Ir para o conteúdo principal
Casamentos

O melhor lettering para os vossos convites de casamento personalizados e cheios de estilo

Os convites de casamento são considerados a porta de entrada para o vosso grande dia. Revelam o estilo do casamento e podem ser personalizados ao máximo, especialmente com o lettering. Querem saber mais? Explicamos tudo, junto com The Flower Journal.

Ainda sem os convites de casamento? 💌
Peça informação e preços de Convites a empresas próximas de si

Quem prepara um casamento sonha dizer "sim" da forma mais original possível. Cada pormenor da cerimónia deve transbordar o estilo do casal. A identidade visual estará no espaço escolhido, na decoração e, claro, nos elementos de papelaria do casamento. É neste último item que se encontram os convites e envelopes, o primeiro contacto dos convidados com o estilo do evento, e eles merecem atenção. Além do tipo de papel, do texto, das fotos ou dos desenhos, precisam ter em conta a caligrafia em cada palavra escrita, e personalizar as letras pode ser uma tarefa bem divertida. Casamentos.pt, em colaboração com The Flower Journal, explica como podem tornar o convite do casamento mais personalizado com a ajuda do lettering, uma técnica que envolve a caligrafia e criatividade. Vamos a isto?

Mikiki Event Designers

Lettering, o que é?

Trata-se de uma técnica para desenhar as letras de forma livre. A prática une a ilustração, o design e a escrita. Cada letra tem um próprio formato, mas não há uma maneira certa de desenhá-las e não é preciso imitar outras fontes que já existem. Eis aqui o seu trunfo: uma identidade totalmente personalizada para os envelopes e convites do casamento. O desenho das letras, as palavras manuscritas de uma forma mais rebuscada – consideradas muito elegantes para convites de casamento – são diferentes do lettering. Aqui, as letras são feitas de forma manual e requerem habilidade, mas não precisam ser perfeitas. Ter um conhecimento básico de caligrafia e tipografia ajudará, mas não se preocupem: com as dicas do Flower Journal ficará fácil fazer o lettering personalizado. Com canetas próprias ou pincel, a caligrafia torna-se mais rica, com mais variedade e os convites ficam personalizados, com a cara do casal e da proposta do dia C. Pode-se variar a espessura das linhas de cada letra, bem como adicionar elementos decorativos nas voltas (loops), o que faz com que seja uma técnica atrativa para quem admira esse tipo de trabalho e deseja ter isso impresso nos itens de papelaria do casamento.

Papel e canetas como material

O material usado para o lettering é bastante diversificado. As pessoas que têm como hobby ou já trabalharam com isso gostam de usar folhas de papel com a gramatura alta para que a peça pareça um cartão. O papel Cansan de 300g/m² é o ideal. Lápis de cor, giz de cera, canetas, canetinhas são os itens mais utilizados para o lettering feito à mão. Já os marcadores de texto são os mais procurados para deixar as palavras mais visíveis e com uma marca maior no papel, principalmente os que têm uma base de álcool que não corroem o papel ou transferem para o verso. A prática está tão famosa que as empresas especializadas em papelaria já fabricam canetas específicas chamadas de brush pens – ponta de pincel que facilita o modo de escrever. Com isso, o nome da técnica passou a ser chamada de brush lettering, por utilizar pinceis e canetas com a ponta maleável para o efeito de pintura e aquarela

Elementos do convite

Além de usar o lettering, podem acrescentar outros elementos visuais nos envelopes e nos convites. Ilustrações, desenhos aquarelados, o logo do casal... O importante é que todos eles dialoguem com o estilo das letras. Lembrem-se também de que o lettering não precisa estar presente em todo o texto do convite. Podem escolher apenas os nomes do casal (ou as iniciais), os nomes dos convidados, a data do casamento e/ou uma frase de amor. O essencial é pensar se a técnica combina com o tipo de casamento. Tenham em conta que o estilo do lettering esteja em harmonia com o local e o estilo da cerimónia.

Estilos de lettering: mãos à obra!

Os especialistas do The Flower Journal preparam um vídeo especial com técnicas para três estilos distintos de lettering: moderno, romântico e minimalista. Se apreciam embarcar no "Faça Você Mesmo" para que cada item do enlace tenha a vossa assinatura, essa é uma oportunidade imperdível para aprender!

Lettering em Casamentos.pt!

Os casais podem contactar fornecedores que prestam este tipo de serviço nos convites de papel e envelope e/ou nas caixas-convite que geralmente são encomendadas para os padrinhos e madrinhas. Temos no nosso portal algumas empresas que trabalham com a técnica do lettering e que vão, certamente, atender às vossas expectativas. Os convites carregam a identidade visual do grande dia. É a partir deles que os convidados se preparam para cada estilo de evento, então pensem com muito carinho

Como sempre ressaltamos a harmonia do conjunto, também é interessante levar esta técnica para os outros itens da papelaria. As etiquetas das lembrancinhas, ou as placas do enlace, podem ganhar muito com o lettering. Ressaltem o vosso estilo e tentem personalizar todos os detalhes que puderem. Este é o caminho para um casamento perfeito e com a essência dos dois!

Ainda sem os convites de casamento? 💌
Peça informação e preços de Convites a empresas próximas de si