O que fazer ao bouquet depois do casamento?
Visto como o acessório principal de um look de noiva, o ramo é também o elemento que lhe dá esse toque final de encanto e sofisticação. Mas, depois do grande dia, qual deverá ser o teu destino? Inspira-te com as nossas sugestões!
O ramo: esse elemento tão importante, que realça qualquer vestido de noiva e lhe dá um encanto especial! O bouquet é um espelho do teu estilo, as suas flores estão, por norma, repletas de significado e podem ainda servir para enfeitar outros elementos do look nupcial, tais como o teu penteado de noiva ou boutonnière do noivo. A sua escolha nunca é fácil e, tal como os teus convites de casamento ou outros detalhes da decoração, este deve ser feito à tua medida, refletindo exatamente a tua personalidade e encaixando como uma luva no tipo de casamento que decidiste viver.
Não temos dúvidas de que o bouquet de noiva é um acessório que está associado a várias tradições e que incorpora em cada flor, memórias do dia mais especial do teu casamento. Por isso mesmo, passado o dia do casamento, há que dar-lhe o destino que consideres mais apropriado, sobretudo se escolheste um ramo de flores naturais. Apesar da sua beleza e naturalidade, as flores não duram para sempre e não irás poder conservá-lo intacto e exatamente igual para sempre. Já pensaste no que vais fazer ao ramo depois do teu dia de casamento? Nós damos-te algumas ideias!
Lançamento
O lançamento do ramo às solteiras é uma das tradições de casamento mais antigas e um dos pontos altos da festa. Por mais alternativa que sejas e tenhas escolhido um vestido de noiva com renda para o teu casamento boho chic ao ar livre, todos os teus convidados estarão à espera deste momento. Muitas noivas optam por fazer uma réplica do ramo original para atirar e guardam o seu para si, mas, se este não é o teu objetivo, esta pode ser a forma mais simbólica de te desfazeres do teu bouquet. Podes guardar uma das suas flores ou elemento decorativo para recordação.
Oferece-o a alguém
Pensa naquela pessoa muito especial, que te acompanhou nas provas do teu vestido, te ajudou com os vestidos de gala compridos das tuas damas e que esteve sempre lá, a apoiar-te em todos os momentos da tua vida e dos teus preparativos. Definitivamente, essa pessoa merece receber o teu ramo. Além desta opção, podes oferecer o ramo a um familiar próximo, à tua madrinha de casamento ou à tua melhor amiga. De certeza que será algo que ela nunca irão esquecer.
Homenagem a alguém especial
Há quem prefira deixar o seu bouquet na campa de um ente querido que faleceu, prestando-lhe, assim, uma homenagem muito especial. Esta é uma forma muito bonita de manteres viva a presença de alguém que já partiu e que querias muito que estivesse no teu dia. Caso não queiras deixar todo o ramo, podes separar apenas uma flor. Além de todas as homenagens que decidas fazer no teu dia aos que já não estão, esta última será, certamente, uma das mais especiais de todas.
Faz uma oferenda
Muito presente em Portugal, esta tradição consiste em oferecer o ramo à Nossa Senhora, como forma de expressar a devoção da noiva e de agradecer o casamento. Escolheste um vestido de noiva Rosa Clará, em corte princesa, para o teu dia e os únicos penteados que te apaixonam são os penteados apanhados? Então certamente és uma noiva clássica e entendes que o casamento deve ser celebrado pela igreja. Esta opção é uma excelente ideia para depois do grande dia.
Se o queres conservar...
Conservar o bouquet com laca faz com que este dure, pelo menos, cerca de dois anos (também podem perguntar à vossa florista se sabe de algum truque especial para o efeito). Outra opção, passa por secares as flores do bouquet e prensá-las, fazendo depois, um quadro que podes colocar em exposição numa das paredes de casa, por exemplo. Podes igualmente mandar desidratar o ramo numa empresa especializada, sendo que, deste modo, mantém um certo volume.
Além disso, podes também retirar as pétalas das flores, secá-las e guardá-las num frasco ou jarra - obtendo um efeito semelhante ao do pot pourri - ou guardar essas mesmas pétalas numa bola de natal transparente. E porque não guardar apenas algumas pequenas flores e fazer uma joia com resina? Assim poderias usar o teu bouquet sempre que quisesses e, além disso, ainda poderias atirá-lo às tuas amigas depois de lhe subtraíres uma flor ou duas.
Como viste, ideias para o teu ramo de noiva não faltam. Agora só falta decidires o que queres fazer! Após fazerem os convites de casamento, é hora de ultimar todos os detalhes, tais como a escolha do bolo de casamento ou alianças. Já decidiste o que irás fazer ao teu bouquet depois do grande dia? Partilha tudo connosco!