Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Os casais que cozinham juntos são mais felizes: 6 motivos que explicam porquê

Fortalece a vossa relação, torna-vos mais saudáveis, cria momentos únicos e memórias inesquecíveis... já conhecem todos os benefícios que cozinhar a dois vos pode trazer? Não percam a nossa lista!

Além de ficarem juntinhos no sofá a devorar pipocas enquanto assistem à vossa série, vocês podem aproveitar o tempo a dois para … cozinhar! Sim, isso mesmo, preparar o vosso prato favorito enquanto conversam sobre os convites de casamento traz mais benefícios do que pensam! Além de ser uma ótima maneira de experimentar novas receitas saudáveis – e de pararem de pensar no bolo de casamento – podem aproveitar este momento para fortalecer a vossa cumplicidade e convivência. Mas os benefícios não param por aqui… se já têm o anel de noivado e uma vida em comum, conheçam algumas das vantagens de cozinhar a dois:

1. O fator diversão!

Porque cozinhar não é só juntar ingredientes e colocar tudo na mesa, desfrutem do processo! A melhor parte – e a mais divertida – é precisamente descobrir receitas novas, misturar ingredientes e esperar que aquele prato delicioso que acabaram de criar saia do forno! Digam adeus aos jantares solitários, com pizza fria e comida congelada... é hora de por a criatividade à prova e de trabalhar como uma verdadeira equipa! 

2. Mais intimidade

A maioria dos casais garante que cozinhar juntos os ajuda na intimidade. A partilha é, de facto, um dos pilares de uma relação, e isso não se vê apenas nas fatias de bolo de casamento original que dividiram! Trata-se de partilhar experiências, momentos e de criarem, de raiz, algo de que possam desfrutar juntos. Se os momentos em que cozinhamos costumam estar reservados à introspeção e ao silêncio… não é muito mais vantajoso ter alguém com quem partilhar todas as alegrias e angústias no final de um dia de trabalho? Vão ver como a vossa comunicação vai melhorar - e muito! 

3. Alegra os dias maus

Depois do stress de fazer os convites de casamento, de um dia atarefado ou de conversas que foram tudo menos animadas, vocês podem encontrar na cozinha uma autêntica terapia. A comunicação é a chave para uma relação duradoura e de sucesso, por isso, cozinhar em dupla é criar uma oportunidade perfeita para que o casal possa conectar, sem pressão. Um pequeno conselho? Coloquem uma música animada de que ambos gostem enquanto estão a cozinhar - o feeling negativo vai desaparecer rapidamente! 

4. Festejar a dois

E se os maus momentos servem para pensar e te acalmares à mesa, quando há razões para celebrar, cozinhar parece ser o plano perfeito! Juntem a vossa playlist favorita, uma receita simples que adorem e um bom vinho… será que continuam a precisar de um motivo para celebrar?

5. Ideal para poupar...

Para além de todas as vantagens que já enumeramos, cozinharem as vossas próprias refeições é uma grande ajuda se estão a tentar poupar para o grande dia! Os pequenos lanches, almoços e jantares fora – ainda que não muito caros – podem dar cabo do vosso orçamento, especialmente se costumam sair com alguma regularidade. Comprar ingredientes frescos e preparar refeições caseiras é uma ótima dica de poupança e, para além disso, é muito mais saudável!

6... e para controlar o peso!

Sabiam? Cozinhar em casa ajuda a emagrecer! É verdade que às vezes temos imensa preguiça e que só pensamos num hambúrguer com batatas fritas... mas lembrem-se que, se cozinharem em casa, para além de gastarem menos vão ainda conseguir controlar os alimentos e as calorias que ingerem. Digam adeus aos alimentos processados e invistam em receitas saudáveis e criativas. Se querem manter a linha e ainda poupar o suficiente para poderem oferecer umas prendas de casamento originais aos convidados, não deixem de seguir esta recomendação!

O que significa, para vocês, cozinhar a dois? Um momento de descontração ou a loucura total? Preparar as refeições em conjunto é um momento de união entre o casal, que deve acontecer muito antes de trocarem as alianças de casamento. Se este já é um hábito na vossa relação, talvez não tenham uma visão tão clara de todas as vantagens. Se não, comecem a mudar este hábito diário e vão ver como tudo vai melhorar antes de escolheres o vestido de noiva – inclusive, claro, as vossas aptidões culinárias!