Pessoas mais velhas: como protegê-las sem as excluir do teu casamento
Se os vossos avós ou familiares de idade avançada irão marcar presença no vosso dia, devem redobrar os cuidados de segurança e higiene recomendados. Garantam que tudo corre bem com estes conselhos que deixamos.
No vosso grande dia, é normal desejarem que toda a família e amigos esteja presente. No entanto, a pandemia alterou todos os planos e é inevitável pensar se devem ou não manter o convite de casamento aos avós ou familiares de maior risco. Cumprindo todas as normas de segurança e distanciamento, sim é possível que também estes marquem a sua presença neste dia tão especial.Se os querem ter ao vosso lado e vê-los com os seus melhores fatos e vestidos de cerimónia, claro que tal também será possível apesar de todas as circunstâncias. Como não facilitar em nenhum momento? Temos alguns conselhos práticos para que todos os idosos desfrutem ao máximo com total segurança da festa! Vamos a isso!
Uma cerimónia cómoda e segura para eles
O ideal para esta fase é tentarem que a cerimónia seja celebrada ao ar livre ou que se cumpram todas as normas de distanciamento no caso de casarem pela igreja. Uma ideia pode passar por reservar os primeiros bancos para os mais velhos, pedindo a alguns convidados que assistam à cerimónia mais afastados ou mesmo do lado de fora. Desta forma, farão com que os mais velhos possam ver a vossa troca de alianças e o primeiro beijo como marido e mulher em total segurança. Igualmente, não deixem de lembrar aos vossos entes queridos a importância de terem medidas extremas de segurança quando vierem cumprimentar ou conversar com este grupo de risco. Todo o cuidado é pouco!
O melhor cenário possível para o copo-de-água
O copo-de-água num terraço, num pátio ou num jardim serão os cenários perfeitos para a celebração de um dia inesquecível. Além do entorno, é sempre a forma mais fácil de evitar ajuntamentos de pessoas já que estes ambientes serão abertos, amplos e tranquilos. Claro que, e mesmo em espaços amplos e arejados já por si, é fundamental ter em conta as diferentes medidas de prevenção e higiene no que diz respeito à desinfecção dos espaços, assim como a distância de segurança entre as mesas e o número de comensais que podem existir em cada uma delas. Não deixem escapar nenhum detalhe no vosso dia e, caso façam o casamento num espaço interior, redobrem os cuidados e certifiquem-se de que o local é devidamente arejado e desinfetado com frequência.
Por outro lado, e no que diz respeito ao tipo de banquete, lembrem-se que o copo-de-água sentado é sempre melhor que o regime bufete, evitando ajuntamentos ou que todos toquem nos mesmos talheres. Por outro lado, ao decidirem os lugares, terão um maior controlo sobre a mesas e evitam que várias gerações se misturem, o que também pode ser uma fonte de transmissão do vírus a quem não o pode mesmo contrair.
Mais ideias? Se possível, organizem a festa durante o dia e não à noite – especialmente se for ao ar livre –, pois desta forma também irão garantir que seus avós ou convidados mais velhos não fiquem com frio e aproveitem a festa ao máximo. Isto claramente é válido para casamentos celebrados na primavera. Nos meses mais frios, e caso queiram celebrar o vosso dia ao ar livre, é importante colocarem uma tenda com aquecedores para manter a todos quentes e confortáveis.
Animação e conforto do início ao fim
Terminado o copo-de-água, chega o momento mais animado da festa. E se entre as diferentes ideias divertidas para o casamento planearam algumas em que possam participar pessoas idosas, certifiquem-se de que todas as medidas de higiene necessárias são cumpridas. Ou seja, nenhum destes convidados poderá estar muito próximo dos restantes e não poderá haver qualquer contacto físico. Por exemplo, a partilha de canetas para assinar o livro de assinaturas ou os adereços do photobooth está totalmente proibida. O melhor em ambos os casos é deixar estes objetos em sacos individuais e intransmissíveis. E não se esqueçam de providenciar assentos confortáveis durante a festa para que estes possam descansar.
Cumprimento de medidas básicas e essenciais
Além de tudo o que foi dito até agora, é necessário garantir que os presentes usem máscara quando necessário e tenham sempre álcool-gel à disposição. Por isso, preparem um kit individual, que também inclua duas máscaras descartáveis. Também podem incluir um sabonete de mãos e toalhetes desinfetantes par alguma emergência. Será apenas mais um detalhe que mostrará o quão importantes são estes convidados para vocês. Além disso, certifiquem-se de que o espaço escolhido para o copo-de-água tem sempre dispensadores de álcool-gel em todos os locais comuns e de fácil acesso para todos.
Adotando todas estas medidas, as pessoas mais velhas e que são realmente importantes para vocês irão de certeza desfrutar de um dia incrível e totalmente seguro. Um dia que nunca poderiam perder, apesar de todas as circunstâncias. Cumpram todas as normas e tornem este momento ainda mais especial para eles!