
Tal como a palavra indica, é o momento em que se consagra realmente o matrimónio. Sugerimos “Arioso do Concerto em fá menor” de Bach ou “Adagio em sol menor” de Albinoni.
Paz
Esta é a parte da missa em que as pessoas se cumprimentam em representação da paz entre os homens. A nossa sugestão é uma música curta e alegre: Lascia Ch’io Pianga”.
Comunhão
Quando os crentes tomam as hóstias que representam o “corpo de Cristo” e depois se “recolhem” em silêncio. Para este momento sugerimos: “Panis Angelicus” de Franck, a banda sonora do filme francês “Les Choristes” ou “Ave Verum Corpus” de Mozart.
Assinatura do livro e sessão de fotos
Quando a cerimónia acaba, os noivos dirigem-se a uma sala com os seus padrinhos para assinarem o livro e depois seguem-se algumas fotos, enquanto os convidados começam a sair da igreja para esperarem a saída dos noivos.
É também o momento em que a situação começa a ser menos formal e aqui abre-se o leque de opções: “O Duo das Flores” de Delibes, “Por Ti Volare” de Andrea Bocelli ou “Alegria” de Circ du Soleil.
A saída dos noivos
O último ponto alto da cerimónia, mas desta vez muito menos formal. Momento de alegria em que as escolhas são muito variadas. Podem ir desde “I’m Kissing You” de Des’ree, passando por “More Than Words” dos Extremes e chegando ao “Halo” da Beyoncé. Para os casais mais formais, a tradicional “Marcha Nupcial” de Wagner.
Conseguimos te inspirar?