O que a mãe da noiva pode (e não pode) fazer
A mãe da noiva tem um papel fundamental na fase dos preparativos. Mas quais são, exatamente, as coisas que ela pode (e não pode) fazer durante este período? Lê este artigo com a tua mamã e descubram a resposta!
Uma das maiores emoções de uma mãe é ver a sua filha casar-se. Como resultado, é normal que ela queira participar ativamente na fase dos preparativos e ajudar com todo o tipo de tarefas. Desde procurar ideias para os convites de casamento até encomendar as lembrancinhas de casamento, a figura da mãe pode ser fundamental para que a noiva se sinta auxiliada pela família. No entanto, às vezes, o seu envolvimento pode ultrapassar os limites e causar alguma tensão durante os preparativos… Para que tal não aconteça, preparamos uma lista de tarefas nas quais a mãe da noiva pode - ou não - participar. Antes de convidá-la para sondar vestidos de noiva contigo, sugere-lhe esta leitura:
-
PODE: ajudar-te a escolher o vestido
Este é uma das partes mais emocionantes dos preparativos, tanto para a noiva como para as suas acompanhantes. Por isso sim, a tua mãe pode e deve acompanhar-te na busca de daquele vestido de noiva com renda que tens idealizado desde que colocaste o anel de noivado na mão. A sua companhia vai fazer com que este momento seja ainda mais especial!
-
NÃO PODE: menosprezar o teu gosto pessoal
Se o que realmente queres é um vestido de noiva preto, então que assim seja. Por muito persuasivos que os argumentos da tua mãe possam ser, lembra-te (e lembra-lhe!) que és tu que vais subir ao altar. É de extrema importância que te sintas identificada e confortável com todo o visual.
-
PODE: contribuir financeiramente
Embora não seja obrigatório, é bastante comum que os pais dos noivos ajudem a cobrir alguns gastos do casamento. Cada mãe contribui na medida que lhe é permitido, podendo, por exemplo, responsabilizar-se pelo copo de água, ou por um elemento mais simples, como os convites de casamento personalizados que os noivos escolheram.
-
NÃO PODE: obrigar-vos a convidar certos parentes e amigos
O facto de que a tua mãe te ajude financeiramente com o casamento - ou que até o pague na totalidade -, não implica que possa transformá-lo na “sua festa”. Tios afastados, primos que nem conheces, amigos do trabalho do teu pai e respectivas esposas… Todas aquelas pessoas que não entram na vossa esfera de amigos/familiares não têm que ser convidadas. A lista de convidados deve ser feita pelos noivos, sem pressões externas.
-
PODE: ajudar-vos com a organização e trabalhos manuais
Organizar um casamento requer muito dedicação e coordenação. Se se apercebem que não têm tempo e/ou talento para lidar com certas tarefas, não duvidem em pedir assistência às pessoas de confiança. Isto inclui a tua mãe. Ela, mais que ninguém, vai ficar felicíssima por poder participar nos preparativos. Pede-lhe que te ajude a distribuir os familiares pelas mesas. Pede-lhe que te encomende aquelas lembrancinhas originais que te cativaram. E se ela tem jeito para as manualidades, não duvides em implicá-la na decoração do casamento! Desde ajudar-vos a fazer os convites de casamento ou a recortar flores de papel, as suas mãozinhas carinhosas podem salvar-vos nos momentos mais atribulados.
-
NÃO PODE: fazer-vos sentir (ainda mais) estressados
O dia C aproxima-se a passos largos e ainda têm muitas tarefas pendentes? A última coisa que precisam é de uma mãe estressada que vos faça sentir ainda mais nervosos! A mãe tem o dever de apoiar e acalmar os ânimos, não de "meter mais lenha na fogueira"...
-
PODE: ajudar-vos a resolver imprevistos
A mãe da noiva é uma das pessoas mais atentas e envolvidas na celebração. Deste modo, caso surjam imprevistos antes ou durante a cerimónia, conta com a sua ajuda para magicar um plano B. Se a tua mãe é particularmente ágil e eficiente - convenhamos: maioria é! -, não prescindas da sua sabedoria nos momentos mais conturbados.
-
NÃO PODE: tomar decisões sem consultar-vos
O outro lado da moeda. Por muito entendida que a tua mãe seja no mundo dos casamentos, ela tem de compreender, desde o momento zero, que a toma de decisões é responsabilidade vossa. Deem-lhe a oportunidade de opinar e expor alternativas, mas marquem esta linha com clareza: nada pode ser definido sem o vosso conhecimento e consentimento.
-
PODE (e DEVE): divertir-se imenso neste dia tão especial!
A tua mãe ajudou-te a escolher o vestido de noiva perfeito, esteve ao teu lado nos momentos mais estressantes e ainda encontrou força para ajudar-vos com a decoração do copo de água. Ela sorriu e chorou contigo. Escutou-te, amparou-te e fez os possíveis e impossíveis para que este dia fosse inesquecível. O que é que ela merece? Divertir-se à grande e ser homenageada! Dedica-lhe um discurso emotivo ou oferece-lhe uma prenda de casamento especial… de certeza que ela vai ficar comovida com o gesto!
Finalmente, da mesma forma que a tua mãe te ajudou com tantas etapas dos preparativos, dá-lhe uma mãozinha na busca de um vestido de cerimónia à sua altura! Como mãe da noiva, ela merece exibir um look de arrasar no dia C! Encontrem algumas sugestões para o vestido da mãe da noiva no nosso catálogo de vestidos de festa e deixem-se inspirar pelas últimas tendências!