Oficiante na tua cerimónia: 6 dicas para te ajudar a escolher
São cada vez mais os casais que decidem dar um toque personalizado e pessoal à sua cerimónia civil. Para isso, escolhem um oficiante de cerimónia, tendência que tem vindo a ganhar terreno no mundo nupcial, celebrando o casamento totalmente ao estilo
Já tomaram a maioria das decisões para o grande dia: o vestido de noiva, o tipo de convites de casamento, e até os sabores do vosso bolo de casamento. Por outro lado, já sabem que querem casar apenas pelo civil, mas como vão celebrar o vosso casamento? Se não gostam da frieza de assinarem apenas os papéis diante de um juiz, saibam que hoje em dia muitos casais decidem celebrar o seu dia depois desse trâmite legal.
Nesse momento, já estarão legalmente casados, mas isso é algo secundário no momento de partilharem o amor que os une com os mais queridos. Muitos hotéis e restaurantes dispõem de jardins nos quais colocam cadeiras e um altar onde o oficiante e os noivos possam voltar a dizer “sim”. Este tipo de cerimónias pode ter momentos totalmente tradicionais, como a entrada da noiva ou mais irreverentes e ao gosto dos noivos. Em tudo isto, a pergunta fundamental é: quem pode ser o meu oficiante de cerimónia? Deixamos-te algumas ideias.
1. Optar por um oficiante profissional
Se escolherem um oficiante profissional, tenham uma conversa prévia com o mesmo para saberem como pensa fazer o seu discurso. Uma simples chamada telefónica serve para entenderem se é do vosso estilo ou se o seu discurso vai ser divertido, inteligente e amável, qualidades imprescindíveis para que a cerimónia seja um sucesso.
2. Um familiar chegado
Depois de fazer os convites de casamento apercebes-te que a irmã ou o irmão de algum dos noivos pode ser o oficiante ideal? Tens sempre essa opção se queres uma cerimónia muito intimista, emocionante e divertida. Poderão ver em conjunto que episódios querem que se contem durante esse momento, tendo em conta que irá sempre acontecer algo inevitável: como vosso irmão ou irmã irá pensar em algo para vos surpreender. Será único e muito bonito para todos.
3. O avô ou a avó
Se têm a sorte de ter um avô ou uma avó muito especial, capaz de falar em público com simpatia, podem fazer alguém muito feliz. A cerimónia será única e irrepetível, carregada de muito amor e com um toque pessoal.
4. Alguém que admiram muito
Sentem uma admiração especial por um jornalista, ator ou músico da vossa zona? Não é muito frequente que os casais peçam a este tipo de pessoas que sejam os seus oficiantes de cerimónia, pelo que talvez se sintam honrados com um pedido assim. Esforcem-se com um convite de casamento personalizado e não ponham de parte esta possibilidade antes do tempo.
5. O melhor amigo
É uma das pessoas que melhor vos conhece e com quem passaram muitos momentos juntos, pelo que não vemos melhor pessoa para partilhar com vocês este momento único. De certeza que ele ou ela se irá lembrar de histórias muito divertidas, desde que se conhecem até às peripécias de comprar o anel de compromisso, que de certeza darão uma leveza muito especial à cerimónia. Para além da ajuda na escolha do fato ou do vestido de cerimónia curto, será mais um momento para mais tarde recordar.
6. O padrinho de casamento
Se o escolheram é por realmente significa muito para vocês. Façam-lhe mais este pedido extra e de certeza que irão ter o melhor oficiante de cerimónia de sempre. Será um momento muito bonito, que irá estreitar ainda mais a vossa amizade e confiança. O padrinho não será capaz de recusar tal papel, tão importante para vocês.
Tal como os outros detalhes do casamento, como as lembrancinhas de casamento que vais entregar ou o penteado de noiva, a escolha do oficiante ideal é algo que deve ser ponderado e escolhido com a máxima segurança. Afinal, este será o responsável pelo sucesso da vossa cerimónia e por fazer deste momento algo muito especial para todos os presentes.