Qual é, atualmente, o papel do pai da noiva?
Figura incontornável num dia tão especial como o do casamento, o papel do pai da noiva vai muito mais além do que a acompanhar até ao altar. Descobre qual é o seu papel e como pode desempenhá-lo na perfeição.
Poucas pessoas são mais importantes na vida de uma noiva do que o seu pai e, por isso, este assume um papel fundamental no dia em que subirás ao altar, radiante no teu vestido de noiva branco. A sua função é semelhante à da tua madrinha de casamento – que normalmente espera por ti no altar no seu deslumbrante vestido de cerimónia e serve como testemunha de casamento na maioria dos casos – ainda que o seu papel vá muito mais além de te acompanhar durante a cerimónia. Para os que possuem uma relação muito próxima, o pai é um dos grandes apoios emocionais e até financeiro, já que é comum suportar alguns gastos do casamento (como a decoração, convites de casamento, a festa do copo de água e/ou outros detalhes). Mas, além disso, que outras tarefas tem num dos dias mais especiais da vida da sua filha? Descobre tudo neste artigo!
Antes do dia: uma ajuda com os preparativos
Enquanto a tua mãe estará na fila da frente na hora de optares entre um vestido de noiva com renda ou minimalista, o teu pai poderá contribuir de outra forma para os preparativos. Pode participar nas tarefas a realizar, desde as reuniões com os fornecedores de casamento, até à preparação das vossas prendas de casamento originais para os convidados. É uma questão de combinarem, em casal, até onde querem que os pais se envolvam nos preparativos. Lembrem-se que, regra geral, os pais adoram sentir-se incluídos na fase dos preparativos e que a sua ajuda, seja no que for, vai dar-vos mais liberdade para se dedicarem a outras tarefas.
Acompanhar a noiva até ao altar
No momento em que vejas finalmente o teu penteado apanhado pronto, já adornado com o véu, também irás ver um pai emocionado à tua espera, para te levar até ao altar. Ele será o primeiro a ver-te vestida de noiva e aquele que se irá encarregar de te acalmar no caminho até à cerimónia. Antes de pisarem o corredor, devem entrar juntos – ele à direita e tu à esquerda – e caminhar seguros até ao altar, onde terás a tua cara-metade à espera. Se casam pela igreja, o protocolo manda que o pai entregue a noiva ao futuro esposo. Já nos casamentos pelo civil, mais descontraídos e sem protocolos, o pai poderá acompanhar um dos elementos até ao altar e sentar-se depois na fila da frente. Este é, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes do casamento, já que celebra um importante vínculo familiar.
Durante o copo de água: discurso e baile
Passada toda a emoção de trocarem as alianças de casamento e já durante o copo de água, o teu pai terá, uma vez mais, um papel fundamental em dois momentos-chave. Durante a festa, este não deve perder a oportunidade de dedicar umas palavras de sorte e felicidade aos recém-casados. Os pais mais emotivos e extrovertidos, poderão ainda mostrar a enorme felicidade que estão a sentir nesse momento, podendo mesmo vir a contar alguma história de infância que secretamente desejaste que ele não se lembrasse. Faz parte, e só mostra o enorme carinho e orgulho que tem em ti, por isso deixa-o expressar os seus sentimentos à vontade!
Pouco depois, chega o ansiado momento da abertura do baile. Uma vez terminada a primeira dança dos noivos, a dança da noiva com o seu pai é um dos momentos mais ternurentos e especiais da festa. Por isso mesmo, pensem em conjunto numa música especial e encham este momento de emoção! Talvez até seja boa ideia distribuir umas lágrimas de alegria nesta fase...
Um pouco de história para terminar
Sabes de onde vem a tradição do pai da noiva participar no casamento? Antigamente, era ele que se encarregada de todos os custos da celebração, desde o vestido, convites de casamento personalizados, decoração, local, entre outros. No então, hoje em dia, muitos casais optam por assumir todos os gastos com o casamento, de forma a poderem ter também um casamento personalizado e de acordo com o seu estilo. Por isso, o papel do pai da noiva deixou de ter tanta importância na concretização do casamento – mesmo que muitos decidam pagar o casamento na totalidade ou de forma parcial - para ter um foco mais sentimental, já que deverá ser um dos teus grandes apoios!
Sem dúvida de que o teu pai é uma das figuras principais do teu dia. Além disso, ele poderá ser uma grande ajuda em outros detalhes dos preparativos. Por exemplo, poderá ajudar-vos a escolher o melhor bolo de casamento ou, se é habilidoso, poderá fazer as vossas lembrancinhas de casamento. Mas, no fundo, o mais importante é que esteja ao teu lado no teu dia e ao longo da tua vida, apoiando-te acima de tudo. Não há nada mais importante do que ter os pais por perto, aproveita ao máximo o teu dia de casamento com eles.