Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Casar é melhor do que juntar os trapinhos: 5 motivos que o comprovam

Ainda que muitos casais optem apenas por juntar os trapinhos, há quem afirme que casar é a melhor decisão e que fortalece ainda mais a harmonia do casal. Contra factos não há argumentos e é isso que vais descobrir neste artigo.

Sim, contrariando as últimas tendências, casar é mesmo melhor do que apenas iniciar uma vida a dois, sem dar o nó, segundo os especialistas. A verdade é que muitas vezes é mais fácil juntar os trapinhos, seja pelos custos que organizar um casamento leva, por falta de disponibilidade para pensar na decoração de casamento e no vestido de noiva ou apenas porque muitos casais dispensam oficializarem assim a sua relação. Ainda assim, estudos recentes comprovam que casar tem os seus benefícios e que se recomenda mais que nunca, como é o caso da pesquisa feita pela equipa do professor James A. Coan, no Laboratório de Neurociência Afetiva da Universidade de Virgínia. 

Muito resumidamente, o estudo foi realizado com 54 casais, 27 casados no papel e 27 que apenas moram juntos. Um dos membros de cada casal teve que se deitar num aparelho de ressonância magnética e, uma vez aí dentro, era informado da probabilidade de receber um choque no tornozelo a qualquer momento, sendo que, quando fossem avisados, poderiam escolher entre dar a mão ao parceiro, a um desconhecido ou a ninguém. Os casais casados, assim que deram a mão ao companheiro, sofreram imediatamente a desaceleração imediata do hipotálamo (parte do cérebro que exerce uma função importante na identificação das emoções e reações), gerando mais confiança e tranquilidade do que os casais do outro grupo. 

Porque vocês decidiram dar este passo, e atravessam agora a grande aventura de preparar o dia mais especial da vossa vida (desde o bolo de casamento até as difíceis lembrancinhas de casamento), selecionamos cinco motivos fundamentais para terem a convicção que esta é mesmo a decisão certa. 

Casar promove a sintonia no casal 

Nada como sentir que a pessoa que amas pensa da mesma forma que tu e acredita nos mesmos valores. Quando duas pessoas querem usar alianças de casamento, significa que ambas querem embarcar juntas numa nova aventura e isso une-os ainda mais. Uma decisão assim, faz com que ambos se entreguem espontaneamente um ao outro e oficializem esse compromisso perante todos, o que diferencia os casais que apenas moram juntos, já que essa noção acaba por não estar tão presente entre eles.

Casar fortalece a relação 

Depois de tomarem essa decisão, nem tudo será um mar de rosas. Organizar um casamento acarreta uma quantidade de derrotas e vitórias que vos farão crescer e amadurecer. Os problemas passam a ser encarados em conjunto, e cada vitória serve para relembrar o quanto vocês batalharam para chegar até esse momento. Por outro lado, os casais de não querem casar, podem chegar à conclusão de que o sentimento ficou estagnado e que não existem novos estímulos que os façam progredir na relação. 

Casar significa crescimento a dois 

Depois do casamento, o momento de ter filhos é encarado com naturalidade, sendo programado ou não. A notícia é sempre recebida com muito entusiasmo, já que ambos sabem que deram todos os passos anteriores na relação e que a gravidez é o culminar de uma etapa e o inicio de mais uma muito especial. Os casais que estão juntos, nem sempre sentem essa fortaleza na relação ou programam aumentar a família o que, quando surge de surpresa, pode desestruturar a relação. 

Casar é um motivo para celebrar o vosso amor 

O dia do vosso casamento é aquele onde vocês decidem partilhar o sentimento que vos une com as pessoas mais especiais para os dois. Poucos dias serão tão especiais e inesquecíveis como esse em que vocês decidiram casar. Todos confirmam e testemunham o vosso amor, o que vos fortalece e une como casal. Para além disso, é a oportunidade ideal para festejar (com lindíssimos vestidos de gala compridos e penteados apanhados) junto da familia e amigos até ao nascer do sol! Por isso, comecem a pensar com carinho nos vossos convites de casamento personalizados

Casar faz com que se apoiem um no outro 

Seja emocionalmente ou financeiramente, o casal que oficializa um compromisso através do casamento, assume inconscientemente que tudo o que conquistam pertence ao casal e um dia pertencerá aos seus filhos. Independentemente do regime de bens que decidam ter no momento de assinarem os papéis, quem casa é incentivado a criar um património familiar em conjunto. Por outra parte, os casais que apenas se juntam, consideram em muitos casos que o dinheiro é separado e que cada um tem o seu, ainda que as relações estáveis possam criar uma conta em conjunto para despesas comuns ou determinem que os seus ingressos pertencem aos dois na mesma proporção. 

Sabemos que os preparativos do casamento podem dar dores de cabeça, mas a verdade é que todas nós imaginamos o nosso dia de casamento, assim que, independentemente deste estudo, casar é sempre uma escolha acertada, uma confirmação do vosso amor e algo em que devem acreditar e querer acima de tudo. Com tantas opções de locais de casamento, de certeza que o vosso dia será fantástico, já para não falar da aventura única de escolher um vestido de noiva com renda, o penteado de noiva, os sapatos e os detalhes da festa. E sabem uma coisa? Não há nada mais bonito do que iniciarem uma vida a dois como casados e poderem viver na pele, tudo o que acontece no primeiro ano de casamento. Relaxem, divirtam-se e aproveitem ao máximo esta fase e a que está para chegar.