Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Os discursos de casamento mais emblemáticos do cinema

Para os casais amantes da sétima arte, nada como aproveitar esta etapa para rever alguns dos filmes que melhor retratam o mundo dos casamentos! Para inspirar-vos, preparamos uma lista com os melhores discursos e brindes. Preparados para rir e chorar?

Judith Pressler

Se adoras ouvir o “Sim!” tanto quanto nós, certamente já ficaste vidrado(a) nos minutos que antecedem ou sucedem este momento. O vestido de noiva está escolhido, o seating plan orientado e acabaram de fazer um check na decoração, mas... quem vai fazer os discursos? Se ter o anel de noivado foi um momento de pura emoção, nada se assemelha ao que sentirão quando ouvirem as palavras dos vossos amigos e familiares neste dia tão especial! Seja uma saudação de parabéns antes de trocarem votos no altar ou um discurso de agradecimento após cortarem o bolo de casamento, os discursos tornam todos os eventos mais dinâmicos e divertidos! Sentem-se, relaxem e observem os discursos de casamento mais icónicos do grande ecrã!

Bridesmaids

Se precisam de uma boa gargalhada para descomprimir, este é O filme. De humor leve e tom hilariante, a história desenrola-se em torno de Annie e do casamento da sua melhor amiga. Para assumir a sua posição e se destacar na festa de noivado, a protagonista faz um discurso ligeiramente… embriagado. Vale a pena rever apenas por esta cena!

About time

Num tom muito mais sério, o discurso do pai do noivo no romance “Dá Tempo ao Tempo” é verdadeiramente emocionante e capaz de desarmar qualquer presente! Nem demasiado curto, nem eternamente longo e, moderadamente cómico… este é o que facilmente chamaríamos de discurso perfeito!

4 Weddings and a Funeral

Charles e Carrie acabam por se encontrar constantemente em casamentos, simbolizando tão bem aquela conexão forte que podemos ter com um estranho. E é precisamente o discurso de um dos protagonistas – Hugh Grant – como padrinho num desses casamentos, recheado do clássico humor britânico, que acaba por deixar todos com as emoções à flor da pele.

The Five Year Engagement

Ninguém estava pronto para a ronda de discursos que se estava a aproximar. O casal formado por Tom (Jason Segel) e Violet (Emily Blunt) dá uma festa de noivado e a onda de discursos de amigos e família dos noivos é surreal. Desde apresentações de powerpoint, álcool e muitos vestidos de gala compridos manchados de lágrimas, vale a pena soltar umas gargalhadas com estes momentos inesperados!

Letters to Juliet

Para os românticos incuráveis, esta longa metragem é um must. A ação de Cartas para Julieta decorre maioritariamente na romântica cidade de Verona em Itália e, é precisamente neste cenário bucólico que Claire lê enternecedora e motivante carta de Sophie lhe escreveu.

In Her Shoes

Nesta comédia mascarada de drama, Cameron Diaz interpreta a irmã rebelde da noiva que, subitamente, surpreende todos antes que o casal troque alianças de casamento com um poema que recita de forma comovente. (O autor do poema? E.E Cummings!)

My Best Friend's Wedding

Neste clássico de 1997, Julianne (Julia Roberts) aproveita o momento do brinde para um discurso calmo e sincero, em que pede publicamente desculpas ao seu melhor amigo, o noivo. Vale sempre a pena rever uma das melhores comédias românticas de todos os tempos! 

Sex and the City (o filme)

Quando a firme e poderosa Samantha Jones entra em cena, nada a pode parar! Embora não seja um dos discursos mais icónicos de sempre – sendo, na verdade, bastante curto – ela homenageia o futuro noivo, Mr. Big, de forma doce e muito amorosa, fazendo até uma brincadeira original com o nome da amiga, Carrie. 

I Give It a Year

Se houvesse um prémio para o discurso mais desconfortável de casamento, seria este! O padrinho de Josh nesta comédia romântica, levanta-se no copo de água para fazer o brinde mais embaraçoso de sempre da história do cinema, deixando todos os presentes desconfortáveis. Rir ou chorar, coloca-se a questão…

Love, actually

Claro que não podíamos terminar esta lista sem mencionar o filme mais clássico desta temática! Em Love, actually, podem não ser os brindes ou discursos que primam pela diferença, mas sim a expressão dos noivos ao serem surpreendidos com uma atuação musical, logo após trocarem alianças de ouro branco no altar!

Já viram algum destes dramas ou comédias românticas? O cinema inspira-nos e, se já enviaram os convites de casamento, podem deliciar-se com estes pedidos tão românticos quanto hilariantes! Há noivos que optam por reservar um espaço e momento para os discursos e, há aqueles que preferem sempre o improviso. Se já tens o vestido de cerimónia, estás a pensar fazer algum brinde ao casal que mais adoras?