Ir para o conteúdo principal
Casamentos

O que têm de ter pronto um ano antes do casamento

Preparar um casamento não é fácil e dá muito trabalho, assim que há que organizar tudo com alguma antecedência. Vamos dizer-te o que é que tens de ter pronto um ano antes do enlace.

Lapela Fotografia

Um dia decidem casar-se e quando dão por vocês estão no meio de mil e uma coisas para fazer e preparar. Mas não se preocupem, que nós estamos aqui para vos ajudar e aconselhar. O ideal é prepararem um calendário onde apontem as tarefas, deste modo terão uma melhor noção do tempo. Nós vamo-vos dizer quais destas tarefas têm de estar prontas um ano antes do grande dia.

  • A primeira coisa a pensar é a data. Têm de escolher uma data que agrade aos dois. Para ser mais fácil podem começar por escolher a estação do ano, depois o mês e finalmente o dia. Escolham cerca de 3 datas diferentes, para terem alguma margem, no caso de não haver disponibilidade na igreja ou no local do copo-de-água.
  • A segunda coisa a decidir é se querem um casamento religioso ou civil. Se quiserem ter um casamento religioso não esperem muito para marcar o dia na igreja, porque há igrejas muito solicitadas, principalmente na primavera e no verão.
  • Devem preparar os papéis do casamento com antecedência, mas nunca com mais de 9 meses de antecedência, porque esse é o seu prazo de validade.
  • Reservar o local onde se fará o copo-de-água. Assim que saibam onde querem fazer o copo de água, façam a reserva. Principalmente se querem casar nos meses de Julho, Agosto e Setembro, pois são meses em que estes locais ficam ocupados rapidamente.
  • Mais ou menos nove meses antes do casamento, a noiva também deve começar a procurar o seu vestido, pois terá de fazer várias provas e assim poderá fazê-las com tempo e calma.

Se tiverem disponibilidade poderão começar a preparar outras coisas, afinal quanto mais depressa prepararem tudo, melhor. Evitam andar a correr e stressados à última da hora. Se não tiverem tempo, pelo menos preparem estas cinco coisas, são as fundamentais.