Compra do look nupcial: uma cronologia para guiar-te
As noivas são as grandes protagonistas dos casamentos e, por esse motivo, uma escolha cuidada do look é fundamental. Queres saber com quanto tempo deves pensar em cada elemento do teu outfit? Anota tudo!
Relaxa! É o teu grande dia e queres estar perfeita, mas nada deve perturbar a tua paz interior. Depois de receberes o anel de noivado, não deve ter havido dia em que não pensasses no espaço, no envio dos convites de casamentos e, claro está, no teu vestido de noiva. Por seres a grande protagonista do teu dia, é normal que queiras estar perfeita. Mas será que sabes quais sãos os passos que deves dar para conseguir o visual ideal sem que isso prejudique o teu bem-estar emocional? Esta cronologia vai ajudar-te!
12 meses antes: estabelecer um orçamento
Um ano antes, começa a prever o orçamento que queres ou podes gastar num vestido de noiva. Lembra-te que um vestido de noiva simples não é o mesmo que um vestido mais trabalhado, por isso, se queres algo deste género convém separares parte do teu orçamento para um modelo deste género. Quanto mais pedraria e mão de obra tenha, mais dispendioso ficará.
11 meses antes: começar à procura de lojas e marcas
Assim que decidires o estilo que queres usar no teu dia, tudo fica mais fácil. Antes de tomares uma decisão, faz uma pesquisa das lojas que existem em Portugal ou se a marca que queres faz vendas online. Este estudo é importante para não perderes tempo à procura de um modelo específico, como para evitar desilusões desde o início. Se procuras um vestido de noiva Rosa Clará, marca uma visita na loja mais próxima de ti, com uma relativa antecedência, por exemplo. O mesmo se aplica a outros estilos tendência, como o boho ou o vintage. Quanto mais afinares a tua busca, melhores resultados terás.
10 meses antes: escolher as pessoas que te vão acompanhar às lojas
Há pessoas que não podem perder momentos únicos como a tua primeira prova de vestido. A 10 meses do teu dia, é altura de pensares quem queres que te acompanhe na primeira prova. Na tua escolha, tem em conta a proximidade e a frontalidade que possam ter, para te ajudarem a tomar a melhor decisão. Elas conhecem-te como ninguém e encontrarão a melhor forma de te dizer se um vestido de noiva com renda te fica bem ou não, sem que isso te entristeça.
8 - 6 meses antes: comprar o vestido
Depois de experimentares vários modelos, toma uma decisão entre 8 e 6 meses antes do grande dia para teres tempo de fazeres todos os ajustes e provas necessárias. Esta decisão também é importante para decidires se queres um penteado apanhado ou solto, de acordo com o teu estilo e personalidade, bem como todos os restantes acessórios do teu look nupcial.
5 meses antes: comprar a roupa interior, os acessórios e os sapatos
Uma vez escolhido o vestido, pensa nos restantes acessórios que queres usar no dia subas ao altar para trocares as alianças de casamento com a tua cara-metade. Foca-te sobretudo na escolha dos sapatos, para que os possas levar à primeira prova do vestido. Assim é mais fácil fazer os ajustes de comprimento necessários, tendo em conta a sua altura.
4 - 3 meses antes: experimentar o conjunto inteiro
Na segunda prova, tenta levar todos os acessórios contigo para poderes ter uma melhor percepção do resultado final. Por esta altura, e mesmo que não consigas ir maquilhada e penteada, convém teres decidido o estilo de maquilhagem e o tipo de penteado. Se és mais descontraída, escolhe um penteado com o cabelo solto. Por outro lado, se o teu estilo for mais clássico e elegante, experimente um coque ou um penteado semi-preso com toucado.
5 - 4 semanas antes: experimentar novamente o conjunto
Mais ou menos com um mês de antecedência – e para a tua última prova do vestido – leva todos os acessórios, e tenta marcar a prova de maquilhagem e cabelo para esse dia para veres o conjunto final. Se optaste por um estilo pin up, por exemplo, onde o vestido de noiva curto será o principal protagonista do teu look, não te esqueças também de levar outros acessórios - como por exemplo um bomber jacket - para veres se o vestido está perfeito ou se precisa de um ajuste de última hora.
2 - 3 semanas antes: caminhar com os sapatos de noiva
Nas semanas que antecedem ao casamento, caminha com os teus sapatos de noiva por casa para que se moldem melhor aos teus pés. Para estilos mais confortáveis, escolhe um tacão baixo e grosso, que te permita aguentá-los pelo menos até ao momento do corte do bolo de casamento. Em visuais mais clássicos ou modernos, o stiletto é sempre uma excelente opção, bem como os peep toes, caso optes por um look princesa.
1 semana antes: experimentar novamente o conjunto
No meio dos últimos preparativos - como costumam ser a organização das últimas mesas ou a preparação das vossas prendas de casamento para os convidados - é difícil relaxar. Respira e tira um tempo só para ti, onde possas voltar a experimentar o conjunto final e confirmar que (ainda) está tudo a teu gosto.
3 - 1 dia antes: preparar TUDO
No dia antes, prepara todo o conjunto para que esteja pronto a vestir no grande dia. É o momento de ires buscar o vestido - caso ainda não o tenhas contigo - e também de preparar um pequeno kit de emergência. Depois, relaxa ao máximo porque o tão aguardado dia está a poucos dias de acontecer.
Dia C: diverte-te!
Este deve ser, sem dúvida, a tua atitude no dia do teu casamento. Desde os preparativos até ao último minuto da festa, diverte-te e desfruta da companhia dos teus convidados ao máximo. Não desejes que tudo esteja perfeito e dá espaço para que possam acontecer imprevistos, aceitando com tranquilidade e tentando ser prática e rápida na resolução dos contratempos.
Em que fase da preparação do teu look estás? Pensa também no teu penteado de noiva, acessórios, e claro, nos vestidos de cerimónia caso tenhas damas de honor. Lembra-te, com tempo, tudo se organiza melhor e sairá perfeito quando chegar o grande momento de subires ao altar.