Síndrome bridezilla: o que é e como o deves evitar
Sabemos que organizar um casamento tem o seu grau de dificuldade, mas é preciso saber manter a calma. Sentes-te mais nervosa que nunca e tudo te irrita? Podes sofrer da síndrome bridezilla. Aprende a controlá-la com as nossas dicas.
Há momentos complicados na vida de uma noiva! O stress com os preparativos, a busca desenfreada pelo vestido de noiva perfeito, ter de acordar com o noivo a cor e o estilo dos convites de casamento e até ter de escolher um (económico) modelo de vestido de cerimónia que seja agrade todas as damas de honor... Sim, sabemos que nem tudo é perfeito e que muitas vezes os nervos falam mais alto, destruindo em poucos minutos todos os exercícios de meditação e paciência que aprendeste nas aulas de yoga.Chamamos a estes acessos de nervos descontrolados, daqueles que estão à flor da pele e se revelam nas situações mais inesperadas, síndrome Bridezilla.
Aqueles momentos em que tudo sai ao contrário e é um drama descomunal, aqueles em que choras por tudo e por nada, aqueles em que gritas com o teu noivo só porque ele respira... Estes são os sintomas de que estás afetada por esta síndrome, que afeta quase todas as noivas na época dos preparativos. Calma, tu não és. Concentração, dedicação, pragmatismo e autocontrole são os teus grandes aliados para evitar este estado extremo de stress, além de algumas dicas que te deixamos aqui.
Cria uma checklist e establece prazos
Estabelece prioridades e cria uma lista com todas as tarefas a realizar antes do casamento. Começa pelas mais importantes – a escolha do local, data e fotógrafo. Se te apaixonaste por um vestido de noiva Rosa Clará e sai um pouco fora do teu orçamento, não desesperes logo e espera pela época de saldos, talvez consigas comprá-lo a um preço mais em conta. O mesmo se decidiram ter uns convites de casamento personalizados: quanto mais rápido começarem a ver fornecedores ou ideais para fazer em casa, mais facilmente poderás gerir imprevistos e estar tranquila.
Estipula um orçamento
É importante sonhar sem tirar os pés da terra. É recomendável estipular um orçamento desde o início e começar a ver ideias e inspirações depois. Tentem seguir à risca o vosso orçamento, deixando espaço para algum capricho, como aquele vestido de noiva com renda que te apaixonou ou para um exclusivo penteado apanhado. É importante definir custos para não terem surpresas desagradáveis ou sentirem que não podem pagar todos os serviços do vosso grande dia devido a uma má gestão.
Este é, sem dúvida, um dos principais motivos que deixam a noiva à beira de um ataque de nervos.
Vocês têm a última palavra
Não cometas o erro de permitir que todos opinem sobre o vosso dia. Mesmo que sejam os vossos pais a pagar, é importante estipular limites e explicar-lhes que o dia é vosso e que há coisas que devem ser pensadas de acordo com o vosso estilo e personalidade. O mesmo se aplica às amigas da noiva ou do noivo. Deves incluí-las na prova do vestido, tal como permitir que opinem sobre um penteado fácil ou um penteado mais rebuscado, mas não te deixes levar apenas pela sua opinião. Ouve-as com atenção, mas avalia sempre de acordo com as tuas preferências. Poderás ter um ataque de nervos quando perceberes que as coisas não estão a teu gosto.
Esclarece todas as dúvidas... sempre
Regra importantíssima: deves ler todos os contratos com atenção antes de assinar o que quer que seja. Regra número dois: esclarecer todas as dúvidas com os fornecedores, as vezes que forem precisas. É importante que nada fique por definir e que tenhas a certeza de que tudo será como acordaram. Esta é a melhor forma de evitar mal-entendidos.
Ouve a tua cara-metade
O casamento é dos dois, por isso tens de ouvir as ideias e opiniões do noivo. Muitas vezes, tudo é uma bola de neve em que a noiva não ouve o noivo, afastando-se inconscientemente e estressando por ficar a cargo de todos os temas do casamento. Isto pode soltar a bridezilla que há em ti, ainda que tudo possa ter começado com a tua empolgação extrema... Já pensaste se isso aconteceu alguma vez? A opinião do noivo é fundamental para que ele também se sinta identificado e incluído num dia que será o vosso. Por isso recomendamos que a organização seja a feita a dois, e que haja constante diálogo.
Prevê imprevistos
Imagina que o teu bolo de casamento original afinal é igual a outro que viste num casamento a que foste. Imagina que as alianças de casamento demoram mais do que o previsto a estarem prontas. Imagina que algo falha na decoração. Sim, imprevistos podem surgir e podem descontrolar todo o plano. Sê pragmática antes de tudo e descomplica. Além de que noiva organizada vale por duas, arranja um plano B para tudo o que possa surgir e que não podes controlar: se chove no grande dia, se os convidados falham à última da hora, etc. Prepara-te psicologicamente para possíveis cenários antes de perderes o controle total da situação.
Inspira, expira, não pira
Sentir stress é normal, mas tenta abstrair-te e arranjar formas saudáveis de descarregar emoções e energias negativas antes de gritar com o mundo. Desporto ou aulas de yoga podem ser a chave de todos os problemas, já que são excelentes formas de canalizar a energia. Tenta não ser mono temática e abstrai-te um pouco dos preparativos, sobretudo quando estás com as tuas amigas. Sabemos que é importante para ti, mas não deixes que se transforme numa obsessão.
Depois de tudo o que leste, identificas essa Godzilla nupcial que levas dentro? Mesmo que te consideres uma pessoa calma e que estejas tranquila com os preparativos, tudo pode mudar de um momento para o outro, até nos mais pequenos detalhes (como o bolo de casamento ou algum imprevisto relacionado com as lembrancinhas de casamento que encomendaste na internet...) Em todas as situações, é importante manter a calma e descomplicar. Afinal, o casamento deve ser um dos dias mais felizes da tua vida!