O casamento da Esther e do Ramón: totalmente handamade
Se és adepta dos DIY e pensas organizar um casamento em que faças as tuas próprias coisas, este é o artigo indicado para ti. Os noivos Esther e Ramón criaram um casamento totalmente handmade. Inspira-te.
A Esther e o Ramón casaram-se na quinta “La Garriga de Castelladral”, que fica situada a uma hora de Barcelona. Num espaço de pura natureza, pensaram em cada pormenor da decoração e fizeram tudo com as suas próprias mãos, o que fez do seu casamento uma festa muito especial. Dedicaram todo o seu amor, carinho e esforço, para que este dia fosse totalmente personalizado. Vejam as imagens e inspirem-se nelas, se também pretendem fazer um casamento DIY.
O look da Esther era composto pelo modelo de vestido Maya, de Rosa Clarà, com um cinto de pedraria. O bouquet era em tons cereja e framboesa, os sapatos do mesmo tom, eram da marca Jimmy Choo. O seu cabelo ia simplesmente apanhado, complementado com uma tiara de Swarovsky.
O noivo ia a combinar, com o laço, os suspensórios e a flor na lapela, do mesmo tom de vermelho dos sapatos e bouquet da noiva.
Bastidor porta-alianças
O porta-anéis era um bastidor, recordando os tempos das suas avós e da costura, hobbie da noiva. Estava bordado pela mesma, com os seus nomes e as palavras "para sempre".
Leques
Se o vosso casamento é no verão, nada melhor do que terem leques para oferecerem aos convidados, para aliviá-los do calor. Podem fazê-los vocês mesmos, existem vários modelos de desenhos que podem descarregar da internet e imprimir num papel grosso. Se imprimirem num papel normal, podem colá-los depois numa base mais grossa. A decoração também pode ser feita antes de imprimir ou depois. Os noivos que falamos neste artigo resolveram colocar a frase da famosa música dos Beatles, ‘All You Need Is Love’, a mesma que os acompanhou na saída da cerimónia.
Bolas de sabão
Em vez das típicas pétalas de rosas ou do arroz, que se lançam aos noivos à saída da cerimónia, porque não bolas de sabão? Criam um ambiente mágico e se o casamento tiver crianças, vai ser uma forma de os manter entretidos. Os recipientes das bolas de sabão podem ser decorados com os vossos nomes, com elementos de decoração similares ao do casamento ou com um logo, caso o tenham. Funcionarão também como recordação desse dia, que os vossos convidados podem levar para casa.
Quadros de ardósia
Colocar quadros em vários sítios do espaço do casamento, pode sair um pouco caro. Também estes quadros podem fazê-los vocês mesmos. Comprem pequenas tábuas de madeira com as várias medidas que desejarem, pintem-nas e depois apliquem-lhes a tinta de ardósia, que permite escrever. Em vez de escreverem com giz normal, que se pode apagar e borrar, usem marcadores de tinta líquida, não borram e saem facilmente com água. Escrevam as mesagens ou indicações que pretendam. Podem fazê-lo com a vossa própria letra e desenhar, caso tenham jeito para isso ou usar moldes com alguma tipografia bonita.
Mesa de assinaturas
Criem algo mais original que o típico livro branco de assinaturas. Por exemplo um livro que já tenha as vossas fotos e que os vossos amigos escrevam mensagens ao pé delas. Podem ter vários elementos decorativos para os vossos amigos fazerem colagens: selos, autocolantes, marcadores, clips, etc. Os nosso noivos colocaram as fotografias dos convidados numa corda, estes tiveram de encontrar a sua e colá-la no livro.
Mesa das lembranças
Se querem fazer uma homenagem aos vossos familiares ou amigos mais chegados, podem colocar numa mesa, em molduras, fotografias dos seus próprios casamentos ou de momentos importantes das suas vidas. Eles vão adorar e agradecer.
Seating plan
Numa escada de madeira rústica em forma de triângulo e decorado com vasos, foi onde a Esther e o Ramón resolveram colocar o seating plan.
Mesas
Visto que toda a decoração foi pormenorizadamente pensada e cuidada, para as mesas, os noivos optaram pela simplicidade. Os centros de mesa eram frascos de vidro de diferentes tamanhos sobre secções de troncos. Dentro tinham flores e algum elemento de sarapilheira. Juntando-lhes umas velas, criaram um ambiente ainda mais romântico.
Para identificar o número de cada mesa, usou-se o mesmo elemento dos porta-anéis, os bastidores. Bordados com cada número e com as diferentes cores do casamento: castanho, grená e verde menta.
Mesa para as crianças
No centro da mesa foram colocados pompons coloridos de lã e para as crianças se entreterem, lápis de cores e livros para colorir.
Lembranças para os convidados
Os noivos decidiram oferecer algo divertido aos convidados: um kit pós-farra, com ibuprofeno, pensos rápidos, rebuçados, chupa chupas, bolachas caseiras e uma foto polaroid dos noivos. Podem fazer vocês mesmos a embalagem, tal como fizeram os noivos, num simples saco de papel kraft, decorado ao vosso gosto.
O que acharam de todas estas manualidades? Vêm-se capazes de criar algo assim? Sentiram-se inspirados? Se têm jeito para estas coisas, aproveitem. O casamento vai-vos sair muito mais económico e ao mesmo tempo vai ser muito mais personalizado e os convidados irão apreciá-lo mais.
Lugar de celebração: La Garriga de Castelladral
Fotografia: Norma Grau