Site de casamento: tudo o que devem (e não devem) incluir no vosso
Um site de casamento pode ser uma grande ajuda, tanto para os noivos como para os convidados. É fácil de aceder e a mensagem é transmitida a todos mais rapidamente. Se pensam fazer um, descubram neste artigo como organizá-lo da melhor forma!
As novas tecnologias oferecem-nos múltiplas ferramentas que nos podem ajudar a gerir e organizar a nossa rotina. E, no que diz respeito ao casamento, tal não é exceção, já que muitos casais optam por plataformas digitais para estarem mais próximos dos convidados. Em tudo isto, criar um site de casamento só traz vantagens, já que vos permitirá estar em permanente contacto com todos, enviar os convites de casamento ou pedir sugestões para a escolha da playlist da festa. Também é uma via de comunicação direta, para responder a dúvidas que possam surgir, relativamente aos vestidos de cerimónia mais indicados, à ementa escolhida ou à oferta de alojamento na zona do enlace, por exemplo. Ainda assim, e para que não se perca informação, é importante saberem exatamente o que devem e não devem incluir no vosso site. Agora que o vestido de noiva já está escolhido e que já têm mais informações sobre o local da festa, chegou o momento de meterem mãos à obra e criarem um site dedicado ao vosso grande dia!
O que incluir no vosso site de casamento
1. Informações básicas
Imprescindível. O vosso site deve ter, antes de tudo, informações sobre o local onde se vai realizar o casamento, os horários, as ementas que pensam servir e todos os pormenor que considerem importantes. Também é recomendável que tenham um espaço onde os convidados possam informar-vos sobre possíveis alergias, intolerâncias alimentares ou dietas específicas.
2. Informar se existe um dress code
Se decidiram casar na praia, ou escolheram um tema específico para o vosso casamento, é importante informarem os vossos convidados do dress code, caso também decidam ter um. Um casamento boho chic pede um estilo mais descontraído e campestre, enquanto que um enlace citadino, num hotel luxuoso, pede outfits mais formais e elegantes. Posto isto, quando definirem o ambiente do vosso dia, pensem se o look dos convidados fará toda a diferença. Se fizer, deixem essa informação bem clara no site, para que todos possam adequar o seu estilo ao que vocês pretendem.
3. Especificações para as redes sociais
O hashtag especial para o vosso casamento, as indicações de acesso à aplicação Wedshoots e por aí adiante... Todos os pormenores que dizem respeito às fotos ou vídeos do vosso casamento, devem ser especificadas no vosso website. Caso não queiram que os convidados façam e/ou partilhem fotos do grande dia, também convém que avisem.
4. Informação sobre os eventos relacionados com o casamento
É importante informarem os vossos convidados dos eventos para os quais todos tenham sido convidados. Por exemplo, se vão fazer uma pequena recepção no dia anterior, ou se há um aperitivo em casa dos noivos, devem especificá-lo no site, juntamente com hora e o local da reunião. Por outro lado, se vais ter damas de honor e queres organizar algo para que experimentem os seus vestidos de cerimónia curtos, cria um grupo restrito e não publiques qualquer informação relativamente a isso no vosso site de noivos.
5. Informações precisas para quem não conhece o local
Tanto para convidados estrangeiros como para os que não são da zona, aproveitem o site para colocar alguma informação sobre sítios a visitar, locais onde comer ou comprar algo de que necessitem. Além da informação exata do local da cerimónia ou do copo de água, é sempre simpático - e útil! - que compartam sugestões de salões de beleza especializados em penteado com tranças, lavandarias, costureiras e afins.
6. Proteger o site com password
Por motivos de confidencialidade, é importante criarem uma password para o vosso site, que devem fornecer apenas aos vossos convidados. Pode acontecer que o site tenha algumas informações que não queiram que se tornem públicas ou que estejam visíveis para quem conhecer a vossa URL. No Site de Casamento de casamentos.pt tal é possível, já que podem escolher a privacidade do vosso site de noivos. Sobretudo se publicarem alguma foto dos vossos convites de casamento personalizados, com informações precisas sobre o local do enlace, ou mesmo o NIB da vossa conta bancária é importante restringirem esta informação apenas a quem interessa.
O que não devem dizer (ou fazer)
1. Não disponibilizar contatos
O site não deve ser a vossa única forma de contacto, ou de confirmação de assistências. Ainda que queiram apostar em convites de casamento originais que se possam descarregar através do site, é importante disponibilizarem os vossos contatos telefónicos, para que os convidados possam entrar em contacto com vocês para confirmarem a sua assistência ou pela esclarecerem alguma dúvida mais facilmente.
2. Não usar uma linguagem clara e direta
Assegurem-se que não colocam siglas que não sejam entendidas por todos (e, no caso de usares, explica nalgum momento o que são) e, por outro lado, que o tipo de linguagem que usam no site é adequado para todos os que o visitam. Caso tenham estrangeiros entre os vossos convidados, é fundamental traduzirem ou terem uma versão no seu idioma ou em inglês, para que a informação não se perca. Eles, mais do que ninguém, irão precisar de toda a informação, desde a hora da cerimónia até ao estilo do casamento.
3. Incluir eventos que são exclusivos de alguns convidados
Se têm alguns eventos que, embora relacionados com o casamento, não são para todos os convidados, - como, por exemplo, a despedida de solteira, ou a festa de noivado, onde poderão mostrar a um núcleo mais reduzido o anel de compromisso - não incluam essa informação no site. Como podem imaginar, é deselegante para quem não tenha sido convidado.
4. Exagerar nas descrições
Fazer um breve resumo da vossa história de amor é suficiente, não é preciso escrever um romance - ainda que se sintam motivados para tal. O mesmo acontece com tudo o que colocarem no site. Quanto mais diretos forem relativamente ao que esperam dos vossos convidados no grande dia, melhor. Podem também colocar um cronograma da festa, para que estes se possam adaptar da melhor forma. Pode parecer que não, mas essa informação simples e concisa ajudará a todos.
5. Dar ordens
Se há coisas que pensam que os convidados deveriam ou não fazer, coloquem-no apenas como uma sugestão, e nunca como uma imposição. Não escrevam simplesmente “façam isto ou aquilo”, porque irá soar como uma ordem e fará com que se sintam pressionados pelo que os noivos querem. Apesar de para vocês o motivo ser muito claro, pode não ser para quem está a ler, assim que evitem ao máximo este tipo de linguagem para não criarem desentendimentos ou falhas de comunicação.
Agora que já reuniram toda a informação que precisam para triunfar, não deixem de personalizar o vosso site, para que todos sintam que esse é o vosso cantinho virtual do casamento. Há espaço para tudo, desde os tópicos gerais a publicações sobre pequenos detalhes da festa, como pode ser o estilo do bolo de casamento ou uma foto do anel de noivado com uma legenda a recordar a vossa felicidade e quantos dias faltam para estarem todos juntos. Além de ser uma boa forma para manter a todos informados, aproxima-vos de todos e será útil para outro tipo de comunicados, ou mesmo para o agradecimento a todos pela sua presença no vosso dia.