Organização do casamento: 5 coisas que inquietam o noivo
Talvez não seja demasiado evidente, mas a verdade é que o noivo também se apoquenta bastante durante os preparativos. Queres saber quais são os principais motivos? Deixamos-te os 5 mais comuns, descobre-os.
Pode parecer que o momento mais estressante do noivo antes de chegar ao altar é o dia em que oferece o anel de noivado à sua cara-metade. Mas a verdade é que o nervosismo acompanha-o durante todos os preparativos e pelas mais variadas razões. Ainda que não mostre a mesma exaltação que tu na hora de escolher os convites de casamento perfeitos ou os sabores do bolo de casamento, é seguro admitir que ele está igualmente entusiasmado... e preocupado! Mesmo que, aparentemente, o teu noivo tenha uma atitude mais serena - roçando até o desinteresse -, ele não é de ferro e, eventualmente, as emoções vão falar mais alto. Gostavas de saber quais são as coisas que podem tirá-lo do sério? Então não deixes de ler as próximas linhas!
1. Preocupações com o orçamento
Pode custar-lhe mais a ele do que a ti ultrapassar o orçamento com pequenos detalhes que, na tua opinião, farão toda a diferença. Enquanto tu estás atenta a todas as novidades que surgem no mundo nupcial - das melhores ideias para convites de casamento à decoração - o noivo não está tão atualizado, o que fará com que não compreenda a tua súbita urgência de escolher outros arranjos florais ou lembrancinhas. Para que tudo corra bem, e de forma justa e equilibrada para ambos, inclui o noivo nos preparativos e mostra-lhe todas as tuas ideias e fontes de inspiração. Juntos vão conseguir definir quais são as prioridades do vosso dia e quais são os pormenores de que podem prescindir.
2. Dificuldade em expressar o que sente
Às vezes, os noivos têm alguma dificuldade em expressar o que sentem. Por dentro, estão a vibrar com o casamento e por fora, esboçam um leve sorriso quando lhe mostras ideias de prendas de casamento originais para os convidados. Isso pode gerar desentendimentos, criar alguma confusão e fazer com que se retraia ainda mais. Não o pressiones nem lhe digas que ele não se interessa pelo casamento. Arranja sim outra estratégia, sobretudo se pressentir que ele está retraído. Mostra-lhe as tuas ideias, pergunta-lhe se pode realizar esta ou aquela tarefa e envolve-o em todas as decisões. Não é que não queira cooperar; o mais provável é que se sinta perdido e sem noção do que pode fazer. Desperta nele interesse e verás como se sentirá super à vontade nos preparativos!
3. Pressão para corresponder às expectativas
Primeiro, a pressão de corresponder às tuas expectativas, do que esperas dele durante os preparativos e no dia do casamento. Depois, a pressão de não desiludir a família em nenhum momento, seja durante a organização do enlace o durante a celebração. E por fim, a pressão de não desiludir os convidados, por não conseguir dar a devida atenção a todos ou garantir o seu conforto. São sentimentos difíceis de controlar porque, tal como tu, o noivo também que que tudo corra bem desde o momento em que colocam as alianças de casamento até à última música do baile. Conversem abertamente sobre estes temas, de certeza que tu também sentes o mesmo e assim poderão acalmar-se um ao outro!
4. Ter de escolher os groomsmen e/ou padrinho
A tendência atual de ter groomsmen e bridesmaids foi importada dos Estados Unidos e, em Portugal, está a fazer cada vez mais furor. Se vocês decidiram ter este elemento "moderno" no vosso dia C, é bastante provável que, sobretudo para o noivo, seja imensamente difícil escolher os amigos que receberão esta honra. Do mesmo modo, escolher os padrinhos de casamento pode revelar-se uma dor de cabeça, já que pode causar "atritos" entre as famílias e grupos de amigos. O nosso conselho? Não pressiones o noivo a tomar decisões com que não se sinta cómodo e tenta apoiá-lo. Afinal, o mais provável é que tu também acabes por debater-te com os mesmos dilemas!
5. Dificuldade em ser o centro das atenções
No dia do casamento, as atenções voltam-se para o casal e, por mais que não queira, o noivo também será uma figura de destaque. Na cerimónia, quando entrarem no copo de água, no momento de cortarem o vosso bolo de casamento original ou na tão temida abertura do baile... já para não falar do discurso ou da leitura dos votos, algo que para os mais tímidos pode representar um verdadeiro quebra-cabeças! Nestas circunstâncias, o mais importante é relaxarem e apoiarem-se um no outro. É o vosso dia e a felicidade e amor que mostrarem irá fazer com que se acalmem mutuamente.
Revelados algumas das principais preocupações dos noivos, identificas-te com algum destes sintomas? E para ti, noiva, que também estás preocupada com o teu penteado de noiva ou com os vestidos de cerimónia das tuas de honor, lembra-te de uma coisa: não vale a pena sofrer por antecipação. Relaxem e aproveitem este momento tão especial e irrepetível das vossas vidas.