Organização de mesas: as 8 propostas mais populares!
Um dos temas que mais gostamos é a decoração e organização do local da festa e do banquete do casamento. Tens alguma dificuldade em decidir a melhor disposição das mesas para os vossos convidados? Então não percas as nossas propostas!
Escolher a organização das mesas e o estilo de refeição e decoração pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, portanto aconselhamos-vos a começar a planear tudo assim que enviarem os convites de casamento, mal conheçam o espaço onde se realiza o banquete. E porque tanto pode ser uma cerimónia na praia, num hotel ou no campo, este tema deve ser bem pensado antes mesmo da escolha do teu vestido de noiva!
Para que possam ter algumas ideias e as possam expressar nos convites para que as tuas convidadas escolham o vestido de cerimónia mais adequado, descrevemos-vos os 8 estilos de mesas mais populares em casamentos. Não percas!
1. Mesas redondas
O estilo mais comum é, sem dúvida, o das mesas redondas. Para os casais que pretendem um casamento mais clássico, esta é a melhor opção. Os convidados que estão sentados na mesma mesa podem ver-se todos entre si, o que facilita a comunicação especialmente se juntas pessoas que vêm sem companhia ou que não conhecem os restantes convidados. Esta disposição permite também uma visão mais panorâmica de toda a sala.
2. Mesas retangulares
Para uma receção mais íntima, os convidados podem sentar-se e tomar a sua refeição como se estivessem em família. Quando a decoração do espaço é de estilo rústico e informal, muitas vezes os assentos são bancos corridos. Lembrem-se só que este estilo de banco pode não ser prático para toda a gente. Se for esse o caso, aconselhem as vossas convidadas a levarem vestidos de cerimónia curtos para facilitar a mobilidade.
3. Estilo misto
Entre ovais, redondas ou retangulares, não sabem que estilo de mesas escolher? Não há nenhum problema, podem ter as duas! Mesas redondas e retangulares no mesmo espaço são uma excelente opção para casamentos grandes com muitos convidados e que, ao mesmo tempo, conseguem manter o estilo clássico e tradicional.
4. Tipo lounge
Se não querem uma organização de mesas tradicional e clássica, podem optar por assentos, sofás e mesas baixas. Este estilo, embora mais sofisticado, é também próprio de um casamento mais descontraído, pois assemelha-se à configuração de uma sala em casa onde podem estar todos à vontade. Não te esqueças de referir que se trata de um casamento mais informal na altura de fazer os convites de casamento. Deste modo, os convidados vão também misturar-se mais do que se estivessem sentados à mesa.
5. Mesa serpente
Este estilo nada comum é absolutamente original é ideal para casamentos boho e em espaços exteriores, já que ocupa bastante espaço. Os convidados estarão sentados todos na mesma mesa e, sendo esta em forma ondulada, têm mais visibilidade do que numa mesa retangular reta.
Mas antes que comeces a sonhar com o vestido de noiva de estilo princesa e com uma saia volumosa, lembra-te que nem todos os estilos de organização se adaptam. Se o espaço for pequeno ou no exterior, o melhor é escolher um vestido de noiva simples, e o mesmo se adpata às convidadas.
6. Mesas quadradas
Tal como as mesas retangulares, as quadradas são ideais para casamentos mais clássicos ou tradicionais. Este estilo oferece muito espaço para os convidados e também no centro da mesa, para decorar e fazer arranjos florais. Se vais escolher o espaço de um hotel então talvez esta seja a disposição ideal. Além disso, as tuas convidadas podem aproveitar para usarem vestidos de gala compridos, mantendo-se dentro do tema.
7. Em forma de U
Adapta-se a casamentos no interior ou no exterior e é a mais indicada se não tens um grande número de convidados. A mesa de conexão entre as mesas compridas pode ser a dos noivos. Desta forma, eles poderão ver todos os convidados e vice-versa, tendo uma cerimónia mais íntima e pessoal.
8. Mesa familiar
Se querem todos os convidados juntos numa mesma mesa, podem optar por uma comprida e corrida. Têm apenas de ter em atenção o espaço de que dispõem, para não o desperdiçar.
No final, depois de decidirem a disposição das mesas, começem a pensar onde gostariam de cortar o bolo de casamento, já que deve ter uma posição de destaque. Imaginem também como vão fazer a disposição das mesas com a comida depois do banquete, também para facilitar a entrega das lembrancinhas de casamento aos teus convidados!