Os padrinhos devem ser batizados?
Em relação aos casamentos religiosos, existem determinadas regras e preceitos que devem ser seguidos. Mas a maioria das pessoas não tem conhecimento deles e surgem sempre dúvidas, como por exemplo se os padrinhos precisam de ser ou não batizados.
Tanto da parte dos noivos, como das próprias pessoas que foram convidadas para padrinhos de um casamento, existe a dúvida se é preciso terem sido batizados. Vamo esclarecer-vos:
- O papel principal dos padrinhos de um casamento religioso é comprovar e ser testemunhas de que a história de amor do casal é verdadeira, que ambos querem casar e construir uma família. Irão assinar o livro de registos de modo a confirmar que o casamento foi celebrado.
- Ao contrário do que acontece com os padrinhos de batismo, os padrinhos de um casamento em princípio não têm de ser batizados, o que significa que podem ser crentes ou não e podem até ser de outra religião. De qualquer das maneiras e para se certificarem, confirmem sempre esta questão na paróquia onde se casam.
- A única coisa que é obrigatória na escolha dos padrinhos, é que haja pelo menos dois, um por cada um de vocês os dois e que sejam maiores de idade.
- Em conclusão, já que existe total liberdade na escolha, o mais importante é escolher alguém que seja muito especial para vocês, em quem confiem e que vos tenha acompanhado na vida durante muito tempo, partilhado convosco bons e maus momentos.