O que é o save the date? Devo fazê-lo?
Vocês já escolheram a data e alguns detalhes do vosso dia mas, ainda não enviaram os convites? Parem tudo! Prontos para descobrir os save the date? Está na hora de descobrir a forma mais eficaz de notificar os vossos convidados.
Já têm a data marcada, mas ainda não enviaram os convites de casamento? Passo a passo, o save the date chega para conquistar o coração dos noivos e convidados, daqueles que adoram uma célebre reunião de amigos aos que não perdem uma grande e especial comemoração, como é o caso do casamento! Práticos, giros e divertidos, os save the date têm vindo a conquistar o seu espaço no panorama nupcial, e há inúmeras razões para que nunca os dispenses!
Querem descobrir tudo sobre esta tendência que chegou para ficar? Se já pensaram na decoração e no vosso bolo de casamento, então não percam este artigo. Vamos contar-vos tudo o que devem saber sobre o save the date!
- 1. O que é o Save the date?
- 2. Quando enviar?
- 3. Rápido e prático!
- 4. Uma primeira abordagem
- 5. Como fazer o Save the date?
1. O que é o Save the date?
Trata-se de um pré aviso do vosso convite e de uma forma de os convidados mais ansiosos marcarem a data na sua agenda. À pergunta “Para que vou enviar um save the date uma vez que já existe convite?” a resposta é simples.
Tal como o nome indica, save the date significa salvar a data! E o que quer isto dizer na prática? Que se tratam de pequenos cartõezinhos – que não pedem tantos detalhes quanto os convites nem precisam de ser tão formais - que podem enviar aos vossos convidados antes de fazer os convites de casamento para que eles não marquem nenhum compromisso nessa mesma data!
2. Quando enviar?
Por terem uma função muito importante no vosso casamento – a de avisar, antes do convite oficial, a data do evento! – assim que começaram a produzir os vossos convites de casamento originais (o que, geralmente, demora algum tempo) podem e devem enviar de imediato os save the date! Assim, os vossos convidados serão avisados de forma moderna e muito estilosa de qual será a data do vosso casamento!
Desta forma, não só as convidadas terão mais tempo para comprar ou alugar os vestidos de cerimónia como, caso tenham convidados que residam no estrangeiro e/ou precisem de marcar férias para comparecer neste dia tão especial, terão tempo de o fazer e de comprar passagens aéreas com muito mais calma e antecedência!
3. Rápido e prático!
Por se tratar de uma forma mais divertida e informal de avisar os vossos entes queridos, o save the date pode ser enviado por email ou pelas redes sociais, sendo perfeito para os noivos eco friendly e preocupados com a sua pegada ecológica! Os convidados vão ser notificados na hora e vocês nem precisaram de sair de casa… mas é claro que os que não estejam sempre ligados à internet vão adorar receber um save the date impresso no correio, para que depois possam também entregar-lhes em mão os convites de casamento personalizados
4. Uma primeira abordagem
Lembrem-se sempre, o save the date vai ser o primeiro contacto que os vossos convidados vão ter com o vosso casamento, muito antes de verem o convite ou o teu anel de noivado na mão. Por isso, e como já referimos que obedece a um design minimalista e descomplicado, é importante que em poucas linhas ele consiga refletir o estilo do vosso enlace. Um papel fino, números e caligrafia antiga e cores sóbrias para um casamento clássico e mais formal e um save the date rústico se vão casar-se no exterior!
5. Como fazer o Save the Date?
O save the date pode ser feito e várias formas, e embora muitos noivos confiem esse passo a um profissional como um designer, podem ambos meter mãos à obra para enviar o documento o mais rápido possível. Normalmente, quase todas têm uma fotografia dos noivos ou uma imagem que transmita o seu estilo, informações básicas como o seu nome, data e cidade onde se irá celebrar a cerimónia e, se quiserem, incluam também o website do vosso casamento!
Já receberam algum save the date? Se já encontraste o teu vestido de noiva perfeito e estavam apenas em busca de inspirações, vale a pena pensar nestes pormenores. E embora ele possa ser feito para qualquer tipo de cerimónia, continua a ser mais usual para os eventos fora da cidade ou mesmo do país dos noivos – os chamados destination weddings – em que os convidados precisam de mais tempo para se organizar e comprar os seus vestidos de cerimónia. O que achas desta tendência?