Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Organização do casamento: os dilemas de todos os casais

Vão começar a organizar o dia do vosso casamento? Então este artigo é para vocês! Venham conhecer os 6 dilemas mais comuns que os noivos enfrentam nesta fase e como solucioná-los com rapidez... Preparados?

Márcia Raposo Photography

Depois daquele momento mágico em que surge o anel de noivado, inicia-se uma fase ligeiramente atribulada: a organização do casamento. Para muitos casais, esta fase pode ser sinónimo de grandes dilemas e consideráveis doses de stress… afinal, quanto é que se deve gastar no vestido de noiva? Como é que se pode reduzir a lista de convidados sem ofender ninguém? Será que precisam de uma ajuda extra para organizar as prendas de casamento? Neste artigo reunimos alguns dos maiores dilemas de todos os casais e a melhor forma de solucioná-los.

Márcia Raposo Photography

1. Malabarismos com o orçamento

Pensavam que aquele orçamento inicial ia ser suficiente para um vestido de noiva Rosa Clará e uma lua de mel ao México? Pois é, caros noivos, preparem-se para enfrentar vários dilemas relacionamos com o budget do grande dia. Vale mesmo a pena investir tanto num bolo de casamento original em detrimento da animação? Será que devem optar por umas alianças de casamento baratas e assim conseguir uma semana de luxo nas ilhas gregas? Vão precisar de imenso jogo de cintura nesta fase. Por isso, o nosso conselho é que anotem, desde o primeiro momento, quais são as vossas prioridades para o casamento. Assim vai ser mais fácil saber o que sacrificar à medida que os preparativos avançam.

2. Contratar profissionais

Quando começam a organizar o dia mais importante das vossas vidas, é normal que surjam imensas dúvidas. Se uma delas se prende com a contratação de um Wedding Planner, o nosso conselho é que, caso possam, não prescindam desta valiosa ajuda. Os Wedding Planners têm imensa experiência no mundo dos casamentos e podem auxiliar-vos com todo o tipo de temas. No entanto, se o vosso orçamento é mais reduzido, contem com a ajuda dos vossos melhores amigos e familiares. Delegar algumas tarefas vai facilitar-vos a vida!

Outro serviço que pode suscitar algumas dúvidas diz respeito à reportagem fotográfica. Atualmente, é muito comum que os casais optem por contratar um pack completo, que inclui sessão de namoro, reportagem do casamento e até vídeo. Muitos também acabam por fazer um Trash the Dress, como ritual de “despedida” dos trajes nupciais. Caso tenham um orçamento folgado, ponderem contratar um pack completo. Geralmente, os preços são mais apelativos para os casais que contratam várias sessões. Caso não queiram gastar demasiado com este pormenor, optem apenas por contratar a reportagem do grande dia e façam uma sessão pre-wedding caseira, com a ajuda daquele amigo que tem uma câmera reflex. 

Create

3. "Temos MESMO de convidar esta pessoa…?"

Antes de tudo, é imprescindível fazer a lista de convidados. Esta lista vai definir, por exemplo, o tipo de recinto que devem escolher para o copo de água e a quantidade de lembranças de casamento que têm de encomendar. Por isso, antes de começar a ver ideias para os convites de casamento, é fundamental ter uma lista definida. Para tal, o ideal é que tenham um orçamento estabelecido. Se não querem gastar mais de x euros, devem fazer cálculos e definir um limite de convidados (contando com os plus one, obviamente). Considerem os vossos familiares mais chegados e amigos íntimos. Se os lugares disponíveis se “esgotam” nessas pessoas, não se sintam na obrigação de começar a abrir excepções. Do mesmo modo, não têm que convidar colegas de trabalho ou tios distantes se não têm uma relação íntima com os mesmos. Lembrem-se: este é o vosso grande dia. Por isso não, não têm de convidar ninguém que não vos apeteça.

4. Momento de escolher os padrinhos

Esta costuma ser uma questão delicada, sobretudo quando há pressão por parte das famílias. Afinal, é muito comum que alguns familiares recomendem os padrinhos de batismo para padrinhos de casamento, por exemplo. O nosso conselho? Sigam o vosso coração e escolham aquelas pessoas que estão sempre do vosso lado, nos bons e maus momentos. Lembre-se que, no planejamento do casamento, as madrinhas e padrinhos são importantes aliados, pelo que devem ser pessoas de confiança. Se alguém recusar, não fiquem magoados; ser padrinho/madrinha implica abrir os cordões à bolsa, e nem toda a gente está à altura das responsabilidades que o cargo acarreta.

Tales Weddings in Portugal

5. Vestidos e fatos 

Hoje em dia, no que diz respeito ao visual dos noivos, não existem normas estabelecidas. Tanto podem optar por um vestido de noiva preto como por um fato totalmente branco. O lado negativo de tanta “liberdade” é que é cada vez mais difícil comprometer-se com um único look. No meio de tantas marcas, modelos e tecidos, como é que vão conseguir escolher “o tal” sem sentir dúvidas? O nosso conselho é simples: sigam o vosso instinto (mais que o das vossas mães e amigos, sim!) e, uma vez efetuado o pagamento, não voltem a experimentar mais nenhum vestido/fato. Façam um tick nesta tarefa e passem para a seguinte.

6. Bolo de casamento: ostentação vs desperdício

Os casamentos pedem, tradicionalmente, bolos brancos e ostentosos, de várias camadas, cuidadosamente decorados com um topo romântico e personalizado. Se estão prestes a escolher o bolo do vosso enlace, considerem este “pequeno” pormenor: sobra sempre bolo. Seja porque os convidados já encheram a barriga com a mesa de sobremesas, ou porque alguns não gostam de chocolate, é certo e sabido que vai sobrar imenso bolo. Por isso, se estão com dúvidas neste campo, é preferível que optem por um bolo de casamento simples com um tamanho adequado para o vosso tipo de celebração. Calculem uma fatia por pessoa (que deve ter entre 80 e 100 gramas) e evitem os desperdícios. Outra opção muito em voga passa por ter mini cupcakes ou uma torre de macarons em vez de um bolo. 

Estes são apenas seis dos muitos dilemas com que vão lidar durante esta fase... Mas, como podem ver, com pragmatismo e cumplicidade tudo se pode resolver! Não temos dúvidas de que vão conseguir um bolo de casamento à vossa medida e umas lembrancinhas de casamento muito económicas!