Os erros que muitos noivos cometem ao escolher as flores do enlace
Ver as flores perfeitas para o vosso casamento é muito divertido, mas há mais técnica no que toca à decoração floral do que imaginamos. Vem conhecer os principais erros cometidos por noivos na hora de escolher as flores para o dia C!
É inegável, as flores são decisivas no sucesso da decoração de um enlace! E embora encontrar boa inspiração floral para o dia em que trocam o anel de noivado pelas alianças seja fácil, colocar tudo aquilo que vês na internet em prática já não é bem assim! Escolher o design, as cores contrastantes, o tipo de flores mais adequadas à época, etc… tudo parece fácil quando observas o quadro final. Mas será tão simples como escolher o penteado de noiva? Falámos com várias floristas que nos indicaram os principais erros dos noivos quando chega a hora de decidir! Se já enviaram os convites de casamento, tomem nota!
1. Tentar imitar tudo o que vês no Pinterest
É muito frequente ver noivos obcecados com uma imagem ou um moodboard de inspiração floral com origem numa conta de Instagram ou Pinterest, referem os especialistas. É aconselhável reunir inspiração para conseguir traduzir melhor o que desejam? Claro que sim. É importante serem realistas e não criarem expectativas que podem não se cumprir? Sem dúvida! Mas o que se esquece é que, muitas vezes, o que vemos foi captado por fotógrafos profissionais e, frequentemente, são imagens sujeitas a muitas alterações, filtros e, por vezes, até retiradas do contexto. Será que aquele lindíssimo arranjo de interior vai resultar no vosso casamento de praia? Dificilmente! Há muitos fatores a ter em conta e, ainda que seja importante reunir inspiração, o principal é tentar que se mantenham fiéis a vocês próprios na hora de recriar algo.
2. Dizer “não” antes de saber do que se trata
Nem sempre as ideias dos fornecedores vão ao encontro das vossas. Isto acontece frequentemente a escolher os acessórios para o vestido de noiva simples, mas a decoração floral é onde mais se verifica resistência por parte dos noivos. Pode não vos parecer boa ideia à partida, mas confiem no fornecedor que escolheram – não só tem mais anos de experiência como saberá melhor do que ninguém o que funcionará em determinado contexto.
3. Assumir que precisam de flores em todo o lado
Há casais que querem colocar flores em cada canto – nas mesas, em todos os espaços vazios, no topo do bolo de casamento. O que não percebem é que, assim que se encha de pessoas, a maioria dos arranjos vai passar despercebido. Combinem flores com outras peças decorativas, como velas, molduras, candeeiros ou elementos naturais e peças statement. As flores vão acrescentar toda a delicadeza de que o espaço precisa!
4. Escolher a decoração sem ter em conta o espaço
Assim que escolhem o local para a recepção, é normal que comecem a imaginar o design e a preenchê-lo com peças que sejam a vossa cara! Um dos erros mais frequentes é precisamente não ter em conta o local na hora de escolher a decoração floral. Vão casar no exterior ou num espaço fechado? Na praia, no campo ou num hotel modernista? O estilo, a cor e o ambiente devem sempre ser tidos em conta, de forma a que a vossa visão se alinhe com o espaço.
5. Apostar todos os vossos trunfos na mesma ideia
Sim, as peónias e as túlipas são lindíssimas e românticas, mas será que se adaptam a todos os tipos de cerimónia e clima? As flores são elementos tão sazonais que, fixarem-se apenas num estilo ou numa espécie pode ser a receita para a desgraça. Abram a vossa mente e considerem outras alternativas! Desde a decoração do espaço ao bouquet, passando pelos acessórios para o penteado com tranças, as flores estarão presentes em todo o lado!
6. Considerarem apenas um conjunto de cores
Novamente na máxima de abertura de horizontes, um dos maiores erros que se pode cometer é comprometerem-se apenas com flores de uma determinada cor. Não só estão a diminuir o vosso leque de alternativas como a deixar de lado imensas espécies que possivelmente nem conheciam e que florescem na estação em que trocam alianças de casamento com cores lindíssimas! Confiem na florista para vos ajudar a decidir a paleta de cores… assim vão conseguir um resultado muito mais natural e harmonioso!
Como é que é suposto saberes a diferença entre espécies? Como deves escolher as flores consoante a estação? Ninguém disse que era fácil organizar tudo até ao momento de entregar as lembrancinhas de casamento. Mas a decoração floral é sem dúvida o ponto de partida e uma das vertentes onde se gera mais discórdia. Se já escolheste o vestido de noiva, este é o próximo passo na vossa planificação. Confessem, são culpados de algum destes “erros”?