Noivas alérgicas: as flores que devem privilegiar e as que devem evitar
Para as noivas com alergias, a escolha do bouquet e da decoração floral pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Se é o teu caso, lê este artigo e descobre as flores mais e menos indicadas para adornar o teu dia C e look nupcial!
Quem é que não adora o encanto e delicadeza das flores? Seja para adornar um penteado de noiva, para compor um bouquet cheio de glamour ou para enfeitar os centros de mesa, as flores estabeleceram-se como um elemento imprescindível nos casamentos. No entanto, para as noivas que têm alergias, esta afirmação pode representar alguns problemas... Afinal, como é que podem desfrutar de um penteado apanhado com margaridas se estas a fizerem espirrar a cada segundo? Ou de um bouquet com girassóis e violetas que lhes deixe os olhos vermelhos e o rosto inchado? Felizmente, todos estes problemas têm soluções e hoje vamos falar das melhores formas de contorná-los. Se recebeste um anel de noivado e tens alergias às flores, segue os nossos conselhos!
As flores que deves evitar...
Tal como um vestido de noiva rendado, o bouquet é um dos elementos que as noivas tradicionais não dispensam para compor o seu look. No entanto, se a noiva em questão tiver alergia ao pólen, encontrar o ramo perfeito pode tornar-se um verdadeiro desafio. Se estás a viver este dilema na pele, começa por identificar as flores que não deves incluir no teu ramo e na decoração do enlace. Afinal, a última coisa que queres é começar a espirrar de forma incessante enquanto trocas as alianças de casamento...
- Girassóis: infelizmente, estas lindíssimas flores, que transbordam alegria e vitalidade, são também uma máquina de produção de pólen massiva. Afasta-te delas!
- Margaridas: se és o tipo de pessoa que começa a espirrar assim que chega março, já sabes que as margaridas não servem para ti...
- Crisântemos: sabemos que é uma flor fabulosa e cheia de textura mas... é também uma das que apresenta mais pólen visível! É preferível que uses ranúnculos.
- Jacintos: as suas tonalidades azuis, roxas e amareladas são fascinantes, mas têm alto teor de pólen. As hortênsias são um excelente substituto.
- Frésia: uma flor que apaixona pelo seu aspeto delicado, mas que deve ser evitado a todo o custo pelas noivas com alergias.
... e as tuas melhores aliadas!
Nem tudo são más notícias, cara noiva! Se queres adornar o teu penteado semi preso com flores naturais, apenas tens de saber quais são as espécies que não te provocarão uma crise alérgica. Se não queres sacrificar as flores verdadeiras no teu dia C, aposta em composições que tenham uma contagem baixa de pólen. Aqui ficam as nossas sugestões:
- Peónias: são uma das flores mais requisitadas do momento e têm uma baixa contagem de pólen.
- Hortênsias: para as que procuram dar um toque vintage ao ambiente, as hortênsias são uma excelente opção. A melhor parte? São pouco alergênicas!
- Tulipas: com pouquíssimo pólen, as tulipas são uma excelente opção para as noivas que procuram dar uma vibe minimalista e elegante ao dia C.
- Dálias: existem espécies de dálias pollen-free que podem dar toda a cor, textura e alegria que o teu visual - ou dia C, no geral - precisa!
- Suculentas: resistentes, modernas e originais, as suculentas são o grande hit do momento - e, claro está, uma das melhores apostas para noivas alérgicas!
- Orquídeas: sim, as orquídeas têm pólen mas, ao contrário do pólen comum, o seu é mais pegajoso e raramente transportado no ar. Concluindo, são seguras para noivas como tu!
- Ranúnculos: para as noivas que adoram as rosas e as peónias, mas que preferem algo menos perfumado, esta flor é um must!
Arranjos e ramos sem flores verdadeiras... why not?
E se até as peónias e as hortênsias te fazem lacrimejar - e não de felicidade... - talvez esteja na altura de pensar num plano b: um ramo com flores artificiais! Sabemos que, à primeira vista, esta não é a opção preferida das noivas, mas a verdade é que, atualmente, existem criações verdadeiramente belas e originais que merecem ser contempladas. Um bouquet de origami, por exemplo, pode ser ideal para conjugar com um vestido de noiva simples e minimal. Um ramo de joias e flores de cetim também é uma opção a considerar, sobretudo se pretendes luzir um visual romântico e requintado. E o que dizer aos bouquets temáticos, com conchas e búzios? Transforma esta "dificuldade" numa oportunidade para surpreender e nem vais dar pela falta das flores verdadeiras!
A considerar: o local e a estação do dia C
No meio de tanta pesquisa sobre as melhores espécies para o bouquet e para a decoração, é possível que te esqueças de contemplar o pormenor mais importante: a estação e o local onde celebrarás o teu enlace! Um casamento ao ar livre, na primavera ou no princípio do verão, quando as flores estão brotando e a erva recém cortada, pode criar o ambiente propício para que as tuas alergias se manifestem de forma descomedida. Por isso, se sofres bastante com as tuas alergias, é preferível que dês o nó num recinto fechado, de forma a que os espirros e a urticária não te surpreendam a caminho ao altar.
Não consegues deixar de pensar no bouquet perfeito para o teu vestido de noiva? Ou nas pequenas flores que adornarão o teu penteado com tranças? Então segue a nossa guia e encontra as espécies mais recomendadas para noivas com alergias. Caso tenhas alergias verdadeiramente severas, é recomendável que optes por flores artificiais e por casar num recinto interior, de forma a que nada interfira com a tua saúde. Afinal, num dia tão especial, a última coisa que queres é colocar o teu bem-estar em risco!