O que não pode faltar no teu casamento ecológico
A sustentabilidade caminha lado a lado com um estilo de vida mais consciente e equilibrado. Se são adeptos do verdadeiro slow living em comunhão com a natureza, faz todo o sentido transportá-lo para o vosso casamento! Não percam as melhores dicas.
A sustentabilidade é cada vez mais um assunto do dia. Sempre que participamos num grande evento, devemos consciencializar-nos de todos os recursos que isso implica. A água, a luz, a energia, a alimentação, o combustível, o impacto para a biodiversidade local e, acima de tudo, o desperdício. Se são pessoas conscientes dos tempos que vivemos, o nosso apelo deve chegar em jeito de conselho e informação. Queremos que tomem as melhores decisões para o grande dia, e isso implica agirem em conformidade com medidas mais sustentáveis. Vamos ver de que forma podemos aplicá-las ao vosso casamento?
Sê consciente com os serviços que contratas
Great minds think alike! E se querem que o vosso casamento reflita os valores mais importantes que partilham, o primeiro passo é aliarem-se a pessoas com as quais se identificam. Seja na logística, no design ou no aproveitamento de recursos, escolham sempre profissionais que tenham uma consciência ambiental sempre presente na forma como trabalham.
Pedido de casamento sustentável? Yes, please!
Porque nem tudo o que é novo e feito com materiais ecológicos é o maior amigo do ambiente, convidamos-te a conhecer os diversos serviços que existem para conceber as vossas próprias alianças e anel de noivado! Uma abordagem vintage pode significar que a tua cara metade pode ser pedida em casamento com um anel antigo, que foi reciclado para dar forma à vossa mais recente demonstração de amor. Podem também fazer esta peça do zero, passando por uma experiência de tipo workshop.
Uma lista de convidados diminuta
…especialmente quando alguns têm de voar para estar presentes no vosso casamento. Quanto mais pessoas, mais difícil será manter um compromisso com a responsabilidade. E com os mini weddings cada vez mais a ganhar protagonismo, faz todo o sentido manter este dia restrito a um mínimo de convidados, diminuindo também desta forma a pegada ecológica.
A começar pelos convites
À medida que os fornecedores se tornam ecologicamente mais conscientes, também o produto que comercializam se adapta para dar resposta a tudo o que o ambiente merece. Nos convites, escolham quem imprime em papel reciclado ou use retalhos de outros materiais. Existem também materiais que contêm sementes, podendo depois ser plantados! Em alternativa, podem sempre optar pela papelaria digital, que notifica todos os convidados sem que seja necessário um elemento físico, como o papel.
Escolhe um local que dê prioridade à sustentabilidade
Recipientes e palhinhas reutilizáveis, saquetas de chá de metal e um stock de mobiliário que permita o aluguer e evite o desperdício. Todos os fornecedores são importantes na trajetória e um dos que mais relevo tem é a quinta ou espaço onde decidem celebrar. Atenção também à política de reaproveitamento. O desperdício é um dos problemas que mais se verifica em casamentos, não só com o excedente alimentar, como com a decoração e acessórios. Não se esqueçam de garantir que todas as sobras terão um destino, atempadamente.
Celebra lá fora
Ponderem trocar alianças num outdoor space para o qual apenas precisem de iluminação para brilhar! Celebrem em comunhão com a natureza e aproveitem tudo o que ela vos dá, desde zonas verdes e flores, aos cenários mais idílicos que servem de inspiração para construir a vossa história. E lembra-te que a luz natural vai resultar em lindíssimas fotografias!
Lembranças conscientes
Em vez de oferecer objetos decorativos ou itens que não tenham assim tanta utilidade aos vossos convidados, pensem em formas sustentáveis de os presentear. Podem dar potes com sementes para plantar pequenas árvores ou flores, items reciclados ou provenientes de comércio justo e sustentável.
O casamento deve se um reflexo vosso como casal, da vossa história e valores! Se primam por uma conduta sustentável e eco-friendly no dia a dia, não faz sentido não o adaptar ao casamento! E se já estão familiarizados com a maioria destas práticas, basta que o apliquem em larga escala, tornando o casamento ainda mais especial! Porque é possível desfrutar de um dia único, junto das pessoas mais divertidas, enquanto respeitam o planeta e todos os seus recursos!