Pedido de casamento feito pela noiva: porque não?
Tradicionalmente, é o noivo quem pede a mão da noiva em casamento. Mas será que tem mesmo de ser assim? Cada vez são mais as namoradas que decidem dar o primeiro passo para o casamento e pedir a mão do noivo. Vamos falar disso!
A imagem clássica do noivo a abrir a caixa de veludo com o anel de noivado e, de joelhos, pedir a mão da noiva, tem vindo a ter variantes cada vez mais exuberantes. Da escolha dos cenários mais exóticos às surpresas inesquecíveis, porque não deixar ser a noiva a pedir a mão do seu amado em casamento? Se já pensaste em tudo e te vês até com um lindo vestido de noiva e penteado de noiva entrar na igreja mas ele ainda não se decidiu, porque não dar o primeiro passo?
Precisas de ajuda?
Para preparar o pedido podes precisar da ajuda de um familiar ou de um amigo próximo. Se não te sentes completamente confiante, podes pedir a esta pessoa que “sonde” o teu namorado para saber o que é que ele acha da ideia (ou se por acaso tem alguma surpresa já preparada para ti).
É provável que possas saltar este passo pois, seguramente, já falaram muitas vezes sobre passar o resto da vossa vida juntos. Por isso, se sentes que é este o momento, porque não avançar?
Mudanças de vida!
Casar não é apenas partir um bolo de casamento original e fazer promessas para toda a vida. O anel de compromisso que vão trocar simboliza também a vossa vontade de se comprometerem numa vida a dois, por isso pensa que, a partir do momento em que ele te disser sim, muitas coisas vão mudar. E a preparação do casamento é a primeira grande aventura que vão ter na organização da vossa vida juntos.
Como fazer o pedido?
Talvez não queiras fazer apenas as coisas “ao contrário”, ou seja, ajoelhares-te com a caixa da aliança de noivado na mão e pedir-lhe para passar o resto da sua vida contigo. Porque não inovar um pouco?
Se preferires e achares que é uma decisão mais adequada ao seu estilo podes, em vez de dar uma aliança, dar um outro objeto que simbolize a vossa união, como um prelúdio do presente de casamento que podes oferecer no dia C. Talvez escolhas um objeto pessoal como um relógio, ou algo diferente, como por exemplo um objeto decorativo ou um álbum de fotografias. Tudo isto vai depender dos vossos gostos.
Preparar o momento
É possível que comeces a ter um comportamento suspeito aos olhos do teu namorado enquanto estiveres a planear esta grande surpresa. Tenta não deixar escapar nada para tornar o pedido ainda mais mágico!
Damos-te algumas ideias para te inspirar:
- A opção mais clássica pode ser num jantar especial, em casa ou num local que tenha um significado importante para vocês. Podes decorar a casa com velas, flores e outros elementos que convidem ao romance e, no momento da sobremesa, fazes o pedido!
- Organiza uma mini viagem a uma cidade romântica como Paris ou Praga e aproveita para fazeres o pedido de casamento num passeio de barco (assim não tem como fugir!).
- Tenta ir com ele ao lugar onde aconteceu o vosso primeiro encontro e, entre lembranças felizes, pede-o em casamento.
- Prepara um piquenique. Apesar de não ser uma ideia muito inovadora é, sem dúvida, muito romântica!
- Escreve o teu pedido num papel e coloca-o entre as páginas do livro que está a ler. Assegura-te que vais estar presente quando encontrar a folha!
- Num ambiente cheio de adrenalina. O teu namorado é um aventureiro? Então oferece-lhe uma viagem pelo ar, helicóptero ou de balão e faz o teu pedido nas nuvens. Lembra-te de prender bem o teu cabelo, talvez num penteado com tranças ou num elegante penteado apanhado, para poderes desfrutar ao máximo o momento sem fazeres o pedido demasiado despenteada!
E entretanto podes começar a pensar também na organização do grande dia: a decoração do espaço, o convite de casamento, o teu penteado, as alianças de casamento e todos os detalhes que te vão fazer ouvir o sim ainda mais depressa! Preparada para casar?