O principezinho: as melhores frases para entenderem o vosso amor
“O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, é um clássico da literatura. Se procuram frases que vos ajudem a entender o vosso amor, venham descobrir as mais poéticas lições de amor do livro.
Quem nunca se inspirou na história do Principezinho? Este livro foi editado pela primeira vez em 1943 e, desde então, que se tornou num clássico instantâneo. Conta a história de um aviador que se despenha no deserto e conhece um rapaz que vive num distante asteroide, que partilha apenas com uma rosa.
É uma história sobre amor e solidão, mas também sobre cura e amizade. Um livro repleto de lições, considerado por muitos um manual de aprendizagens.
O que o Principezinho ensina sobre o amor?
No que toca ao amor, as aprendizagens são ainda mais significativas. De uma forma leve, simples e singela, o livro fala-nos que amar é permitir que o outro seja feliz, mesmo quando o caminho dele for diferente do nosso. É um sentimento que vem do desejo de se oferecer completamente, nas profundezas do coração. Por isso o amor nunca deve ser fonte de sofrimento. Amar é atribuir ao outro um lugar no nosso coração.
Frases do Principezinho para entenderem o vosso amor
Com tantas lições que envolve o livro, deixamos algumas frases, de certa forma marcantes, e que acreditamos que irá aportar muito valor a cada um de vocês, de forma olharem para o que vos une de outra forma. Ora vejam...
1. "Quando o mistério é demasiado grande, não nos atrevemos a desobedecer"
2 - “Mas, se tu me cativares, passamos a ter necessidade um do outro.”
Conquistar a cara-metade é uma tarefa que deve ser mantida ao longo de toda a vida e não só no início da relação. Embora um casamento saudável não deve basear-se em dependência, mas sim em respeito e amor, nesta frase, a necessidade é uma metáfora para vontade de estar com o outro.
3 - “Só se conhecem as coisas que se cativam.”
Numa relação longa, como um casamento, é preciso haver muita entrega. Só com um nível de entrega muito alto é que duas pessoas podem conhecer-se a 100% e a partir de aí construir uma relação sólida e cheia de cumplicidade.
4- “Tu serás para mim único no mundo. Eu sei para ti única no mundo.”
Quando se casa com a pessoa que mais se ama no mundo, é natural que só se tenha olhos para a alma gémea. Mas esse sentimento deve perdurar durante muito mais tempo, já que é esse fascínio um dos motores de um casamento de sucesso.
5- “Se vieres, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu vou começar a sentir-me feliz. Quanto mais se aproximar a hora, tanto mais feliz eu me sentirei.”
Um dos factores-chave numa relação a longo prazo é o entusiasmo em ver o outro e a admiração que se tem pela cara-metade. Assim, esse entusiasmo deve ser mantido e alimentado por muitos anos para que a relação seja duradoura.
6- “É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”
Não há prendas, nem grandes festas ou viagens que cheguem aos calcanhares de um amor verdadeiro. Mesmo que, à vossa volta, ninguém consiga ver o que vos une, vocês sabem o que sentem, porque o veem com o coração e não com os olhos.
7 - “Tornas-te responsável por tudo o que cativares.”
O amor é um sentimento muito forte que tem de ser alimentado e regado com regularidade. Não basta saber que a outra pessoa nos ama, há que, também, saber-se que se é responsável por aquele coração e nutri-lo, como se de um pássaro frágil se tratasse.
8 - “Mas os olhos são cegos. Tem de se procurar com o coração.”
Dizem que o amor é cego, mas referem-se apenas aos olhos quando usam essa expressão. Muitas vezes, o amor sente-se de tantas outras maneiras, pela pele, pelas acções e, principalmente, pelo coração, a maior bússola de relações.
9 - “Arriscamo-nos a chorar um pouco quando nos deixamos cativar...”
Ao amar outra pessoa é preciso baixar barreiras e permitir-se a ser vulnerável. É essa vulnerabilidade que mostra o nosso verdadeiro eu e permite ao outro amar-nos exactamente como somos.
Embora seja um livro pequenino, o principezinho, contém em si várias lições que podem transportar para a vossa relação e aplicá-las à maneira como se relacionam. Se a base do amor é a amizade, então este é o livro certo para lerem a dois.
Pode interessar: