O que nunca ninguém te disse sobre a escolha dos acessórios
Os acessórios que se escolhem podem definir o estilo e até o visual de quem os usa. Apesar do seu reduzido tamanho, a sua escolha pode ser mais complexa do que parece à primeira vista.
Escolher os acessórios para um determinado visual é uma tarefa que se deve realizar com carinho, atenção e paciência. Se é verdade que é imprescindível ter em conta a personalidade e estilo próprio, também tem a sua importância seguir as tendências e, por fim mas possivelmente mais importante, a conjugação dos acessórios entre si pode ter um efeito determinante para o sucesso de um visual.
Porque em casamentos.pt queremos que estejas sempre perfeita e confiante das tuas escolhas, vamos fazer-te uma pequena lista dos erros mais frequentes na escolha dos acessórios.
1. O tamanho dos brincos
Como se trata de uma festa, é natural que queiras aproveitar para colocar algo mais vistoso e que se destaque pela sua originalidade. No entanto, não te esqueças de ter em conta a forma da cara, o penteado e o tipo de decote do vestido. Há certos detalhes que implicam o uso de brincos mais pequenos. Por outro lado, se é nos brincos que queres depositar o foco do teu visual, podes exagerar um pouco. No entanto, para o visual de noiva talvez não seja o mais apropriado.
2. Deixar o vestido para segundo plano
O vestido tem de ter o papel principal. Apesar de os acessórios serem fundamentais na definição do estilo, não devem ser o mais importante. Lembra-te que as pessoas perguntam “como era o vestido?” e não “como era o colar?”. Por isso, compra os acessórios em função do vestido e não o contrário.
3. Ter os sapatos antes do vestido
Podes apaixonar-te por uns sapatos maravilhosos, mas compra-os apenas depois de teres escolhido o vestido. Caso contrário, corres o risco de ficares com uns sapatos fantásticos guardados porque afinal não ficavam bem com o vestido. Da altura ao estilo, os sapatos, apesar de poderem contrastar, têm de estar em harmonia com o vestido.
4. Desconsiderar cores e padrões
Tal como acontece com os sapatos, nos restantes acessórios também pode haver algumas cores contrastantes, no entanto há que respeitar o estilo e não fazer misturas perigosas. Se tiveres uma peça com padrões, por exemplo, convém que as restantes sejam mais lisas para não haver demasiada informação visual.
5. Desconsiderar o tom de pele
Como temos já falado, há peles “quentes” e peles “frias”, sendo que as primeiras ficam melhor com tons de dourado e as segundas com tons prateados. Tem isso em consideração quando fores escolher as tuas joias. Terás o sucesso assegurado!
6. Combinar cintos com decotes nas costas
Um decote nas costas é, por si só, um detalhe bastante chamativo. Os cintos também o são. Se usares os dois ao mesmo tempo, parece que vão ter de competir entre si pelo protagonismo do visual. O melhor é optar por um elemento que seja o principal e escolher os outros que o complementem, não que entrem em competição.
7. Não pensar no futuro
Não é tanto uma questão de estilo, trata-se mais de saber se os acessórios, especialmente joias, que comprares para o teu casamento podem ser usadas noutras ocasiões (mesmo especiais). Comprares algo que só vais poder usar uma vez na vida pode ser uma decisão que se limite ao vestido de noiva.
8. Esquecer a própria personalidade
Tenta levar algo com que te sintas única. Uma peça que sintas que te define, podendo esta ser mais ou menos discreta. Pode ser um acessório no teu inconfundível cabelo, uns brincos que sabes que são a tua cara ou até uma pulseira com um valor sentimental especial. Nem sempre a moda está de acordo com o teu gosto, mas esse é o que deves ter em maior consideração porque se trata do teu dia!